Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Os vencedores receberam um prémio monetário no valor de 10 mil euros

Ideia inovadora de estufa solar vence 'Schneider Go Green' da Schneider Electric

05/07/2022
A equipa GreenOverMorrow, de Marrocos, venceu com uma solução inteligente de gestão de energia que contribui para a transição energética na agricultura.
Imagen

A Schneider Electric anunciou que a equipa GreenOverMorrow, de Marrocos, foi a equipa vencedora do Schneider Go Green, um concurso anual que convida estudantes universitários de todo o mundo a partilharem as suas ideias de inovações que possam ajudar a tornar o mundo mais limpo, inclusivo e sustentável.

Liderada por Abir Werzgan, Hajar Werzgan e Omrane Derhy, a equipa GreenOverMorrow foi reconhecida pela sua estufa automatizada: uma solução IoT, capacitada por Inteligência Artificial (IA) e XaaS (Everything-as-a-Service), que utiliza painéis solares e dados da rede e das colheitas para reduzir as perdas de energia, economizar água e reduzir as emissões de carbono.
O painel de jurados, composto por executivos sénior da Schneider Electric e da AVEVA, ficou particularmente impressionado com a aplicabilidade da solução vencedora e o entusiasmo demonstrado pela equipa em ter um impacto positivo na agricultura da sua região.

Os juízes felicitaram todos os finalistas pelo seu excelente trabalho, pelas apresentações informativas e pela imensa energia que demonstraram, comentando ainda que “a solução vencedora da equipa GreenOverMorrow combina a gestão de energia otimizada com um modelo de negócio de serviços por subscrição, e pode potencialmente desbloquear uma produção alimentar mais sustentável, não só em Marrocos, mas também noutras partes do mundo”.

A equipa vencedora, formada por estudantes da Universidade ENSAM de Casablanca e da Universidade Politécnica Mohammed VI em Ben Guerir, receberá um prémio monetário de 10 mil euros. Sete outras equipas – cada uma representando uma região diferente – conseguiram chegar à fase final do concurso, e todos os participantes receberam mentoria para os ajudar a aperfeiçoar as suas ideias e apresentá-las ao júri.
“Com tantos desafios que o planeta enfrenta atualmente – tanto ambientais como sociais – todos temos de ajudar a criar um impacto positivo”, afirmou Charise Le, Chief Human Resources Officer da Schneider Electric. “A mudança não tem de ser sempre gigantesca, nem ocorrer de cima para baixo. Na verdade, inovações como estas – direcionadas, práticas e numa escala menor, mas também ousadas e com impacto – são uma parte importante da solução geral. É nossa responsabilidade ajudá-las a tornar-se realidade”, adiantou.
Originalmente lançado em 2011 pela Schneider Electric, e agora em colaboração com a empresa de software industrial AVEVA, o Schneider Go Green expandiu-se rapidamente durante a última década. Só em 2022, mais de 22.200 estudantes de 200 países inscreveram-se no evento, e mais de 3.700 apresentaram ideias inovadoras enquadradas nas cinco categorias do concurso: Acesso à Energia; Casas do Futuro; Cadeia Global de Abastecimento do Futuro; Redes do Futuro e Descodificação do Futuro.

Para mais detalhes sobre o concurso, incluindo como fazer a pré-inscrição para o evento de 2023, visite gogreen.se.com

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial