Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fast Company reconhece soluções Net Zero Building da Schneider Electric implementadas no IntenCity

27/07/2022

Os Prémios World Changing Ideas distinguiram o IntenCity como um edifício que muda a forma como vivemos ou trabalhamos, sendo sustentável, eficiente em termos energéticos e mais centrado nas pessoas.

Imagen

A Schneider Electric foi galardoada com uma Menção Honrosa nos prestigiados Prémios World Changing Ideas 2022 da Fast Company, na Categoria de Arquitetura. A Schneider Electric foi reconhecida pelo IntenCity, o seu novo Building of the Future que opera de forma neutra em carbono (net-zero), localizado em Grenoble, França.

Atualmente os edifícios são responsáveis por cerca de 40% das emissões globais de CO2 e mais de 30% da sua energia é desperdiçada, pelo que a indústria precisa de uma injeção digital massiva para ajudar a obter melhores resultados e mais eficiência, ao mesmo tempo que se prevê e minimiza o desperdício. A Estratégia Net Zero Building (edifícios neutros em carbono) da Schneider Electric resolve esta questão com precisão e eficiência, ajudando os nossos edifícios a reduzir o desperdício, a descarbonizar-se e a apontar para metas de emissões líquidas zero através de soluções EcoStruxure™ avançadas.

O IntenCity tem um papel protagonista nos esforços da Schneider Electric para repensar os edifícios do mundo para se tornarem mais sustentáveis, resilientes, hipereficientes, centrados nas pessoas e, assim, atingir os objetivos net-zero. Como prova permanente da sua Estratégia de Descarbonização Net-Zero em quatro passos para edifícios, o IntenCity é um edifício neutro em carbono que toma medidas ativas para reduzir as emissões de CO2 nas suas operações, minimizando a energia consumida e substituindo os combustíveis fósseis por renováveis. O edifício possui também a capacidade de monitorizar e reportar digitalmente os KPIs de energia e carbono, utilizando dispositivos conectados, Edge Control e análises avançadas. O IntenCity é suficientemente inteligente para ser orientado pela utilização: o seu Sistema de Gestão de Edifícios e análises associadas baseiam-se em 60 mil pontos de dados, permitindo combinar eficiência, resiliência e conforto.

Incluindo soluções EcoStruxure™ e uma arquitetura aberta digital de ponta a ponta, o IntenCity representa a consolidação de múltiplos locais numa instalação de 26.000 m2 para reduzir a pegada energética da Schneider Electric, ao mesmo tempo que cria um edifício inteligente que apoia a inovação líder a nível mundial e o bem-estar de mais de 5.000 colaboradores. O IntenCity utiliza 10 vezes menos energia do que a média dos edifícios europeus, sendo que nada é queimado neste edifício; toda a energia é disponibilizada por fontes renováveis. Com 4.000 m2 de painéis fotovoltaicos, duas turbinas eólicas e 300kW de armazenamento de baterias no local, este edifício gera 970 megawatts horas de energia por ano, o que é suficiente para fornecer energia a 200 casas. O IntenCity consome apenas a energia de que necessita e consegue armazenar energia e distribuí-la fora do edifício, assim fazendo do seu funcionamento net-zero.

"Sentimo-nos honrados por o IntenCity ter sido reconhecido pelos Prémios World Changing Ideas", comentou Andre Marino, Senior Vice President da Digital Buildings Line of Business da Schneider Electric.

"O IntenCity foi desenhado através da lente do modelo avançado de desempenho energético da Schneider Electric e já faz parte do panorama energético de amanhã. Com a inovação no seu cerne, representa a nossa visão para a nova era de um mundo totalmente digital e totalmente elétrico", acrescentou.

Os Prémios World Changing Ideas da Fast Company destacam a tecnologia limpa, iniciativas empresariais inovadoras, novos designs ousados para cidades e edifícios e outros trabalhos criativos que estão a apoiar o crescimento da inovação social positiva, assim como o combate à desigualdade social, às alterações climáticas e às crises de saúde pública.

Agora na sua sexta edição, os Prémios World Changing Ideas apresentam 39 vencedores, 350 finalistas e mais de 600 menções honrosas – com o clima, a justiça social, a IA e os dados entre as categorias mais populares. Um painel de editores e repórteres proeminentes da Fast Company selecionou os vencedores e finalistas entre mais de 2.997 candidaturas nas áreas do transporte, educação, alimentação, política, tecnologia, saúde, justiça social e outras. Para além disso, várias novas categorias foram adicionadas este ano, incluindo clima, natureza, água e locais de trabalho.

Os prémios de 2022 contaram com participações de todo o mundo, desde a Suíça a Hong Kong, passando pela Austrália.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial