Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A plataforma EcoStruxure Building da Schneider Electric contribui para otimizar o conforto e a eficiência energética não só das habitações como dos escritórios

Edifícios inteligentes: a aposta para a construção de um futuro sustentável

Redação Interempresas/Induglobal04/01/2022
Os edifícios do futuro têm de ser edifícios inteligentes. Estima-se que cerca de 30% da energia mundial é consumida em edifícios, quer na sua construção, quer nas suas operações quotidianas. Além disso, emitem quase 40% das emissões anuais de gases com efeito de estufa. Estas são percentagens que, sem dúvida, no compromisso com a sustentabilidade, a sociedade deve ter em conta.
Para tal, deve ser assumida uma aposta clara com os edifícios inteligentes. O que é que estes tipos de construções têm de comportar? Desde o bem-estar das pessoas que neles vivem, até ao bem-estar emocional, ambiental e social. Deve ser um edifício que controla o desempenho de aspetos como a temperatura, humidade, movimento do ar, ruído ou iluminação. Tudo, para obter harmonia para viver, mas também tornando a sua gestão mais eficiente e, graças à inteligência, mais intuitiva.
Os edifícios consomem 30% da energia mundial e soluções como o EcoStruxture Building, da Schneider Electric...

Os edifícios consomem 30% da energia mundial e soluções como o EcoStruxture Building, da Schneider Electric, podem otimizar o conforto e a produtividade dos edifícios do futuro.

EcoStruxure Building ajuda na aposta dos edifícios inteligentes

A plataforma de gestão de edifícios EcoStruxure Building, da Schneider Electric, ajuda na aposta dos edifícios inteligentes. Trata-se de uma plataforma aberta que oferece uma solução colaborativa da Internet das Coisas (IoT), e que graças ao seu software, hardware e serviços através de uma rede Ethernet ajuda os edifícios a maximizar a sua eficiência, tanto energética como operacional, a otimizar o conforto e a produtividade e, portanto, o valor do edifício.

O EcoStruxure Building, no seu objetivo de tornar os edifícios e escritórios mais inteligentes, pode colaborar com sistemas de terceiros, por mais complexos que sejam, para criar soluções inteligentes personalizadas para cada edifício. É uma plataforma compatível com protocolos industriais tais como o BACnet, Modbus, LON e Zigbee, e também inclui certificações BTL em todos os componentes de hardware e software do sistema SmartX. Tudo isto torna os edifícios mais preparados para o futuro para novas aplicações tecnológicas e facilita a integração.
Com o EcoStruxure é possível ter soluções abrangentes em seis áreas de especialização diferentes, tais como energia, TI, edifícios, máquinas, instalações e redes, que podem ser aplicadas em quatro setores diferentes: construção, centro de dados, indústria e infraestruturas.
O EcoStruxure Building e as suas capacidades remotas fornecem processos automatizados e melhores soluções de gestão de energia e custos à distância...
O EcoStruxure Building e as suas capacidades remotas fornecem processos automatizados e melhores soluções de gestão de energia e custos à distância.

Uma vasta gama de vantagens na hora de assumir o desafio da transformação de edifícios inteligentes

Uma das caraterísticas dos edifícios inteligentes é que estão sempre ligados e fornecem informações reais sobre o estado do edifício em todos os momentos. Isto permite a realização de diagnósticos exaustivos antes de uma equipa de manutenção ter de se deslocar ao edifício, e mesmo reparações remotas podem ser igualmente efetuadas. Tudo isto reduz o tempo de espera e execução para a manutenção e, consequentemente, reduz os seus custos operacionais.
Ao ver como o edifício está a funcionar imediatamente e ao dispor os dados, o problema é tratado rapidamente, reduzindo as queixas dos funcionários, e a informação da Internet de alta velocidade permite-nos monitorizar automaticamente o edifício.
Por outro lado, sistemas como o EcoStruxure Building e as capacidades remotas que nos proporciona, automatizam os processos, mantêm as instalações em funcionamento de forma eficiente durante mais tempo e fornecem melhores soluções de gestão de energia e custos.
Por fim, destaque para o bem-estar dos ocupantes de um edifício inteligente, com o controlo de elementos tais como o ar, temperatura, ruído ou luminosidade, de modo a que o indivíduo experimente um ambiente de trabalho ideal e aumente a produtividade.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial