Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric novamente reconhecida pelo Fórum Económico Mundial

25/04/2022
A fábrica em Hyderabad (Índia) foi reconhecida como 'Advanced Lighthouse', sendo a quinta da Schneider Electric a obter esta distinção.
Imagen

A Schneider Electric anunciou que a sua fábrica em Le Vaudreuil (França) foi reconhecida pelo Fórum Económico Mundial (FEM) como 'Sustainability Lighthouse'.

É uma das seis únicas fábricas em todo o mundo com este estatuto, e a segunda da Schneider Electric, após a fábrica de Lexington (EUA) tê-lo recebido em setembro do ano passado.

O Fórum Económico Mundial também reconheceu a Smart Factory da empresa em Hyderabad (Índia) como 'Advanced Lightouse' – a quinta fábrica da Schneider Electric a receber esta distinção até ao momento, juntando-se às de Le Vaudreuil, Lexington, Wuxi (China) e Batam (Indonésia).

As 'Sustainability Lighthouses' do FEM exibem e reconhecem as melhores práticas globais de tecnologias 4IR na produção industrial. Estas demonstram como as empresas podem desbloquear novos níveis de sustentabilidade nas suas operações e soluções vantajosas em todos os sentidos: oferecendo maior competitividade operacional e, ao mesmo tempo, maior gestão ambiental, para um futuro mais limpo e mais sustentável.

A fábrica de Le Vaudreuil é um caso convincente do poder dos dados para gerar melhores resultados de sustentabilidade. A fábrica implementou sensores IIoT conectados a plataformas digitais, e a visibilidade desses novos dados permitiu uma gestão otimizada da energia para reduzir a sua utilização em 25%, reduzir o desperdício de material em 17% e ainda as emissões de CO2 em 25%.

A fábrica inteligente está equipada com uma estação de reciclagem de água 'rejeição zero', conectada a analítica na Cloud monitorizada por IA, que prevê e processa os fluxos e leva a uma redução de 64% no consumo de água.

A fábrica de Hyderabad, centrada na manufatura de produtos de missão crítica, tira partido das soluções EcoStruxure IIoT da Schneider Electric para capacitar as equipas a tomarem melhores decisões, e de forma mais rápida, para obter melhores resultados para os clientes. As instalações fazem uso de análises preditivas e prescritivas, deep learning de IA e tecnologias integradas 4IR para dar resposta às exigências em constante mudança dos clientes, o que resultou num aumento de 54% do crescimento do negócio. A eficiência de produção aumentou em 9%, enquanto as falhas de campo foram reduzidas em 48% e os tempos de execução em 67%.
“O investimento nas tecnologias da Quarta Revolução Industrial é impulsionado pelo nosso compromisso com os clientes, a sustentabilidade e a melhoria dos resultados de negócio”, afirmou Mourad Tamoud, Executive Vice President of Global Supply Chain da Schneider Electric. “Este mais recente reconhecimento do Fórum Económico Mundial concedido às fábricas de Le Vaudreuil e Hyderabad oferece-nos casos convincentes da implementação rápida e ampla de tecnologias 4IR – os fabricantes consegues benefícios significativos de sustentabilidade, agilidade e resiliência”, adianta.
Estes exemplos mais recentes demonstram o compromisso da Schneider Electric com o seu propósito. "Estamos sempre a procurar melhorar e melhorar a nossa cadeia de abastecimento para os clientes e a sociedade, reafirmando-nos como um parceiro fiável para a digitalização e a sustentabilidade”, reforçou Tamoud.

“Nunca esquecemos que são as nossas pessoas que tornam isto possível, e é por isso que investimos no desenvolvimento das suas capacidades e conhecimentos digitais, como parte de nossa visão para as pessoas e do investimento nos nossos colaboradores”, refere.

Em colaboração com a McKinsey & Company, o Fórum Económico Mundial iniciou a iniciativa Global Lighthouse Network em 2018 para reconhecer os fabricantes que lideram o crescimento da Quarta Revolução Industrial. A fábrica de Hyderabad junta-se a uma lista de mais de 100 instalações na Global Lighthouse Network que criam inovação em modelos de negócio e acrescentam valor para os clientes através de tecnologias 4IR. Estas empresas demonstram como as operações digitais criam produtividade e ganhos de eficiência para permitir o crescimento sustentável perante perturbações e desafios generalizados.

Programa STRIVE

As fábricas de Hyderabad e Le Vaudreuil fazem parte da iniciativa global de fábricas e centros de distribuição inteligentes da Schneider Electric, que abrange cerca de 300 fábricas e centros logísticos em mais de 40 países. Esta iniciativa – parte do programa STRIVE da empresa – visa fazer frente ao desafio fundamental da sustentabilidade, ao mesmo tempo que aumenta a rentabilidade e a eficiência.

O STRIVE (Sustainable, Trusted, Resilient, Intelligent, Velocity and Efficiency, ou Sustentável, Fiável, Resiliente, Inteligente, Veloz e Eficiente em português) é a próxima evolução da transformação da cadeia de abastecimento da Schneider Electric, no sentido de ser mais ágil, inovadora, centrada nos clientes e no planeta.

  • Sustentável: a Schneider Electric está a implementar projetos para construir cadeias de abastecimento circulares e neutras em carbono, preservando a biodiversidade local.
  • Fiável & Resiliente: a Schneider Electric fortalece a sua resiliência através de múltiplos recursos e garante que não há um único ponto de falha nas suas linhas de produção. Tirando partido da tecnologia, podemos criar uma experiência altamente personalizada para os nossos clientes e garantir qualidade superior através de uma visibilidade de ponta a ponta sobre as suas operações.
  • Inteligente: ao tirar partido do digital, a Schneider Electric prevê, previne e automatiza para conseguir uma cadeia de abastecimento altamente flexível e gerida remotamente.
  • Velocidade & Eficiência: a Schneider Electric tira partido da sua forte presença regional, da mentalidade ágil e dos parceiros fornecedores.

O STRIVE faz parte da visão da Schneider Electric de que a eletrificação e a digitalização são ferramentas inextricáveis na luta contra as alterações climáticas. Esta visão levou a empresa a classificar-se na quarta posição no ranking Gartner Supply Chain Top 25 de 2021.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial