Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Urbanização verde e edifícios resilientes

Schneider Electric introduz Infraestrutura do Futuro

Redação Induglobal21/01/2022
O Grupo apresenta um conjunto integrado de soluções para apoiar a urbanização verde, a mobilidade elétrica e combater as causas e efeitos das alterações climáticas.
Imagen

A Schneider Electric introduz a 'Infrastructure of the Future', um conjunto integrado de soluções pensado para criar infraestrutura “verde” e inteligente.

Segundo a empresa, a Infraestrutura do Futuro é uma poderosa abordagem holística para impulsionar as empresas e economias de amanhã, e ao mesmo tempo enfrentar os desafios da urbanização global em curso e as causas e impactos das alterações climáticas. As suas soluções integradas incluem software para insights orientados por dados, serviços para operações e continuidade de negócios melhoradas, soluções para mobilidade elétrica e tecnologias 'verdes' e programas para acelerar a transição energética.

A necessidade de infraestrutura 'verde'

“A infraestrutura resiliente é um facilitador fundamental da produtividade e do desenvolvimento económico. Contudo, devido às alterações climáticas e ao rápido crescimento da urbanização, é ainda mais crucial que os governos, municípios, proprietários de infraestrutura pública, redes de energia e fornecedores de transportes façam investimentos bem planeados em soluções mais inteligentes e mais ecológicas para suportar o crescimento económico”, afirmou Frédéric Godemel, Executive Vice President, Power Systems and Services da Schneider Electric.

“Num momento de alterações climáticas, intensificação dos desastres naturais e rápida urbanização, os sistemas de infraestruturas estão sob uma imensa pressão para proporcionar serviços resilientes e fiáveis. Os ambientes urbanos também dependem fortemente da capacidade da infraestrutura de lidar com a eletrificação dos transportes públicos, pelo que precisamos de uma revolução verde na infraestrutura para manter a energia a fluir, os transportes em movimento, e proteger as empresas e a sociedade contra as alterações climáticas”, acrescentou.

O número crescente de eventos climáticos extremos em todo o mundo é uma das principais causas das disrupções na infraestrutura de energia, água e transportes – o que custa, anualmente, 300 mil milhões de dólares às empresas. Para além disso, estimando-se que mais de seis mil milhões de pessoas viverão em áreas urbanas até 2050, a procura por infraestrutura resiliente e baixa em carbono está a aumentar. As cidades vão precisar de enfrentar a adoção em massa de veículos elétricos (VE), transporte público eletrificado e edifícios inteligentes abastecidos com fontes fiáveis e renováveis de energia e novas tecnologias de microgrid.

O aumento da população e o crescimento das exigências quanto à energia também vão levar a procuras flutuantes e ao desenvolvimento de ‘prosumers’ de energia, com fontes de energia autogeradas. Isto colocará as infraestruturas energéticas envelhecidas sob uma pressão ainda maior, com necessidade de serem mais eficientes e resilientes para se anteciparem à transição energética.

Infraestrutura do Futuro orientada por dados

Concebida de forma exclusiva para a infraestrutura urbana, a Infraestrutura do Futuro compreende um conjunto de soluções de software abertas e interoperáveis que ajudam os proprietários de infraestrutura a conciliar progresso e sustentabilidade para todos, incluindo:

  • EcoStruxure™ for E-mobility: uma solução conectada de ponta a ponta que vai além dos carregadores de VE e é fácil de instalar, mantém a fiabilidade de energia dos edifícios e oferece uma experiência confortável aos condutores de VEs.
  • ETAP Train Power Simulation – eTraX™: ferramentas de software validadas, flexíveis e fáceis de utilizar para conceber, analisar e gerir a infraestrutura ferroviária CA e CC pela ETAP (parte do portefólio de software agnóstico da Schneider Electric).
  • AVEVA Unified Operations Centre: uma solução de hub central para operadores de infraestrutura que transforma a sala de controlo num espaço de trabalho colaborativo.
  • Serviços de Energia e Sustentabilidade EcoStruxure™: experiência em energia e sustentabilidade para ajudar as empresas a transformar a energia num gasto controlável, aumentar a eficiência e atingir as metas de sustentabilidade.
  • EcoStruxure™ Microgrid Advisor: uma plataforma de software de gestão de energia do lado da procura e baseada na Cloud, que permite aos utilizadores recolher, prever e otimizar automaticamente a operação de recursos de energia distribuídos, utilizando algoritmos preditivos.

Para além disto, a galardoada tecnologia de MT de ar puro sem SF6 da Schneider Electric oferece uma forma de tornar os projetos de infraestrutura mais sustentáveis. Com uma combinação inovadora de corte em vácuo por derivação (SVI)™ e isolamento de ar puro, as celas MT como o SM AirSeT™ ou o RM AirSeT™ MV são alternativas 'verdes' e digitais à tecnologia tradicional, e substituem o gás de efeito de estufa SF6 por ar puro. O painel de distribuição SM AirSeT MV tem sido parte fundamental de diversos projetos, como por exemplo um renovado sistema de distribuição elétrica de média tensão para entrepostos de autocarros elétricos em Milão, Itália.

Todos estes recursos fazem parte do portefólio integrado de ponta a ponta de software e serviços da Schneider Electric, que ajuda governos, municípios e empresas envolvidas em projetos de infraestrutura pública e privada a tornar-se mais inteligentes, 'verdes' e eficientes, para dar resposta à procura futura e ajudar a abordar e combater os desafios colocados pelas alterações climáticas.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial