Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Instituto de Formação Vulcano já formou mais de 2600 formandos

O Instalador25/01/2022
Criado em 2019, o Instituto de Formação Vulcano já ministrou mais de 1800 horas de formação, com a orientação de formadores especializados.
Imagen

O Instituto de Formação Vulcano (IFV) completa três anos de ação este ano e tem sido um sucesso a formar e certificar os profissionais de hoje e do futuro nas áreas de soluções de água quente, climatização e solar térmico. Com centros de formação em Aveiro e Lisboa, o IFV contou no ano de 2021 com mais de 700 horas de formação 650 formandos, números que seriam mais elevados caso não tivesse existido os constrangimentos pandémicos que decorreram ao longo do ano.

Atualmente, o IFV disponibiliza cerca de 40 cursos marcados pela forte aposta num modelo diferenciador através de um programa estruturado, onde se investe, em determinados cursos juntamente com o ISQ, no desenvolvimento de competências nas áreas técnicas, nas certificações legais, no produto e em questões comportamentais ou organizacionais. Adicionalmente, o Instituto realizou cerca de 40 webinars gratuitos e que foram um sucesso, contando com mais de 1200 participantes.
Para além da aposta nos vários cursos de formação, o IFV pretende aproximar o meio académico ao meio laboral. Para tal formalizou uma parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) que, através de ações conjuntas como webinars, visa criar uma ligação de proximidade com os estudantes para melhor compreender as suas necessidades e ajudá-los na sua transição para o mercado de trabalho. Adicionalmente, o IFV marcou presença em vários eventos como a ConnectinGears 2021, feira de emprego virtual organizada pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica da FEUP, e, mais recentemente, durante os dias 18 e 20 de outubro, participou na maior feira de engenharia do país, a FENGE - Feira de Engenharia de Coimbra.
João Francisco Silva, Formador do Instituto de Formação Vulcano, afirma que “com a chegada da pandemia, este ano tornou-se muito desafiante. Contudo, conseguimos superar as adversidades e manter a matriz do Instituto de Formação Vulcano ao adaptar a nossa formação ao formato online. Conseguimos também marcar presença em vários eventos com a comunidade estudantil que nos possibilitaram estabelecer contacto com o futuro do nosso país e auxiliar esta nova geração a construir pontes que facilitem a sua entrada no mercado de trabalho. Fica assim o sentimento de missão cumprida no ano de 2021 e muita vontade para fazer cada vez mais e melhor no futuro para que o IFV continue um Instituto de excelência”.
Consciente da importância em colaborar junto dos profissionais da atualidade e os do amanhã, a postura do IFV passa por criar oportunidades para que estes profissionais melhorem os seus conhecimentos e qualificações através de formações. É com este mote que o Instituto de Formação Vulcano vai apresentar para 2022 novos cursos, como o novo conceito de instalação e manutenção, que vão preparar os técnicos para todas as exigências dos seus consumidores.
foto

Empresas ou entidades relacionadas

Vulcano

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial