Informação profissional do setor das instalações em Portugal
FEIRA VIRTUAL

Schlüter®-KERDI-BOARD (ficha de produto)

21/12/2021
Imagen

Base de aplicação. Placa de construção, impermeabilização conjunta.

Aplicação e função

Schlüter®-KERDI-BOARD é uma base multifuncional de aplicação de cerâmica para paredes, que ao mesmo tempo pode assegurar a impermeabilização em conjunto com o revestimento de cerâmica, abrangendo muitas áreas de aplicação enquanto placa de construção.

É constituída por uma placa de espuma rígida extrudida que está revestida em ambos os lados da superfície com um material especial de endurecimento e um feltro geotextil para assegurar uma boa aderência através de cimento cola. Com as espessuras de placa de 5, 9, 12,5, 19, 28, 38 e 50 mm, Schlüter®-KERDI-BOARD abrange um vasto número de áreas de aplicação, para a criação de bases de aplicação niveladas e impermeáveis, para revestimento de cerâmica.

Schlüter®-KERDI-BOARD obteve através das entidades competentes, a certificação necessária na Alemanha para as aplicações relativas “abP”. Classe de impermeabilização de humidade conforme abP: 0 - B0, bem como A e C. De acordo com a ETAG 022 (impermeabilização em conjunto), Schlüter®-KERDI-BOARD dispõe de uma homologação europeia (ETA = European Technical Assessment) está identificado com a marcação CE de conformidade.

Classe de impermeabilização de humidade conforme ETAG 022: A e C. Com a criação adequada das uniões e áreas de ligação, a placa de construção pode ser utilizada como impermeabilização conjunta certificada.

Schlüter®-KERDI-BOARD adequa-se à criação de bases de aplicação de cerâmica em alvenaria, bases antigas de todos os tipos, prumos de madeira ou metal, paredes divisórias direitas ou arredondadas individuais, para o revestimento de instalações e tubagens (caixas de tubagens), para o revestimento de banheiras e duches direitos ou arredondados, para a criação de bancadas de cozinha, bancadas de outro tipo, prateleiras ou outros móveis de casa de banho. Também se adequa à criação de bases niveladas para o pavimento em trabalhos de reabilitação em áreas sanitárias sujeitas à passagem de pessoas ou afins.

Schlüter®-KERDI-BOARD é fácil de cortar à medida com um x-ato. Para um processamento simples e rápido existe uma zona de corte impressa na superfície. Schlüter®-KERDI-BOARD pode ser completamente colado nas paredes ou ser aplicado em pontos de argamassa fina ou em qualquer outra cola adequada e, se necessário, ser ainda aparafusado. A placa pode ser aplicada aos prumos em madeira ou metal com os parafusos de fixação incluídos na gama de materiais.

A cerâmica é aplicada segundo o método de camada fina directamente sobre Schlüter®-KERDI-BOARD. Também podem ser colocados outros materiais de pavimentação ou camadas de reboco adequadas que possam ser aplicadas com espátula.

Schlüter®-KERDI-BOARD-N são peças pré-fabricadas para a construção de nichos e prateleiras, com vários modelos disponíveis, garantindo a impermeabilização.

Schlüter®-KERDI-BOARD-E /-U e -V são painéis pré-fabricados para o revestimento, p.ex., de coretes. Estão disponíveis em forma de L, em forma de U ou com ranhuras verticais para a elaboração de elementos curvos.

Como complemento, existem ângulos e elementos em U, p. ex. revestimento de tubagens bem como placas cortadas Schlüter®-KERDI-BOARD para a criação de curvaturas. De igual modo, existem ainda para entrega perfis e acessórios de montagem para remates de parede bem como buchas e parafusos.

Material

Schlüter®-KERDI-BOARD é constituído por uma espuma rígida XPS extrudida, em que ambos os lados estão revestidos por uma camada de endurecimento sem cimento e um geotêxtil. A superfície da placa está impressa num dos lados com uma zona de corte que consiste em grandes quadrados de 10 x 10 mm.

Caraterísticas do material e áreas de aplicação

Schlüter®-KERDI-BOARD é impermeável e resistente às reações químicas que se costumam verificar normalmente nos pavimentos de tijoleira cerâmicos. Neste sentido, onde necessário é possível criar uma impermeabilização conjunta certificada com Schlüter®-KERDI-BOARD.

A Schlüter®-KERDI-BOARD é uniforme e resistente à deformação e ao envelhecimento mesmo se sujeita a temperatura ou humidade unilateral, demonstrando grande estabilidade.

Schlüter®-KERDI-BOARD é adequada para inúmeras áreas de aplicação. A possibilidade de utilização em determinadas solicitações químicas ou mecânicas deve ser verificada para cada caso individual. As notas que se seguem apenas fornecem informações gerais.

Os pavimentos onde se pretende colocar Schlüter®-KERDI-BOARD devem ser estáveis, sendo necessário verificar se reúnem as condições necessárias. Os elementos que impedem a aderência devem ser retirados em caso de colagem direta ou, em caso contrário, deve ser aplicada uma fixação mecânica adicional com buchas ou parafusos adequados.

Para paredes divisórias individuais, prateleiras ou afins feitas com Schlüter®-KERDI-BOARD é necessário selecionar uma espessura adequada, podendo ser necessário utilizar perfis de endurecimento.

A utilização de Schlüter®-KERDI-BOARD no solo é limitada às áreas acedidas por pessoas. Eventualmente poderá ocorrer um som oco quando se anda sobre os pavimentos com solas duras ou quando se bate nos mesmos com um objeto duro.

A espessura do material e a forma de aplicação deve ser escolhida consoante o nivelamento do solo. Schlüter®-KERDIBOARD fino (5mm) tem de ser colado em toda a superfície.


CONTACTAR A EMPRESA

Empresas ou entidades relacionadas

Schluter Systems, S.L.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial