Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ChemiTek: os especialistas da indústria solar cuja tecnologia líquida transformou o setor

ChemiTek18/07/2022

A ChemiTek inovou ao entrar na área das soluções de limpeza e manutenção da indústria Solar. Apenas com quatro anos, a empresa portuguesa conquistou o mercado com a sua ‘tecnologia líquida’ testada, certificada e sustentável, para tornar a produção de energia mais eficiente e proteger os painéis solares, estando hoje espalhada pelo mundo em mais de 30 países.

Imagen

Prevê-se que a energia solar seja a segunda maior fonte de geração de energia do Mundo em 2050, representando 25% da energia gerada mundialmente. Estes dados fizeram o CEO e fundador da ChemiTek, César Martins, olhar para a importância da manutenção dos painéis solares, fator-chave para a sua boa performance a longo prazo. Foi assim que, no final de 2017, César Martins, mestre em Micro/Nanotecnologia, apercebendo-se da lacuna evidente que existia no mercado solar na área da otimização e limpeza de painéis criou a ChemiTek. “Associei-me à Startup Braga e, em simultâneo, fui testando soluções em conjunto com o Instituto de Nanotecnologia (INL).”, revela o responsável, que hoje conta já com o investimento dos acionistas Ganexa Capital – lead investor, juntamente com a Statusmaneuver e a EDP Ventures, Portugal Ventures, BrainCapital e SummaGP e Startup Braga (SBS).

Vários estudos revelam que os painéis solares perdem eficiência ao longo do tempo por diversos fatores, sendo o principal a sujidade orgânica que reduz a capacidade de absorção da luz solar, podendo levar a uma perda de produção de energia entre 20% a 50%. Deste modo, a Chemitek em parceria com empresas de O&M e gestores de parques solares desenvolveu uma gama de produtos para resolver problemas específicos da indústria solar. Os 8 produtos da gama solar foram desenvolvidos tendo por base os diferentes problemas e as condições de cada central solar. Como não existem duas centrais solares iguais, foram estudadas diferentes condições, tais como a quantidade e o tipo de sujidade, a localização dos painéis e o clima local, bem como o método de limpeza, de forma a encontrar a melhor solução para o ativo solar dos seus clientes.

Desta forma, os produtos da ChemiTek na área da energia solar estão divididos em duas categorias que se complementam perfeitamente: a remoção de agentes contaminantes e a proteção e mitigação através de revestimentos adequados às diferentes condições que envolvem os painéis solares.
Gama de Produtos da Indústria Solar ChemiTek
Gama de Produtos da Indústria Solar ChemiTek.

Na remoção de agentes contaminantes poderá encontrar produtos completamente inovadores, como o Cement Removal Agent, um agente concentrado para a limpeza de pó de cimento, pó de pedra, gesso e outros contaminantes alcalinos que ficam incrustados na superfície do vidro dos módulos solares. Não era algo em que a empresa pensasse aquando da criação dos produtos, mas as centrais de betão têm normalmente parques solares nas redondezas devido à sua elevada pegada de CO2, e o cimento acaba por fixar-se nos painéis.

Problemas com pó de cimento VS. Utilização de Cement Removal Agent
Problemas com pó de cimento VS. Utilização de Cement Removal Agent.

Poderá ainda encontrar agentes de remoção como o Lichen Removal Agent para a remoção de líquenes, musgos e fungos, contaminantes que são muito comuns em climas mais húmidos. Também a sujidade orgânica, como os dejetos de pássaros, pó e poeiras, pólen e cera de abelha entre outros, podem ser removidos com o seu produto pioneiro, o Solar Wash Protect - um produto 2 em 1, para além de limpar diferentes tipos de sujidade orgânica dos painéis também confere uma proteção antiestática ao mesmo tempo.

Problemas com dejetos de pássaros VS. Utilização de Solar Wash Protect
Problemas com dejetos de pássaros VS. Utilização de Solar Wash Protect.

Biodegradáveis e amigos do ambiente, os produtos da ChemiTek são totalmente testados e certificados pelo laboratório internacional TÜV Sud, e contam com cartas de conformidade de 12 dos 15 maiores produtores de painéis solares fotovoltaicos do mundo (TRINA, GCL, LONGI, JINKO, etc.). Todo este processo é dispendioso e implica persistência e um grande número de testes dos produtos da ChemiTek para a sua validação oficial dos gigantes da indústria solar, mas que realmente diferencia a empresa da concorrência.

Os produtos da ChemiTek são concentrados e pensados para otimizar a produção de energia, poupando dinheiro quer aos gestores dos parques solares quer às equipas de limpeza e manutenção dos mesmos. Além disso, o desenvolvimento destas soluções biodegradáveis prendeu-se com o facto de as soluções existentes no mercado atualmente serem maioritariamente nocivas para o meio ambiente e para os painéis solares, bem como necessitam de uma grande quantidade de água.

Se pretende saber qual é o produto mais indicado para remover os contaminantes dos seus módulos, bem como para proteger e aumentar a eficiência da sua central solar, tenha em consideração que o nível e tipo de sujidade, o clima local e o método de limpeza da sua planta definirão qual a melhor solução para si.

Tenha como exemplo a tabela abaixo representada, com resultados independentes obtidos durante testes que se realizaram ao longo de seis meses no Instituto 'Green Energy Park', em Rabat (Marrocos), de forma a concluir qual a produção adicional de energia em comparação com os módulos limpos apenas com água:

Resultados obtidos após testes Independentes no Instituto 'Green Energy Park', em Rabat, Marrocos, desde setembro de 2021 até março de 2022...
Resultados obtidos após testes Independentes no Instituto 'Green Energy Park', em Rabat, Marrocos, desde setembro de 2021 até março de 2022.
Apesar da empresa vender os seus produtos numa ótica B2B, os clientes finais que procurem soluções prontas-a-usar para remover dejetos de pássaros, pó, resina, cera de abelha, entre outros, dos seus painéis solares nas suas residências poderão fazê-lo através da ChemiTek ou em lojas online, como o distribuidor oficial em Portugal, Bricobutikk.

Empresas ou entidades relacionadas

Chemitek - Química Avançada, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial