Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-BARA-RW (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Remate de bordo para colocação em camada fina.

Aplicação e função

Schlüter®-BARA-RW é um perfil de remate angular, em aço inoxidável ou alumínio lacado, que serve para limitar as zonas de escoamento livres em varandas e terraços.

O perfil proporciona um remate de bordo visualmente limpo e protege os cantos de betonilha livres contra intempéries e decomposição. O ângulo do remate de bordo Schlüter®-BARA-RW é assentado completamente com o lado trapezoidal perfurado na cola e integrado na impermeabilização conjunta.

Schlüter®-BARA-RW também é adequado para trabalhos de reabilitação em varandas e terraços, caso se pretenda colocar um revestimento cerâmico mediante o método de camada fina numa base de construção existente.

Material

Schlüter®-BARA-RW está disponível nas versões em alumínio lacado ou em aço inoxidável.

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

Schlüter®-BARA-RW é de alumínio lacado. O revestimento em bandas do perfil de alumínio é resistente a tintas, raios UV e intempéries. As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos que esmerilem.

Não se pode acumular água (colagem completa) na camada de cola fina, onde está aplicado o Schlüter®-BARA-RW, uma vez que a água com elevado teor alcalino agride o alumínio.

Schlüter®-BARA-RWE é de aço inoxidável de material 1.4301 e é mais resistente contra cargas mecânicas e químicas.

Schlüter®-BARA-RWE também pode ser aplicado graças à sua apresentação de elevada qualidade.

Em determinados casos, a aplicabilidade de Schlüter®-BARA-RW depende das agressões químicas ou mecânicas previstas.

Instalação

1. Schlüter®-BARA-RW deve ser escolhido de acordo com a altura correspondente à zona de escoamento a cobrir. Para ângulos externos, estão disponíveis peças pré-fabricadas que formam um canto. Os topos do perfil devem ser truncados a cerca de 5 mm de distância e cobertos através da montagem de elementos de união.

2. Assentar o perfil de ângulo do remate de bordo Schlüter®-BARA-RW com a aba de fixação trapezoidal perfurada na camada de contacto de cola fina, no bordo da betonilha, e aplicar a cola com a espátula sobre toda a superfície.

3. Ao utilizar Schlüter®-DITRA, este deve ser aplicado até à aba de fixação. A ligação ao perfil deve ser efectuada através da fita de vedação Schlüter®-KERDI. A fita de vedação deve ser colada pelo menos 5 cm no Schlüter®-DITRA e até ao bordo do Schlüter®-BARA-RW com a cola vedante Schlüter®-KERDI-COLL ou a cola de montagem Schlüter®-KERDI-FIX.

4. Nota: A cerâmica deverá ser colocada de modo a esta sobressair aprox. 10 mm para além do canto do perfil. Ao utilizar pedras angulares para varandas, deverá ser respeitada uma distância de aprox. 10 mm entre o lado vertical e o perfil de remate. De um modo geral, o bordo de gotejamento não consegue impedir que a água gotejante entre em contacto com a área dos cantos frontais ou da parede.

Notas

Schlüter®-BARA-RW não requer qualquer tipo de cuidados especiais ou manutenção. A superfície revestida do perfil de alumínio é resistente a tintas. Os danos na superfície visível podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta.

As superfícies de aço inoxidável expostas à atmosfera ou meios agressivos devem ser limpas periodicamente mediante a utilização de um detergente não abrasivo.

A limpeza regular não só mantém a boa aparência do aço inoxidável, como também reduz o risco de corrosão. Os detergentes não devem conter ácido clorídrico nem fluorídrico.

O contacto com outros metais, como, por exemplo, aço normal, deve ser evitado, de modo a impedir a formação de ferrugem com origem externa. Esta regra também se aplica às ferramentas, como espátula e palha-de-aço, que servem, por exemplo, para remover restos de argamassa.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial