Celebrou 75 anos em 2021 e tem uma presença e “posicionamento singular no mercado português”. É desta forma que António Ricca carateriza a EFAFLU. Nesta entrevista, o presidente da empresa aborda os segmentos mais fortes da marca (bombagem e ventilação) e desvenda algumas novidades, nomeadamente, a ampliação das instalações “para potenciar o crescimento ao longo da próxima década”. Além disso, refere o responsável, há equipamentos em desenvolvimento, a lançar em 2023 pela EFAFLU, e que “irão corresponder às necessidades da nova vaga da indústria 5.0, um pré-requisito essencial para a ‘fábrica inteligente’ do futuro”.
“A evolução do mercado tem sido favorável à EFAFLU”, diz António Ricca.
A EFAFLU tem um posicionamento singular no mercado português. É uma empresa que fez 75 anos de existência em 2021 e é o único fabricante nacional de uma gama extensa de sistemas de bombagem com elevado investimento anual em desenvolvimento tecnológico. Procuramos ser a solução para qualquer necessidade de bombagem ou ventilação que os nossos clientes tenham. Sendo uma empresa 100% portuguesa podemos seguir uma política autónoma e pensando sempre no longo prazo. O apoio - quer em termos de crédito quer em termos de stock disponível - que conseguimos dar aos nossos clientes na crise financeira que ocorreu há uns anos foi revelador da diferença de posicionamento entre a EFAFLU e as multinacionais presentes no mercado.
A EFAFLU procura ainda ser ‘motor’ integrante da sociedade que nos rodeia: apoiamos anualmente diversas instituições de solidariedade e na comemoração dos nossos 75 anos de vida oferecemos à marinha portuguesa a recuperação do farol na Foz do Rio Douro. Temos que devolver à sociedade aquilo que ela nos vai dando; é também uma vantagem de sermos uma empresa nacional!
Não há mais nenhuma empresa da nossa área em Portugal com capacidade para colocar uma equipe própria numa madrugada de fim-de-semana a ocorrer a uma urgência dum cliente; e além disso - porque temos engenharia e laboratórios próprios - podemos dar assistência quer aos nossos equipamentos quer aos equipamentos dos nossos concorrentes
Nota-se ainda que a engenharia portuguesa presente na EFAFLU e no nosso quadro de colaboradores é cada vez mais valorizada pelos nossos clientes e nomeadamente que pelos gabinetes de projeto.
A engenharia portuguesa presente na EFAFLU e no nosso quadro de colaboradores é cada vez mais valorizada pelos nossos clientes e nomeadamente que pelos gabinetes de projeto
Temos duas vertentes:
O mercado nacional é e será sempre um vetor de crescimento importante para a EFAFLU. Os próximos anos apresentam várias oportunidades em investimentos alavancados nos fundos europeus no âmbito do PRR. Investimentos fundamentais para reabilitar a indústria nacional, tornando-a mais competitiva.
A indústria nacional é nos próximos anos uma forte aposta da EFAFLU, está em curso o reforço substancial da nossa equipa (vendas, engenharia e pós-venda) totalmente dedicada a servir este mercado muito específico.
Os equipamentos em desenvolvimento a serem lançados pela EFAFLU em 2023 irão corresponder às necessidades da nova vaga da indústria 5.0, um pré-requisito essencial para a ‘fábrica inteligente’ do futuro. Os vários sistemas da EFAFLU (bombagem, ventilação e geradores) irão integrar vários tipos de sensores, dispositivos para a transmissão de informações de funcionamento em tempo real e sem fios.
A EFAFLU vai iniciar, em breve, a ampliação das suas instalações para potenciar o crescimento ao longo da próxima década. Vão ser mais cerca de 3.000 m2 de área fabril. Mas o objetivo não é apenas o mercado nacional. O Grupo de empresas onde nos inserimos (que inclui também a Universal Motors e empresas nossas em Espanha e no Reino Unido) depende neste momento em ceda de 45-50% do mercado nacional, mas se o plano de crescimento se cumprir a ainda elevada dependência do mercado nacional irá diminuir ao longo dos anos.
Mas no segmento industrial, onde o cliente procura um elevado nível de qualidade e fiabilidade e uma capacidade de interlocução técnica elevada e próxima, a EFAFLU tem conseguido ano após ano crescer de forma muito sustentável. Este crescimento tem ocorrido principalmente na Europa, mas também na América do Norte. Este caminho de exportação direta é para prosseguir e reforçar.
No entanto, há outro vetor muito relevante que é a nossa empresa em Liverpool (Reino Unido). Este ano vamos ter um nível de catividade superior a 1,5M£ num mercado muito exigente e competitivo. E dobrar este número muito rapidamente (recordo na outra empresa do grupo no Reino Unido vamos faturar cerca de 4M£ este ano).
É simples! Apostem na boa engenharia portuguesa e sejam exigentes com a qualidade dos produtos e do apoio prestado, sem nunca esquecer o papel mais abrangente que uma empresa tem na sociedade.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal