Informação profissional do setor das instalações em Portugal
“Procuramos ser a solução para qualquer necessidade de bombagem ou ventilação que os nossos clientes tenham”

Entrevista com António Ricca, Presidente da EFAFLU

Ana Clara14/09/2022

Celebrou 75 anos em 2021 e tem uma presença e “posicionamento singular no mercado português”. É desta forma que António Ricca carateriza a EFAFLU. Nesta entrevista, o presidente da empresa aborda os segmentos mais fortes da marca (bombagem e ventilação) e desvenda algumas novidades, nomeadamente, a ampliação das instalações “para potenciar o crescimento ao longo da próxima década”. Além disso, refere o responsável, há equipamentos em desenvolvimento, a lançar em 2023 pela EFAFLU, e que “irão corresponder às necessidades da nova vaga da indústria 5.0, um pré-requisito essencial para a ‘fábrica inteligente’ do futuro”.

“A evolução do mercado tem sido favorável à EFAFLU”, diz António Ricca

“A evolução do mercado tem sido favorável à EFAFLU”, diz António Ricca.

Fale-me um pouco do posicionamento comercial e atual da EFAFLU no mercado português?

A EFAFLU tem um posicionamento singular no mercado português. É uma empresa que fez 75 anos de existência em 2021 e é o único fabricante nacional de uma gama extensa de sistemas de bombagem com elevado investimento anual em desenvolvimento tecnológico. Procuramos ser a solução para qualquer necessidade de bombagem ou ventilação que os nossos clientes tenham. Sendo uma empresa 100% portuguesa podemos seguir uma política autónoma e pensando sempre no longo prazo. O apoio - quer em termos de crédito quer em termos de stock disponível - que conseguimos dar aos nossos clientes na crise financeira que ocorreu há uns anos foi revelador da diferença de posicionamento entre a EFAFLU e as multinacionais presentes no mercado.

A EFAFLU procura ainda ser ‘motor’ integrante da sociedade que nos rodeia: apoiamos anualmente diversas instituições de solidariedade e na comemoração dos nossos 75 anos de vida oferecemos à marinha portuguesa a recuperação do farol na Foz do Rio Douro. Temos que devolver à sociedade aquilo que ela nos vai dando; é também uma vantagem de sermos uma empresa nacional!

A empresa atua no mercado da produção, comercialização e sistemas de bombagem e ventiladores. Como tem corrido?

A evolução do mercado tem sido favorável à EFAFLU. OS clientes são sensíveis à qualidade quer dos produtos quer do apoio técnico; somos a única empresa a dispor dum serviço próprio de assistência após venda o que garante uma rapidez e qualidade na resposta que não tem paralelo em Portugal. É esta aposta na qualidade, quer dos produtos fabricados, quer no serviço prestado, e que permitem à EFAFLU crescer ano após ano com a confiança que os clientes nos depositam.

Não há mais nenhuma empresa da nossa área em Portugal com capacidade para colocar uma equipe própria numa madrugada de fim-de-semana a ocorrer a uma urgência dum cliente; e além disso - porque temos engenharia e laboratórios próprios - podemos dar assistência quer aos nossos equipamentos quer aos equipamentos dos nossos concorrentes

Nota-se ainda que a engenharia portuguesa presente na EFAFLU e no nosso quadro de colaboradores é cada vez mais valorizada pelos nossos clientes e nomeadamente que pelos gabinetes de projeto.

A engenharia portuguesa presente na EFAFLU e no nosso quadro de colaboradores é cada vez mais valorizada pelos nossos clientes e nomeadamente que pelos gabinetes de projeto

A EFAFLU vai iniciar, em breve, a ampliação das suas instalações para potenciar o crescimento ao longo da próxima década...
A EFAFLU vai iniciar, em breve, a ampliação das suas instalações para potenciar o crescimento ao longo da próxima década.

Dê-me exemplos dos principais produtos na área da bombagem, ventilação e geradores?

Nos sistemas de bombagem, a nossa gama é vastíssima abrangendo a indústria, os edifícios as ‘utilities’, etc… já na ventilação somos claramente mais fortes na área industrial. Na gama de geradores – área recente na EFAFLU – optamos por apostar apenas nos geradores de dimensão média ou grande.

A nível de tecnologia, fale-me um pouco da incorporação nas soluções da EFAFLU.

A EFAFLU tem uma equipa de R&D que desenvolve soluções quer de resposta a necessidades específicas dos clientes quer de desenvolvimento geral da gama da EFAFLU; a questão da eficiência energética e da telegestão são hoje áreas muito relevantes. Mas procurámos também posicionar a EFAFLU como parceiro de alguns utilizadores extremamente exigentes: a título de exemplo a gama desenvolvida pela EFAFLU para circulação de fluidos de refrigeração está certificada para arranque com temperaturas exteriores abaixo dos -50 C – valores que a nossa concorrência não conseguiu atingir. Isto é reflexo da qualidade da engenharia portuguesa.

Quanto à formação, qual é a importância da mesma para a empresa e que tipo de iniciativas têm feito?

A empresa nos últimos anos tem aumentado muito na formação; não só na formação executiva de quadros com elevado potencial, mas também na generalização de competências de base (excel, línguas, etc…). Consideramos que não só é útil para a EFAFLU como valoriza todos os participantes; e se um dia optarem por uma carreira profissional fora da EFAFLU partem mais valorizados e com mais competências – isso só nos pode trazer satisfação. É este o papel que uma empresa responsável tem que ter.

Cada vez mais a questão ambiental e a descarbonização são importantes. Quais são as preocupações da EFAFLU a nível de equipamentos em termos energéticos?

Temos duas vertentes:

  • Em termos dos equipamentos que produzimos há um esforço permanente na melhoria da eficiência energética, quer do projeto hidráulico quer dos motores que utilizamos nas bombas
  • A energia que consumimos provém cerca de 55% de painéis fotovoltaicos que instalámos estando em curso uma segunda fase deste investimento que vai fazer subir essa fasquia para os 70%.
“O mercado nacional é e será sempre um vetor de crescimento importante para a EFAFLU”
“O mercado nacional é e será sempre um vetor de crescimento importante para a EFAFLU”.

Desafios para o futuro e mercados externos

Quais são as vossas apostas para os próximos anos no mercado nacional? Irão lançar novos produtos este ano ainda ou 2023?

O mercado nacional é e será sempre um vetor de crescimento importante para a EFAFLU. Os próximos anos apresentam várias oportunidades em investimentos alavancados nos fundos europeus no âmbito do PRR. Investimentos fundamentais para reabilitar a indústria nacional, tornando-a mais competitiva.

A indústria nacional é nos próximos anos uma forte aposta da EFAFLU, está em curso o reforço substancial da nossa equipa (vendas, engenharia e pós-venda) totalmente dedicada a servir este mercado muito específico.

Os equipamentos em desenvolvimento a serem lançados pela EFAFLU em 2023 irão corresponder às necessidades da nova vaga da indústria 5.0, um pré-requisito essencial para a ‘fábrica inteligente’ do futuro. Os vários sistemas da EFAFLU (bombagem, ventilação e geradores) irão integrar vários tipos de sensores, dispositivos para a transmissão de informações de funcionamento em tempo real e sem fios.

A EFAFLU vai iniciar, em breve, a ampliação das suas instalações para potenciar o crescimento ao longo da próxima década. Vão ser mais cerca de 3.000 m2 de área fabril. Mas o objetivo não é apenas o mercado nacional. O Grupo de empresas onde nos inserimos (que inclui também a Universal Motors e empresas nossas em Espanha e no Reino Unido) depende neste momento em ceda de 45-50% do mercado nacional, mas se o plano de crescimento se cumprir a ainda elevada dependência do mercado nacional irá diminuir ao longo dos anos.

Como avalia o posicionamento da EFAFLU nos mercados externos?

Nos produtos mais standardizados e de produção em massa, a EFAFLU tem mais dificuldade porque a generalidade das multinacionais nossas concorrentes fabrica os produtos subcontratando no Extremo Oriente e em termos de custo é muito difícil competir com isso.

Mas no segmento industrial, onde o cliente procura um elevado nível de qualidade e fiabilidade e uma capacidade de interlocução técnica elevada e próxima, a EFAFLU tem conseguido ano após ano crescer de forma muito sustentável. Este crescimento tem ocorrido principalmente na Europa, mas também na América do Norte. Este caminho de exportação direta é para prosseguir e reforçar.

No entanto, há outro vetor muito relevante que é a nossa empresa em Liverpool (Reino Unido). Este ano vamos ter um nível de catividade superior a 1,5M£ num mercado muito exigente e competitivo. E dobrar este número muito rapidamente (recordo na outra empresa do grupo no Reino Unido vamos faturar cerca de 4M£ este ano).

Que mensagem gostaria de deixar ao mercado?

É simples! Apostem na boa engenharia portuguesa e sejam exigentes com a qualidade dos produtos e do apoio prestado, sem nunca esquecer o papel mais abrangente que uma empresa tem na sociedade.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

Efaflu - Bombas e Ventiladores, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial