Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O tempo de carregamento varia em função da localização da estação e da potência disponível

Que fatores há de ter em conta num sistema de carregadores de carros elétricos?

23/05/2022

As inquietudes perante às alterações climáticas têm provocado que o número de condutores dos veículos elétricos cresça de forma exponencial. É importante, pois, saber com clareza cual é os carregadores de carros elétricos mais adequados a usar em função do tempo, da potência que dispomos e o tipo de VE que temos de carregar.

Podemos agrupar os veículos elétricos em quatro grupos: os veículos elétricos com bateria (BEV), os veículos híbridos de ligação à rede elétrica (PHEV), os veículos elétricos híbridos (HEV) e os veículos elétricos de célula de combustível (FCEV). Partimos do princípio que um veículo elétrico é um tipo de veículo que se impulsiona por um motor elétrico, graças à energia que é recolhida nas baterias recarregáveis. Os carregadores de carros elétricos realiza-se através de uma ou várias entradas e de um carregador que transforma a eletricidade de CA em CC para que esta possa ser acumulada na bateria.

A potência dos carregadores de carros elétricos varia em função do tipo de conector utilizado

Em geral, a potência de um motor de um automóvel elétrico situa-se entre os 15 e os 500 kW. Quanto ao sistema de armazenamento e de bateria, traduz-se numa classe de energia de 5 a 100 kWh e uns níveis de tensão de 300 a 800 V. Os kWh que são guardados na bateria nos dará uma indicação aproximada do nível de autonomia do veículo. As baterias dos VE têm uma vida útil próxima de uma década, mas há que ter em conta que os carregadores de carros elétricos rápido pode afetar a capacidade, o rendimento e a vida útil, se este tipo de carregamento for feito de forma abusiva (mais de 3 vezes por mês).

Existem vários tipos de conectores de carregamento de veículos elétricos em função da estação de carregamento com a qual operam. O regulamento IEC 62196-2 estabelece os conectores CA enquanto que a norma IEC 62196-3 regula os conectores CC. O conector tipo 1 (SAE J1772) é utilizado com a estação de carregamento de veículos elétricos tipo CA, é parecida com a tomada doméstica, abastece entre 3 e 7,4 kW e permite unicamente um carregamento monofásico de intensidade de 32 A. Por outro lado, o conector tipo 2 (IEC 62196-2) é semelhante ao anterior, porém, é adequado para um carregamento trifásico e de 3 a 43 kW, é o tipo padrão europeu. Os sistemas de carregamento combinado (CSS) são capazes de efetuar tanto carregamentos CC como CA até aos 350 kW.

EVlink é a gama de estações de carregamento de veículos eléctricos da Schneider Electric
EVlink é a gama de estações de carregamento de veículos eléctricos da Schneider Electric.

A potência da estação de carregamento de veículos elétricos irá determinar o tempo de carregamento do automóvel

Atualmente há vários locais onde podemos encontrar uma estação de carregamento de veículos elétricos como, por exemplo, em casa, no trabalho, em locais públicos, nos parques de estacionamento de frotas ou nas vias de trânsito. A localização da estação de carregamento irá estabelecer diferentes tempos de carregamento, custo, modo de carregamento, classe de potência…

O local mais comum de onde é realizado o carregamento de veículos elétricos é na residência. Trata-se de um carregamento económico, que é adequado para os deslocamentos diários do utilizador, que normalmente ocorre durante a noite e, portanto, a eletricidade é mais económica. É um tipo de carregamento de veículos elétricos monofásico e com uma potência máxima de 7,4 kW, é bastante lento e, com o qual, requer várias horas.

  • Estação de carregamento de veículos elétricos no local de trabalho

São cada vez mais as empresas que estão a incorporar pontos de carregamento de veículos elétricos nas suas instalações. O custo é normalmente mais barato do que efetuar o carregamento em casa e os carregadores são tipicamente trifásicos com uma potência entre os 11 e os 22 kW.

  • Estação de carregamento de veículos elétricos em edifícios comerciais

Para além do trabalho e das habitações, a frota de estações de carregamento de veículos elétricos está a estender-se gradualmente. São cada vez mais os supermercados, os centros comerciais e os restaurantes que incorporam nas suas instalações uma estação de carregamento de veículos elétricos. Estes pontos de carregamento fornecem ao utilizador uma recarga ocasional que leva apenas algumas horas e, portanto, estamos a falar de um carregamento rápido do veículo que utiliza uma potência de 22 kW.

  • Estação de carregamento de veículos elétricos para automóveis em trânsito

Estes tipos de pontos de carregamento podem ser encontrados em autoestradas ou nos centros urbanos, é um tipo de estação de carregamento de veículos elétricos que oferece um carregamento rápido e eficiente para os automóveis na estrada. É um carregamento CC e a sua classe de potência pode fluir entre os 50 e os 350 kW, isto é importante porque variará o tempo de carregamento do veículo, porém, é normalmente carregado em apenas meia hora. Adverte-se que, apesar deste tipo de carregamento ser cómodo, não se deve abusar dele, já que uma utilização contínua encurta a vida útil das baterias.

A Schneider Electric dispõe da gama de carregadores de carros elétricos Evlink, que são encontradas nas estações de carregamento de veículos elétricos tanto nos espaços privados como nos públicos ou nas soluções de carregamento rápido capazes de recargar 80% da bateria do veículo em menos de duas horas.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial