Escoamentos de água no pavimento para impermeabilizações conjuntas.
Schlüter-KERDI-DRAIN é um sistema de escoamento destinado a uma ligação simples e garantida, dos sistemas de impermeabilização, ao sistema de escoamento de águas do edifício. Em conformidade com a ficha técnica da ZDB, estes sistemas de impermeabilização são uma solução técnica homologada.
No prato de ligação trapezoidal perfurado e revestido com um geotextil, colada a guarnição Schlüter-KERDI fornecida como ligação impermeável para obter uma impermeabilização conjunta.
Os escoamentos Schlüter-KERDI-DRAIN possuem uma estrutura modular e podem ser individualmente conjugados para qualquer exigência. Os diferentes desenhos de grelha podem ser combinados entre si com diferentes caixas de descarga verticais ou horizontais, com ou sem sifão.
Com Schlüter-KERDI-DRAIN-STYLE, estão disponíveis diferentes coberturas decorativas em conjunto com uma moldura de contorno praticamente invisível. Schlüter-KERDI-DRAIN-BASE é um escoamento de água no solo com uma altura particularmente baixa, adequado para a montagem em chuveiros à face do solo convencionais ou construídos com elementos com pendente Schlüter- KERDISHOWER.
Para Schlüter-KERDI-DRAIN, estão disponíveis três conjuntos completos em 3 variantes para instalação de sistemas de escoamento no pavimento.
Schlüter-KERDI-DRAIN-R10 GT é um sifão com tampa de secagem de silicone para todos os conjuntos de grelha/caixilho de 100 x 100 mm. Este pode ser utilizado em vez do sifão de dois componentes e impede a formação de odores que podem surgir em sistemas de escoamento pouco utilizados (em casas de banho de hóspedes, casas de férias, etc.) devido à ressecação do sifão. Com uma capacidade de escoamento mínima de 0,4/s (conforme DIN EN 1253), o sifão seco também pode substituir permanentemente o sifão existente.
Observar as instruções de conservação incluídas.
Consoante o tipo, as caixas de descarga são fabricadas em polipropileno (PP) resistente ao impacto ou em acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS). A peça de escoamento é de acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS) com um flange de ligação que apresenta uma superfície revestida com geotêxtil.
A guarnição Schlüter-KERDI é uma membrana de impermeabilização com capacidade de absorver fissuras, de polietileno (PE) flexível revestida de ambos os lados com um geotêxtil especial para assegurar uma eficaz aderência do cimento cola. Esta serve para a ligação segura da peça de escoamento à impermeabilização conjunta na área do solo. Assim, em conjunto com os sistemas de impermeabilização Schlüter-KERDI, Schlüter-DITRA 25, Schlüter-DITRA-HEAT, Schlüter-KERDI-BOARD e Schlüter-KERDI-SHOWER e as respetivas colas vedantes do sistema Schlüter-KERDI-COLL-L e Schlüter-KERDI-FIX, são realizadas impermeabilizações conjuntas com drenagem garantida.
Schlüter-KERDI-DRAIN é um componente de sistema em conformidade com a norma de vedação DIN 18534 em vigor na Alemanha e dispõe, em conjunto com os sistemas Schlüter- acima indicados, de um certificado geral de construção (abP). As classes de incidência de humidade conforme abP podem ser consultadas nas respetivas fichas de dados dos produtos. O Schlüter-KERDI-DRAIN é, em conformidade com a ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), um componente de um sistema com aprovação europeia (ETA = European Technical Assessment). Os produtos Schlüter- indicados em cima verificados com Schlüter-KERDI-DRAIN possuem marcação CE.
A grelha em aço inoxidável é fabricada em V2A (material 1.4301 = AISI 304) e também está disponível em aço inoxidável V4A (material 1.4404 = AISI 316L).
As caixas de descarga, as peças de escoamento e as coberturas estão classificadas na categoria K3, de acordo com a norma DIN EN 1253, como sendo escoamentos de água para edifícios. Esta classificação refere-se a áreas sem tráfego, p. ex., zonas húmidas em habitações, lares de idosos, hotéis, escolas, instalações de chuveiros e de lavatórios, sobre terraços, espaços comerciais e varandas.
Os escoamentos instalados em áreas suscetíveis à ocorrência de gelo não podem possuir nenhum sifão. No entanto, se for necessário um sifão, este deve ser instalado num local protegido do gelo, p. ex. dentro de edifícios.
A caixa de descarga horizontal do conjunto de escoamento de água no solo KD BH 50 GV dispõe de uma entrada e saída de água. A entrada de água vem equipada de fábrica com uma tampa. A esta entrada pode ser ligado p. ex. um lavatório, de modo a assegurar que o sifão se encha regularmente.
Grelhas em aço inoxidável 1.4301 (V2A) ou 1.4404 (V4A) são especialmente adequadas para aplicações que requerem, para além de uma elevada resistência mecânica, resistência a influências químicas, por ex. devido a meios ácidos ou alcalinos, produtos de limpeza ou sais de descongelamento. Conforme a carga esperada, as grelhas podem ser fabricadas em ligas com n.º de material 1.4301 ou 1.4404. Com cargas elevadas, por ex. em piscinas (água doce), recomendamos a utilização de 1.4404. Mesmo o aço inoxidável de qualidade 1.4404 não é resistente a todas as influências químicas, por ex. ácido clorídrico ou ácido fluorídrico e a determinadas concentrações de cloro e água salgada. Isto também se aplica, em determinados casos, a piscinas de água salgada. Em determinados casos, a aplicação do sistema de escoamento de águas previsto deve ser verificada com base nas influências químicas, mecânicas ou outras. Não utilizar produtos de limpeza agressivos.
1. A caixa de descarga Schlüter-KERDI-DRAIN-BASE (a) é colocada sobre a estrutura de suporte (se necessário, sobre um isolamento acústico adequado) e ligada ao tubo de drenagem. Se necessário, deve ser utilizado o adaptador DN 40/50 (b) fornecido.
2. A betonilha é instalada de modo a que a flange trapezoidal perfurada da peça de escoamento Schlüter-KERDI-DRAIN (c) fique ao nível do rebordo superior da betonilha (fig. 1).
3. A colagem da guarnição Schlüter-KERDI (d) com a cola vedante Schlüter-KERDICOLL permite obter uma transição impermeável à superfície da betonilha. A impermeabilização posterior da superfície com Schlüter-KERDI ou massa vedante aplicável com espátula é aplicada para que fique suficientemente sobreposta sobre a guarnição. Se for utilizada como impermeabilização de superfície, Schlüter-DITRA 25 deve ser colocada até ao rebordo perfurado da peça de escoamento. Em seguida, a guarnição Schlüter-KERDI deve ser colada em toda a superfície e de forma a sobrepor-se à membrana Schlüter-DITRA 25. Para colar a guarnição Schlüter-KERDI deve ser utilizada a cola vedante Schlüter-KERDI-COLL. Na montagem de Schlüter-KERDI-DRAIN-BASE em conjunto com Schlüter-KERDI- SHOWER devem ser observadas as instruções de montagemcorrespondentes.
4. Como material de revestimento também podem ser colocados cerâmica ou outros revestimentos (espessuras de revestimento 3 - 15 mm). A altura da grelha, sem a utilização de um agente antifricção, deve ser regulada mediante o assentar da grelha em aço inoxidável e o enchimento com argamassa de modo a ficar ao nível da superfície do revestimento.
5. Antes de colocar em funcionamento, é necessário desaparafusar a grelha em aço inoxidável e verificar o correto assentamento do sifão, exercendo para o efeito uma ligeira pressão (se necessário aplicar agente antifricção no O-ring).
Nota: a instalação de Schlüter-KERDI-DRAIN-BASE também pode ser feita em construções de madeira. Os detalhes correspondentes podem ser obtidos mediante solicitação.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal