Lâmina de colocação. Isolamento acústico conjunto.
Schlüter®-DITRA-SOUND é um isolamento acústico conjunto em lâmina de polietileno para pavimentos cerâmicos, que está revestido de ambos os lados com um geotêxtil que permite a aderência na cola para cerâmica.
Este sistema foi ensaiado por laboratório acreditado, em conformidade com a norma DIN EN ISO 140-8 com isenção do fabricante. Para Schlüter®-DITRA-SOUND obteve-se uma melhoria ao ruído de impacto (ΔLW) de 13 dB. O valor real de melhoramento da respetiva construção depende das condições locais (estrutura da construção) e pode divergir deste valor. Por este motivo, não é possível aplicar os valores de ensaio apurados à situação na obra.
A superfície tem de ser plana e ter capacidade de suporte. Para a colagem de Schlüter®-DITRA-SOUND é aplicada uma argamassa fina específica para o solo com uma talocha dentada (recomendação 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm). Schlüter®-DITRA-SOUND é colado de forma a que fique totalmente revestido nessa argamassa fina com o geotêxtil na parte de baixo (lado com a impressão), de modo a que o geotêxtil fique ancorado mecanicamente na substância adesiva. É necessário observar o tempo de respiração da substância adesiva.
O pavimento cerâmicos é colocado diretamente sobre o Schlüter®-DITRA-SOUND de acordo com as regras aplicáveis e segundo o método de camada fina, de modo a que a argamassa fina fique ancorada no geotêxtil do lado de cima da lâmina. Desta forma é possível
assegurar um sistema conjunto.
Som de passos/ecos
A transmissão de ruídos, provocados por exemplo por passos ou pela queda de objetos, para os espaços contínuos ou andares inferiores é designada por transmissão de som. A construção do pavimento e do teto estimulada pelo ruído de estrutura volta a emitir o som de passos em forma de ondas de som.
Se o som de passos for reduzido em 10 dB o ouvido humano aperceber-se-á de uma redução do ondas de som em 50%.
Para além disto, o som de passos, originado por exemplo pelo calçado, é refletivo pelo espaço envolvente. No caso de construções em materiais leves e com superfícies duras, o som de passos é influenciado de forma negativa e dá origem ao que se designa por efeito de percussão. Este efeito é prevenido pela elevada densidade da lâmina de polietileno.
A resistência relativamente a determinadas exigências específicas deve ser verificada através da indicação da concentração, temperatura e duração de exposição esperadas.
A densidade de difusão de vapor de água é relativamente elevada. O material é fisiologicamente inofensivo.
Schlüter®-DITRA-SOUND pode ser utilizado em várias áreas de aplicação diferentes. A possibilidade de utilização em determinadas condições químicas ou mecânicas deve ser verificada caso a caso. As notas que se seguem apenas fornecem informações gerais.
O cimento cola utilizada em conjunto com Schlüter®-DITRA-SOUND e o material de pavimentação têm de ser apropriados para a respetiva área de aplicação e cumprir os requisitos necessários.
A utilização de cimento cola de presa rápida pode ser vantajosa em determinadas aplicações.
Se durante a fase de obra, houver a necessidade de utilizar a zona onde está instalado Schlüter®-DITRA-SOUND para passagem e transporte de materiais, é recomendável a utilização de tábuas ou outros meios de proteção mecânica.
1. O solo deve estar isento de elementos da superfície que impeçam a aderência, deve ter capacidade de suporte e estar nivelado. Se necessário, devem tomar-se medidas para nivelar a superfície antes da aplicação de Schlüter®-DITRA-SOUND.
2. Para evitar pontes acústicas e tensões, devem aplicar-se tiras laterais autocolantes Schlüter®-DITRA-SOUND-RSK nos bordos dos pavimentos junto a paredes verticais ou outras instalações.
3. A escolha do cimento cola para colar Schlüter®-DITRA-SOUND e deve ser feita em função do tipo de superfície. A substância adesiva deve aderir ao solo e fixar e secar mecanicamente no geotêxtil de Schlüter®-DITRA-SOUND. Na maioria dos solos pode ser utilizada uma argamassa fina aderente hidráulica. Poderá ter de ser verificada a incompatibilidade dos materiais em si.
4. A argamassa fina é aplicada com uma espátula dentada (recomendação 3 x 3 mm ou 4 x 4 mm) sobre a superfície.
5. As placas de Schlüter®-DITRA-SOUND previamente cortadas à medida são completamente assentes com o geotêxtil na substância adesiva aplicada e pressionadas imediatamente contra a substância adesiva no sentido da aplicação, com a ajuda de uma tábua de aplanar ou de um rolo. Deve ser observado o tempo de respiração da substância adesiva. É recomendável alinhar Schlüter®-DITRASOUND ainda enquanto se estende a lâmina. As placas individuais devem ser colocadas sucessivamente com uma ligeira pancada. Se sobressair argamassa, ela deve ser removida.
6. Para evitar pontes acústicas, deve aplicar-se a fita adesiva autocolante para juntas sobrepostas Schlüter®-DITRASOUND-KB em todas as juntas.
7. Para evitar danos na Schlüter®-DITRASOUND colocada ou um descolamento do solo, é recomendada a proteção da lâmina contra desgastes mecânicos, por exemplo, durante a colocação de tábuas (sobretudo nas zonas utilizadas para transportar material).
8. A tijoleira pode ser colocada segundo o método de camada fina com uma argamassa fina específica para o revestimento, logo após a colagem da lâmina Schlüter®-DITRA-SOUND. Para este efeito, deve-se alisar a argamassa fina com a parte dentada de uma talocha. A tijoleira é completamente assente nesta argamassa. Nos pavimentos sujeitos a fortes agressões mecânicas deve ter-se especial atenção para que estes fiquem completamente assentes, de acordo com as indicações técnicas. Deve ter-se em consideração o tempo que a argamassa fina tem de respirar. A substância adesiva tem de secar hidraulicamente, de forma hermética e sem perda de água, ou através de outro tipo de reação química.
9. Devem ter-se em consideração as correspondentes notas desta ficha técnica e as habituais recomendações técnicas para juntas de dilatação como juntas de bordo e de ligação.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal