Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-BARA-RT (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Perfil de escoamento. Perfil de escoamento em forma de T.

Aplicação e função

Schlüter®-BARA-RT é um perfil de remate em forma de T para revestimento de varandas e terraços. Pode ser utilizado em estruturas sobre brita solta, apoios sobrelevados ou em construções conjuntas.

Na colocação de placas autónomas sobre pontos de aplicação de argamassa ou sobre camadas de brita, Schlüter®-BARA-RT com as abas de fixação trapezoidais perfuradas é aplicado na zona lateral da lâmina de drenagem Schlüter®-TROBA ou Schlüter®-TROBA-PLUS e instalado de acordo com alturas e juntas. O lado de remate na vertical cobre como guarnição visível na zona de escoamento toda a construção do pavimento e possibilita O escoamento da água. Os perfis com uma altura de 9 mm até 65 mm permitem a formação do escoamento correspondente.

Além disso, o perfil pode ser aplicado em conjunto com um revestimento de tijoleira. Nesse processo, o perfil do remate de bordo Schlüter®-BARA-RT é assente em toda a superfície com o lado trapezoidal perfurado na cola e integrado na impermeabilização conjunta.

No âmbito da aplicação da betonilha, Schlüter®-BARA-RT também pode ser assente em toda a superfície com o lado trapezoidal perfurado na betonilha, permitindo que a camada de argamassa seja retirada à altura adequada através do rebordo superior do perfil.

Schlüter®-TROBA-PLUS é colocado entre a impermeabilização e a betonilha como drenagem de superfícies, de modo a impedir a acumulação de água na camada de betonilha.

Na montagem de Schlüter®-DITRA 25, deve-se retirar a betonilha 3 mm abaixo do canto superior do perfil.

O perfil proporciona um remate de bordo visualmente limpo e cobre os cantos da cerâmica e os cantos de betonilha livres.

Material

Schlüter®-BARA-RT está disponível na versão em alumínio lacado.

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

Schlüter®-BARA-RT é de alumínio lacado. O revestimento do perfil de alumínio é resistente a tintas, raios UV e intempéries.

As superfícies visíveis devem ser protegidas contra objetos que esmerilem.

Não se pode acumular água (colagem em toda a superfície) na camada de cola de camada fina, onde está assente Schlüter®-BARA-RT, uma vez que a água com elevado teor alcalino agride o alumínio.

Em determinados casos, a aplicabilidade de Schlüter®-BARA-RT depende das agressões químicas ou mecânicas previstas.

Instalação para colocação elementos de placas autónomas sobre pontos de aplicação de argamassa ou camadas de brita.

1. Schlüter®-BARA-RT deve ser escolhido de acordo com a altura correspondente à zona de escoamento a cobrir. Para ângulos externos, estão disponíveis peças pré-fabricadas que formam um canto. Os topos do perfil devem ser truncados a cerca de 5 mm de distância e cobertos através da montagem de elementos de união.

2. O perfil de ângulo do remate de bordo Schlüter®-BARA-RT deve ser integrado com as abas de fixação trapezoidais perfuradas sobre a lâmina de drenagem Schlüter®-TROBA-PLUS previamente aplicada numa camada de contacto pontual de argamassa fina e, se necessário, instalado de acordo com alturas e juntas. Na colocação de brita, é aplicada a lâmina de drenagem Schlüter®-TROBA e Schlüter®-BARA-RT é pontualmente fixado com argamassa.

3.1 Ao utilizar o Schlüter®-BARA-RT como barra de recolha de brita (Imagem 1), a brita solta correspondente à espessura do pavimento é retirada por baixo do canto superior do lado do perfil vertical.

Em seguida, é colocado o pavimento de placas de alvenaria de forma solta sobre a brita distribuída uniformemente.

3.2 Na aplicação sobre Schlüter®-TROBAPLUS com os anéis de revestimento de argamassa fina (Imagem 2) Schlüter®-TROBA-STELZ-DR, o perfil de remate Schlüter®-BARA-RT cobre o bordo livre da construção do pavimento. Assim, os pontos exteriors de aplicação de argamassa fina são colocados sobre a aba de fixação trapezoidal perfurada de Schlüter®-BARA-RT. Em seguida, os elementos de placas autónomos são aplicados nos pontos de aplicação.

3.3 Na utilização de apoios sobrelevados Schlüter®-TROBA-STELZ-MR, o perfil Schlüter®-BARA-RT é integrado
no ponto de argamassa. O perfil de remate cobre o bordo livre da construção do pavimento. Em seguida, os
elementos de placas autónomos são aplicados nos apoios sobrelevados.

Nota: De modo a permitir uma drenagem fluente da construção do pavimento na zona de escoamento, deve-se garantir a existência de um espaço livre suficientemente grande para a drenagem.

Instalação para uma aplicação fixa em conjunto com um pavimento cerâmico

1. Schlüter®-BARA-RT deve ser escolhido de acordo com a altura correspondente à zona de escoamento a cobrir. Para ângulos externos, estão disponíveis peças pré-fabricadas que formam um canto. Os topos do perfil devem ser truncados a cerca de 5 mm de distância e cobertos através da montagem de elementos de união.

2. Assentar o perfil de ângulo do remate de bordo Schlüter®-BARA-RT com a aba de fixação trapezoidal perfurada na camada de contacto de cola fina, no bordo da betonilha, e aplicar a cola com a espátula sobre toda a superfície.

3. Ao utilizar Schlüter®-DITRA 25, este deve ser aplicado até à aba de fixação.

A ligação ao perfil deve ser efectuada através da fita de vedação Schlüter®-KERDI. A fita de vedação deve ser colada pelo menos 5 cm no Schlüter®-DITRA 25 e até ao bordo do Schlüter®-BARA-RT com a cola vedante Schlüter®-KERDI-COLL ou a cola de montagem Schlüter®-KERDIFIX.

4. A cerâmica é colocada com um respectivo intervalo em forma de junta contra o lado de remate, e as juntas são preenchidas com material elástico.

Instalação na betonilha

1. Schlüter®-BARA-RT é fixado e alinhado na zona de escoamento, na argamassa, a uma altura adequada. Para ângulos externos, estão disponíveis peças pré-fabricadas que formam um canto. Os topos do perfil devem ser truncados a cerca de 5 mm de distância e cobertos através da montagem de elementos de união.

2. Para a criação da camada de distribuição de carga, segue-se a aplicação da argamassa de betonilha à altura adequada, que, na inclinação, deverá ser retirada pelo canto superior do perfil do Schlüter®-BARA-RT ou pela espessura de montagem da cerâmica. Para a montagem da lâmina de desacoplamento e da impermeabilização conjunta Schlüter®-DITRA 25, a betonilha deverá ser removida 3 mm abaixo do canto superior do perfil.

Nota: Entre a impermeabilização e a betonilha deverá ser colocado Schlüter®-TROBA ou Schlüter®-TROBA-PLUS como drenagem de superfícies.

Síntese de produtos

Schlüter®-BARA-RT não requer qualquer tipo de cuidados especiais ou manutenção. A superfície revestida do perfil de alumínio é resistente a tintas. Os danos na superfície visível podem ser eliminados mediante a aplicação de uma nova camada de tinta.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial