Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter-KERDI-FIX (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Cola de montagem. Para ligações e juntas de topo.

Aplicação e função

Schlüter-KERDI-FIX é uma cola de montagem elástica à base de um polímero MS. É adequada para criar uniões impermeáveis da impermeabilização conjunta Schlüter-KERDI em relação a outros componentes, como portas de varandas e terraços, elementos de janelas, tapajuntas em chapa ou perfis Schlüter-BARA. KERDI-FIX também é muito adequada para a colagem de placas Schlüter-KERDI-BOARD entre si ou a outros componentes. Além disso, KERDI-FIX também pode ser utilizada para colar uma grande variedade de outros materiais.

Material

Schlüter-KERDI-FIX é uma cola e vedante monocomponente à base de polímeros com silano. O material não é um produto perigoso e pode ser eliminado de acordo com o código de resíduos 080499.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter-KERDI-FIX é inodora, resistente a raios UV e intempéries e, por isso, pode ser utilizada em áreas exteriores.

A cola é elástica, não possui solventes e adere bem à maioria dos materiais, como madeira, pedra, cimento, metal, vidro e vários plásticos. Schlüter-KERDI-FIX pode ser utilizada como cola ou como vedante e é adequada também para juntas de ligação e juntas de dilatação (não é permitida uma aplicação como junta visível em zonas submersas).

Schlüter-KERDI-FIX pode ser revestida com a maioria das tintas de resina alquídica e tintas de emulsão. Em casos particulares especiais, a aplicabilidade do material depende das solicitações mecânicas, químicas ou outras solicitações esperadas.

Aplicação

A área de aplicação deve ser estável e suficientemente firme. A superfície a ser colada deve ser adequada para a colagem e aderência, firme e estar isenta de componentes soltos. Os materiais não podem conter componentes voláteis que possam posteriormente diminuir a aderência. Se necessário, deve ser verificada a adequação no local, através de testes próprios.

Schlüter-KERDI-FIX como cola de montagem: a Schlüter-KERDI-FIX é aplicada no formato de cordão ou pontualmente. Para alcançar o total endurecimento em materiais não absorventes ou extremamente secos, KERDI-FIX pode ser adicionalmente humedecida com água. As peças que devem ser coladas umas às outras devem ser unidas dentro do tempo de formação de película; pulverizar a KERDI-FIX com água encurta significativamente o tempo de formação de película. Se necessário, as peças devem ser fixadas ou estabilizadas até alcançar a dureza funcional.

Schlüter-KERDI-FIX como vedação: para a colagem de Schlüter-KERDI ou de componentes de sistema Schlüter-KERDI, a KERDI-FIX deve ser aplicada na superfície e distribuída uniformemente com uma espátula dentada fina. O material a ser colado deve ser unido o mais rapidamente possível em toda a sua superfície e sem deixar zonas ocas.

Ao colar materiais KERDI, recomenda-se pressionar o lado liso da talocha de forma inclinada sobre a membrana KERDI ou utilizar um rolo de pressão adequado. Devem evitar-se entradas de ar.

KERDI-FIX como junta visível:

Antes de aplicar KERDI-FIX nas juntas, os rebordos devem ser colados corretamente, por ex., com fita crepe. Aqui, a fita adesiva não pode ficar saliente na junta. Para evitar uma aderência em três pontos, deve ser pressionado nas juntas um cordão de enchimento de diâmetro adequado.

Schlüter-KERDI-FIX deve ser aplicada na junta com o mínimo de espaços ocos possível e o material em excesso deve ser removido com um alisador de juntas. De seguida pode ser removida a fita adesiva e a junta pode ser alisada com a ajuda de água ou um alisador adequado.

Nota: as juntas visíveis são juntas de manutenção.

Notas

Prazo de validade

Schlüter-KERDI-FIX tem um prazo de validade de 18 meses em embalagem fechada, armazenada em local fresco, mas sem gelo. Se o cartucho estiver aberto diminui o prazo de validade.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial