Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Sistema de controlo distribuído EcoStruxure™ Foxboro™, da Schneider Electric

O Instalador10/03/2022
A empresa é o primeiro fornecedor de sistemas de controlo industrial a receber as certificações de cibersegurança ISASecure ISA/IEC 62443 para o seu sistema de controlo distribuído, componentes, ciclo de vida de desenvolvimento seguro e integração de sistemas.
foto

A Schneider Electric anunciou que o seu Sistema de Controlo Distribuído (DCS) EcoStruxure Foxboro recebeu a certificação de cibersegurança ISASecure® System Security Assurance 4.0.0 de Nível 1 ISA/IEC 62443-3-3, reconhecida internacionalmente e prevalecente no setor.

Esta aprovação complementa as atuais certificações ISA/IEC 62443-4-2 ISASecure® Component Security Assurance (CSA) 1.0.0 e ISA/IEC 62443-4-1 ISASecure® Security Development Lifecycle Assurance (SDLA) 2.0.0, bem como as suas certificações IEC62443-2-4 System Integrator Security for Industrial automation and control systems, que foram recebidas em 2019, 2020 e 2021, respetivamente. Desta forma, a Schneider Electric torna-se o primeiro fornecedor de sistemas de automação industrial a receber estas certificações de cibersegurança fundamentais para o seu sistema de controlo distribuído, componentes, ciclo de vida de desenvolvimento seguro e integração de sistemas.

Proteger operações críticas em todo o mundo

Emitida pelo The ISA Security Compliance Institute, a certificação ISASecure® Nível 1 ISA/IEC 62443-3-3 confirma que as práticas de desenvolvimento do DCS EcoStruxure Foxboro da Schneider Electric são sujeitas a testes robustos e respeitam os protocolos e práticas de desenvolvimento mais rigorosos, o que ajuda os clientes a defender os seus ativos e processos operacionais mais críticos de ciberataques.

“A Schneider Electric tem sido, consistentemente, líder de opinião no que toca à cibersegurança dos sistemas de automação e controlo”, afirmou Andre Ristaino, ISA Managing Director do programa de certificação ISASecure.

“A empresa contribui proativamente para programas globais de cibersegurança da ISA, incluindo as normas ISA99, LOGIIC, ISASecure e a ISA Global Cybersecurity Alliance. O seu empenho em elevar a cibersegurança a uma disciplina de engenharia tem sido fundamental para melhorar a forma como o setor protege e garante a segurança das operações e ativos mais críticos do mundo”, salienta.

“Na era da transformação digital, à medida que os ativos operacionais se tornam mais conectados, são necessários sistemas de controlo e componentes mais resilientes para reduzir e prevenir os riscos de cibersegurança que afetam a segurança, a eficiência e a sustentabilidade das operações”, comenta Michael J. Martinez, Foxboro DCS Global Leader da Schneider Electric.

“Começámos a envidar esforços para obter estas importantes certificações ISASecure em três áreas – componentes, sistemas certificados e organizações de desenvolvimento certificadas – há vários anos. Esta certificação é mais um passo nesse sentido, oferecendo um nível adicional de confiança a todos os nossos clientes e parceiros e reafirmando que a cibersegurança é intrínseca aos nossos sistemas, software e soluções de automação industrial”, acrescenta.

A Schneider Electric é o primeiro membro Fundador da ISA Global Cybersecurity Alliance, um fórum de colaboração de empresas-membros que têm como objetivo promover a consciencialização, educação, preparação e partilha de conhecimentos sobre cibersegurança em todo o setor, a uma escala global.

Os objetivos desta Aliança incluem: ampliar o desenvolvimento e a utilização da série de normas ISA/IEC 62443; partilhar conhecimentos num ambiente aberto; oferecer ferramentas de melhores práticas para ajudar as empresas a proteger as suas infraestruturas; criar programas de educação e certificação e defender a sensibilização para a cibersegurança; e adotar abordagens sensatas junto de governos e organismos reguladores mundiais.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric España, S.A.U.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial