Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A parceria alargada baseia-se nos serviços de consultoria em energias renováveis do Grupo

Grupo VELUX e Schneider Electric anunciam parceria alargada para acelerar compromisso vitalício com a neutralidade carbónica

O Instalador18/01/2022
O Grupo VELUX selecionou a Schneider Electric para desenvolver uma estratégia de descarbonização capaz de promover resultados rápidos no seu compromisso 'Lifetime Carbon Neutral'.
Imagen

A Schneider Electric e o Grupo VELUX, que atua na área das janelas de sótão e clarabóias, anunciaram a assinatura de um novo acordo de parceria alargado. Este acordo permitirá ao Grupo VELUX cumprir o seu objetivo corporativo de neutralidade carbónica até 2030, bem como acelerar os planos para se tornar neutro em carbono de forma vitalícia (Lifetime Carbon Neutral), em resposta a uma necessidade crescente de enfrentar as alterações climáticas de forma proativa.

Indo além do anúncio, feito no ano passado, de que a Schneider Electric ajudaria a VELUX a obter o equivalente a 100% da eletricidade renovável até 2023 para atingir o seu objetivo RE100, com este novo acordo o Grupo vai desenvolver um programa global com planos de ação detalhados para a neutralidade carbónica, para que cada uma das fábricas do Grupo VELUX consiga reduzir com sucesso a utilização de energia e escalar a sua capacidade renovável.

“Todos nós, coletivamente – empresas, governos e sociedade –, devemos fazer mais para enfrentar a crise climática e reduzir as nossas emissões de carbono; e devemos agir mais rapidamente”, afirmou Jörn Neubert, Senior Vice President of Supply do Grupo VELUX.

“O Grupo VELUX está a remover barreiras operacionais – e estabelecemos um orçamento expressivo dedicado ao clima – para aumentar e dar prioridade à nossa estratégia e às nossas ambições climáticas. Escolhemos a Schneider Electric como parceira nesta jornada, pelos valores que partilhamos e pela capacidade que tem de nos ajudar a desenvolver e implementar um programa global acelerado. Esta parceria vai assegurar que avançamos o mais rápido possível”, vinca.

O foco alargado da parceria irá reforçar a ambição do Grupo VELUX de se tornar 100% neutro em carbono (em emissões de Alcance 1 e 2) até 2030 – décadas à frente dos objetivos de outras empresas –, e neutro em carbono de forma vitalícia até ao seu 100º aniversário em 2041.

Este compromisso pioneiro demonstra que o Grupo se comprometeu a lidar com a sua pegada de carbono histórica, a reduzir as futuras emissões de carbono de acordo com, e para além da, ciência climática responsável pela meta de 1.5°C definida no Acordo de Paris, e ainda a estabelecer uma parceria com o World Wide Fund for Nature (WWF) em projetos de conservação florestal em todo o mundo. O Grupo VELUX está, também, a trabalhar para reduzir para metade as emissões de carbono da sua cadeia de valor (Alcance 3) até 2030.

“É uma honra termos sido selecionados pelo Grupo VELUX como os seus parceiros para a neutralidade carbónica”, afirmou Christel Heydemann, EVP, Europe Operations da Schneider Electric.

“A aceleração da ação climática é essencial para evitarmos os piores impactos do aquecimento global. Sabemos que é possível – hoje – alcançar um cenário de aquecimento global até 1.5°C através de soluções comprovadas de descarbonização, como a eficiência de recursos, a aquisição de energia renovável onsite e offsite, e os créditos e compensações de carbono de qualidade. Elogiamos o Grupo VELUX por reconhecer a urgência imposta pelas alterações climáticas, e por acelerar as suas metas de sustentabilidade, implementando ações para chegar à neutralidade carbónica muito antes de 2050”, acrescenta.

Parceria a 3 anos

Esta parceria, a três anos, inclui todas as fábricas da VELUX. A Schneider Electric – considerada a empresa mais sustentável do mundo em 2021 no ranking Global 100 Index da Corporate Knights – desenvolverá um programa global de descarbonização, incluindo:

  • Avaliação da energia de todas as fábricas do Grupo VELUX, resultando no desenvolvimento e na implementação de planos de ação zero-carbon.
  • Apoio ao programa “Energy Excellence” do Grupo VELUX, de acordo com a norma ISO50001, melhorando as atividades de eficiência energética e ampliando o aquecimento onsite a partir de fontes renováveis, assim como a capacidade elétrica, para eliminar os combustíveis fósseis.
  • Implementação de um sistema de monitorização global, através do EcoStruxure™ Resource Advisor da Schneider Electric, para medir e analisar a utilização de energia.
A VELUX irá testar os planos de ação para a neutralidade carbónica em duas das suas fábricas com maior consumo energético, que representam aproximadamente 25% de toda a energia utilizada na produção da VELUX: a JTJ Sonneborn Industrie GmbH, na Alemanha, e a NM Polska Sp. z o.o., na Polónia. Serão feitos investimentos significativos nesses dois locais, tendo em vista a conversão para fontes de aquecimento renováveis através da instalação de bombas térmicas alimentadas por eletricidade “verde”, e a utilização de restos de madeira de florestas certificadas (FSC/PEFC).

A VELUX também vai investir em instalações de energia solar fotovoltaica no local, e continuará a melhorar a eficiência energética das fábricas através da otimização dos sistemas de abastecimento e dos processos de produção e gestão de energia.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric
Velux Spain, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial