Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-TROBA-PLUS (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Lâmina de drenagem. Para a drenagem com capilares de passagem.

Aplicação e função

Schlüter-TROBA-PLUS é uma drenagem de superfície segura e duradoura, para a colocação sobre impermeabilizações instaladas horizontalmente sobre pendente.

A drenagem conjunta é composta por uma lâmina fechada de polietileno com nós de um lado e revestidos com um velo.

Em vez de um velo Schlüter-TROBA-PLUS 8G está revestida com um tecido de rede com uma malha de aprox. 2 x 2 mm.

O lado revestido a nós, em que assenta o revestimento, actua como um nível de drenagem em toda a superfície (drenagem com capilares de passagem) e tem uma elevada capacidade de escoamento de água.

Enquanto lâmina fechada de polietileno, TROBA-PLUS serve adicionalmente para proteger a impermeabilização. Os nós muito juntos e em forma de cones truncados resistem a elevadas tensões de pressão. O intervalo entre a lâmina de nós e o revestimento forma uma camada de ar que isola contra o calor e o som dos passos, protegendo a impermeabilização adicionalmente contra solicitações térmicas nocivas. Verifica-se uma distribuição de carga uniforme em toda a superfície da impermeabilização.

Schlüter-TROBA-PLUS 8 e 8G elevam o revestimento em toda a superfície em 8 mm e Schlüter-TROBA-PLUS 12 respetivamente em 12 mm. Isto permite evitar ultrapassar eficazmente as pequenas irregularidades no desnivelamento de impermeabilização, como os desnivelamentos ou as elevações na área de sobreposição que poderiam dar origem à congestão da água. Os desnivelamentos maiores podem ser compensados com argamassa pronta antes de proceder à instalação de TROBA-PLUS.

Material

Schlüter-TROBA-PLUS é composta por uma lâmina indeformável de polietileno com nós de um lado revestidos com um velo de polipropileno. O tecido de grelha de TROBA-PLUS 8G é de polietileno. O material é resistente à deformação a temperaturas até + 80 °C.

TROBA-PLUS 8 e 8G resistem a pressões até 39 t/m2 e TROBA-PLUS 12 a pressões até 30 t/m2. As caraterísticas de funcionamento e do material são garantidas de forma duradoura. O material resiste ao envelhecimento e não apodrece. As sobras da instalação não necessitam de ser tratadas como lixo especial. A longo prazo, o polietileno não é resistente aos raios UV. Por este motivo, deve ser evitada uma exposição permanente e intensiva aos raios solares durante o armazenamento.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter-TROBA-PLUS é principalmente instalada em impermeabilizações colocadas por cima de desnivelamentos horizontais e forma aí uma drenagem eficaz em toda a superfície entre a impermeabilização e o revestimento que fica por cima. As principais áreas de aplicação são em terraços e varandas, mas também em instalações industriais, zonas envolventes de piscinas, lavabos, chuveiros, etc. com uma impermeabilização de superfície.

Também pode ser colocada sobre uma camada de terra ou de gravilha. TROBA-PLUS 8G é particularmente adequada para construções de revestimento com argamassa de granulado ou para a colocação sobre Schlüter-TROBA-STELZ-DR com pontos de apoio de argamassa de camada fina.

Instalação

1. A superfície com capacidade de carga e a impermeabilização aí instalada deve apresentar um desnivelamento no sentido da drenagem e estar ligada a esta. Antes de instalar TROBA-PLUS pode ser necessário compensar desnivelamentos maiores no declive de impermeabilização através de uma compensação com argamassa pronta.

2. TROBA-PLUS é desenrolada de forma solta sobre a impermeabilização com o velo virado para cima, independentemente da direção do declive. Na área onde a lâmina fica topo a topo o bordo do velo deve ficar sobreposto.

3. Imediatamente sobre a TROBA-PLUS desenrolada é aplicado o revestimento segundo as regras técnicas em vigor.

4. Nota: Para remates de bordo, juntas de dilatação e ligações de parede recomendamos os nossos tipos de perfil Schlüter-BARA e Schlüter-DILEX.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial