Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Vulcano assinala o início do verão com cinco dicas sustentáveis

29/06/2022

Para assinalar a recente chegada do verão, a Vulcano preparou conselhos úteis para promover momentos de conforto naquela que é, por muitos, a tão esperada estação do ano.

foto
O verão é, habitualmente, sinónimo de temperaturas mais elevadas e, como tal, a utilização do ar condicionado é uma prática recorrente de forma a criar ambientes de conforto e capazes de promover o bem-estar.

Uma questão associada muitas vezes a este tema é a sustentabilidade e o consumo energético. Por isso, para assinalar a chegada do verão, a Vulcano selecionou cinco dicas para aliar a sustentabilidade a um símbolo de conforto desta estação, o ar condicionado.

1. Escolha o modelo que mais se adequa às suas necessidades: É importante ter em conta as dimensões e o número de divisões a climatizar.

2. Isolar: é importante que a divisão que pretende arrefecer fique isolada, com a porta fechada, se for possível, pois isso faz com que a temperatura desejada seja atingida mais rapidamente.

3. Definir temperatura ideal: o ar condicionado não deverá ser usado na temperatura mais baixa, uma vez que além de não arrefecer o ambiente mais depressa, provocará um aumento do consumo de energia. Durante o verão, a temperatura ideal encontra-se em torno dos 24 °C, por exemplo.

4. Instalação: associado à necessidade de instalação por profissionais especializados, até porque uma instalação feita de forma errada pode aumentar o consumo energético, é importante ter em conta alguns pontos como a zona específica em que fica o aparelho, pois existem algumas especificidades que permitem aumentar o nível de conforto, como garantir uma correta distribuição de ar e evitar a interferência com outros equipamentos que difundam calor.

5. Tecnologia e manutenção: é importante que o equipamento possa obedecer a critérios, com uma tecnologia suficientemente desenvolvida para permitir maior poupança energética, assim como é muito relevante também que seja feita uma manutenção com limpeza periódica de filtros, crucial para permitir desobstrução das saídas de ar e maior eficiência.

Empresas ou entidades relacionadas

Vulcano

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial