Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric é membro fundador da UniversalAutomation.org para criar uma nova era de automação plug and play

27/01/2022
A UniversalAutomation.org tem como objetivo trazer a interoperabilidade e portabilidade para o mundo da automação industrial.
Imagen

A Schneider Electric juntou-se a outros líderes industriais pioneiros para formar a UniversalAutomation.org (UAO), uma associação independente e sem fins lucrativos que gere a implementação de referência de um tempo de execução de código-fonte partilhado. Pela primeira vez, os fornecedores de software de TI e TO, os utilizadores finais da área industrial, os fabricantes de máquinas (OEMs) e os académicos da área vão partilhar uma camada de software de automação comum em toda a sua tecnologia de automação – independentemente da marca.

A UniversalAutomation.org irá promover o desenvolvimento de um ecossistema agnóstico quanto ao fornecedor de software portátil e interoperável de 'plug and produce' que pode ser executado em praticamente qualquer hardware. Ao dissociar software de hardware, partilhar uma implementação de referência do tempo de execução do padrão IEC 61499, e combinar os universos da tecnologia da informação (TI) e da tecnologia operacional (TO), a organização visa criar uma categoria totalmente nova de automação industrial e desbloquear todo o potencial da Indústria 4.0.
“A UniversalAutomation.org marca o início de uma nova era da automação industrial”, afirmou Barbara Frei, Executive Vice President, Industrial Automation da Schneider Electric.

“As atuais arquiteturas têm feito um ótimo trabalho no progresso da indústria até ao ponto em que estamos agora; mas, para alcançar sustentabilidade, inovação e agilidade de próxima geração, precisamos de adotar software portátil e interoperável. Fazê-lo requer que reimaginemos os nossos sistemas e processos atuais, bem como colaboração a uma nova escala, algo que os membros da UniversalAutomation.org concordaram em fazer”, acrescenta.

As organizações envolvidas no UniversalAutomation.org incluem: Aalto University, Advantech, Asus, Belden, Cargill, eaw Relaistechnik GmbH, ESA, ETP, Flexbridge, Georgia-Pacific, GR3N, Hirschmann, HTW Berlin, Intel, Jetter, Johannes Kepler University Linz, Kongsberg Maritime, Lawrence Technological University, Lumberg Automation, Phoenix Contact, ProSoft, R. Stahl, Shell, VP Process, Wilo, Wood e Yokogawa. Espera-se que outras empresas se juntem em breve, uma vez que a associação está a recrutar novos membros ativamente.
Os membros vão trabalhar em conjunto para desenvolver e adotar a próxima geração de soluções de automação universal, implementando coletivamente o tempo de execução e seguindo os princípios da existência de um código-fonte partilhado. Os membros terão acesso e capacidade para moldar a próxima geração de automação, e todas as organizações que procuram apoiar o progresso da automação industrial são convidadas a aderir.
“As operações industriais estão a passar por uma transformação total”, disse John Conway, Presidente da UniversalAutomation.org.

“Tal como o setor das TI provou, os avanços em machine learning, realidade aumentada, análise de dados em tempo real e IoT são uma grande promessa para progressos radicais também no desempenho, agilidade e sustentabilidade. Contudo, esta promessa está a ser bloqueada dentro da indústria por plataformas de automação proprietárias e fechadas que restringem uma adoção generalizada, dificultam a inovação, são difíceis de integrar com componentes de terceiros e apresentam atualização e manutenção dispendiosas. Utilizar um tempo de execução partilhado altera tudo isto”, adiantou.

A portabilidade já é uma realidade noutros setores do mercado. Por exemplo, as aplicações móveis são desenvolvidas para serem executadas em diferentes marcas de smartphones, o que possibilita avanços rápidos através da inovação coletiva. Até agora, o mundo industrial tem trabalhado de forma diferente, com arquiteturas proprietárias fechadas e software que está dependente de hardware.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial