Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-DITRA-HEAT (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Membrana de instalação. Desacoplamento, impermeabilização, aquecimento de pavimento e de parede.

Aplicação e função

Schlüter-DITRA-HEAT é uma lâmina de polipropileno com uma estrutura de nódulos, revestida com um geotêxtil no verso. É uma base universal para revestimentos cerâmicos como camada de desacoplamento, impermeabilização e camada de compensação da pressão de vapor, e serve como base, para instalar os cabos de aquecimento.

Schlüter-DITRA-HEAT-DUO está equipada com um geotêxtil especial de 2 mm de espessura no lado traseiro que, para além de permitir a aderência do cimento cola, também reduz o impacto sonoro e acelera o processo de aquecimento.

A base sobre a qual DITRA-HEAT é colocada deve estar nivelada e resistente. Para a colagem de DITRA-HEAT, aplica-se um cimento cola de base hidráulico sobre a base com uma talocha dentada (recomendação 6 x 6 mm). DITRA-HEAT é colada em toda a superfície do velo do lado traseiro, sendo este mecanicamente fixado na cola. Deve ser observado o tempo em aberto da cola. Na área do pavimento, os cabos de aquecimento podem ser colocados imediatamente após a colagem de DITRA-HEAT com um intervalo mínimo de 9 cm (a cada 3 nódulos ? 136 W m²).

Na instalação na área da parede, os cabos de aquecimento são colocados após ter sido atingida uma adesividade suficiente. Neste caso, é possível escolher entre um intervalo de colocação de 6 cm (a cada 2 nódulos ? 200 W m²) e 9 cm (a cada 3 nódulos ? 136 W/m²). Na área da parede é recomendada a utilização de placas.

O revestimento cerâmico é aplicado de forma correta diretamente sobre DITRA-HEAT pelo método de camada fina de acordo com os regulamentos aplicáveis, com o cimento cola sobre a estrutura de nódulos especiais da membrana DITRA-HEAT. Schlüter-DITRA-HEAT/-HEAT-DUO é impermeável à agua e resistente às influências químicas comuns decorrentes dos revestimentos cerâmicos. Nas áreas onde seja necessário, pode ser criada uma impermeabilização conjunta comprovada com DITRA-HEAT/-HEAT-DUO.

Com o sistema de teste de cabos Schlüter-DITRA-HEAT-E-CT, é possível medir a resistência dos cabos elétricos de aquecimento Schlüter-DITRA-HEAT-E-HK e dos sensores remotos fornecidos com os reguladores Schlüter-DITRA-HEAT-E.

Durante toda a fase de instalação, o sistema de teste monitoriza a resistência dos cabos de aquecimento. Em caso de danos, o instalador é informado através de um sinal acústico. O sistema de teste de cabos apaga-se 60 minutos após a sua última utilização (não possui função de armazenamento de valores).

Material

Schlüter-DITRA-HEAT é uma película de polipropileno com uma estrutura de nódulos especiais e uma grelha de corte Easycut. No lado traseiro tem um geotêxtil incorporado. A altura medida sobre a estrutura com nódulos é de aprox. 5,5 mm ou aprox. 7,5 mm no caso de DITRA-HEAT-DUO. O polipropileno não é resistente aos raios UV a longo prazo, por isso deve ser evitada a exposição intensa e permanente à radiação solar durante o armazenamento.

Caraterísticas dos materiais e áreas de aplicação

Schlüter-DITRA-HEAT é imputrescível, impermeável à água, dilatável e tapa fissuras. Além disso, é amplamente resistente às influências de soluções aquosas, sais, ácidos e soluções alcalinas, muitos solventes orgânicos, álcoois e óleos.

A resistência aos esforços específicos de projetos especiais deve ser verificada separadamente, especificando a concentração, temperatura e tempo de exposição esperados.

A estanqueidade à difusão de vapor de água é relativamente alta. O material é inofensivo em termos fisiológicos.

A possibilidade de utilização sob diferentes condições químicas ou mecânicas deve ser esclarecida para cada caso concreto.

As notas que se seguem apenas fornecem algumas informações gerais. Os revestimentos colocados sobre DITRA-HEAT podem, dependendo do sistema, emitir um som oco quando são pisados com calçado duro ou caso se bata nos mesmos com um objeto duro.

A utilização de DITRA-HEAT em conjunto com cabos de aquecimento como sistema de aquecimento de pavimento/parede apenas é permitido para espaços interiores.

Nota

O cimento cola instalado em conjunto com DITRA-HEAT e o material de revestimento devem ser adequados para a área de aplicação correspondente e cumprir os respetivos requisitos.

Quando são colocados materiais de revestimento sensíveis à humidade (por exemplo, pedra natural ou placas ligadas com resina sintética) e em caso de humidade na parte traseira (por exemplo, proveniente de betonilhas recentes), DITRA-HEAT deve ser coberta com a cola vedante Schlüter-KERDI-COLL-L na área das juntas e colada com Schlüter-KERDI-KEBA com mín. 12,5 cm de largura em toda a superfície.

A utilização de cimentos cola de endurecimento rápido pode ser vantajosa para determinados trabalhos. Em percursos de passagem, por exemplo, para o transporte de materiais, devem ser colocadas tábuas de passagem sobre DITRA-HEAT para proteção.

Informações sobre juntas de dilatação

A membrana de instalação DITRA-HEAT deve ser separada de juntas de dilatação existentes. O cabo de aquecimento não pode ser colocado sobre juntas de dilatação.

De acordo com os regulamentos aplicáveis, as juntas de dilatação devem ser incorporadas no revestimento cerâmico.

Caso contrário, os revestimentos de grande superfície sobre a membrana DITRA-HEAT devem ser divididas em campos com juntas de dilatação de acordo com os regulamentos aplicáveis.

Remetemos para a utilização dos diferentes tipos de perfis Schlüter-DILEX. Consoante as dilatações esperadas, devem ser dispostos perfis adequados, como Schlüter-DILEX-BT ou Schlüter-DILEX-KSBT, sobre as juntas de separação estruturais.

Nos perimetros do revestimento, por exemplo, em relação a componentes verticais ou remates de parede, devem ser excluídas tensões. As juntas perimetrais e de ligação devem estar em conformidade com as regras especializadas aplicáveis e ter dimensões suficientes para excluir tensões.

Remetemos para a utilização dos diferentes tipos de perfis da série DILEX.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial