Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Uma solução flexível, escalável e acessível para proteger melhor os edifícios, desde hospitais e Data Centers a imóveis comerciais

Schneider Electric e Claroty lançam 'Cybersecurity Solutions for Buildings'

O Instalador15/08/2022
A solução para edifícios oferece um inventário exaustivo de ativos, acesso remoto seguro e deteção de ameaças, ajudando a garantir a resistência a ciberataques e falhas de equipamento.
Imagen

Sabe-se que 50% dos edifícios atuais ainda estarão, provavelmente, em utilização até 2050. Isto está a levar à digitalização dos ativos dos edifícios comerciais, incluindo a modernização dos sistemas de gestão de edifícios. De facto, espera-se que a tecnologia IoT para edifícios cresça dos 1.7 mil milhões de dispositivos conectados existentes no final de 2020 para mais de 3 mil milhões até 2025. À medida que estes edifícios comerciais evoluem para edifícios inteligentes do futuro, partilham pelo menos uma característica comum: uma maior exposição a riscos.

O setor deve enfrentar os desafios de segurança apresentados pelos edifícios inteligentes, pois estudos demonstram que 57% dos dispositivos IoT são vulneráveis a ataques de severidade média ou alta[1]. Os ciberataques já lesaram várias empresas, incluindo infraestruturas críticas como hospitais, Data Centers e hotéis. O setor da construção comercial deve encontrar formas de salvaguardar tanto o acesso aos sistemas informáticos das empresas, como a sua infraestrutura de missão crítica.

A Schneider Electric anuncia o lançamento da Cybersecurity Solutions for Buildings, uma solução que ajuda todos os clientes de edifícios a proteger os sistemas de gestão de edifícios (BMS, na sua sigla em inglês) e, consequentemente, as suas pessoas, ativos e operações. A solução, criada em conjunto com a Claroty, empresa de segurança para sistemas ciber físicos em ambientes industriais, de saúde e comerciais, combina tecnologia premiada com a experiência na indústria e os serviços da Schneider Electric, com vista a identificar os ativos de todas as instalações, oferecer capacidades inigualáveis de gestão de riscos e vulnerabilidades, e disponibilizar monitorização contínua de ameaças para proteger os investimentos empresariais.

“A integração da IoT nos edifícios está a provocar uma mudança emocionante em todo o setor, mas, como acontece com qualquer inovação, também apresenta novos riscos“, afirmou Annick Villeneuve, Vice President Digital Enterprise Solutions da Schneider Electric.

”Os edifícios podem parecer o alvo perfeito para os agentes de ameaças que procuram perturbar as operações, beneficiar financeiramente e/ou alcançar outros objetivos e, ao fazê-lo, colocar as pessoas em risco. É com isto em mente que nos juntamos à Claroty para oferecer aos nossos clientes uma solução abrangente e líder na indústria, que cobre os riscos operacionais e de segurança únicos que os edifícios de hoje e do futuro enfrentam”, considera.

À medida que cada vez mais dispositivos IoT são implementados no espaço dos edifícios e aumenta a conectividade entre a tecnologia operacional anteriormente isolada, os BMS e os seus equivalentes de TI tornaram-nos alvos mais atrativos e vulneráveis a ciberataques. Para além disso, os gestores de instalações supervisionam centenas de vendedores, prestadores de serviços e técnicos de uma forma fragmentada, aumentando a complexidade e o risco.

“Quando se trata de assegurar sistemas ciber físicos, incluindo os BMS, a prioridade número um é manter os processos físicos operacionais e seguros", comenta Keith Carter, Vice President of Worldwide Channels and Alliances da Claroty.

”Ao fundir os conhecimentos profundos da Claroty e a tecnologia propositadamente construída com os serviços de renome e o compromisso da Schneider Electric de impulsionar a transformação digital a nível global, estamos a capacitar os nossos clientes para tirarem partido dos benefícios das tecnologias de edifícios inteligentes sem aumentar a sua exposição aos ciberriscos, dando assim um passo profundo no sentido de criar um futuro mais eficiente e sustentável para o planeta”, frisa.

A oferta Cybersecurity Solutions for Buildings concebida pela Schneider Electric e pela Claroty inclui as seguintes etapas: descoberta de ativos, avaliação de riscos, controlo de acesso remoto e deteção e resposta a ameaças. Proporcionará aos proprietários de edifícios, operadores de instalações e equipas de segurança, sem acrescentar mais carga de trabalho, uma solução simples que identifica riscos de base, reduz continuamente os ciberriscos e os riscos de ativos, e identifica e corrige as ameaças no ambiente antes que os serviços sejam interrompidos.

Principais capacidades

  • Equipa os gestores de instalações com uma solução simples e agnóstica quanto ao fornecedor, com a qual podem cumprir facilmente os requisitos de acesso remoto seguro, inventário de ativos, eficiência, e outros relacionados, de proprietários de edifícios e gestores de ativos.
  • Proporciona uma soluçãoautomatizada de descoberta de ativos e mapeamento de rede, que identifica e cataloga todos os ativos do sistema (BMS, IoT, UPS, Power Systems, etc.).
  • Oferece uma solução de deteção contínua de ameaças que monitoriza constantemente as redes dos edifícios para identificar, avaliar e alertar para os primeiros indicadores de anomalias ao nível da rede e dos ativos.
  • Permite que os fornecedores de ativos e sistemas de edifícios inteligentes criem túneis externos e seguros para conectar e manter recursos e ativos específicos na rede do edifício, com facilidade e sem riscos adicionais.
  • Disponibiliza dashboards e capacidades de elaboração de relatórios para permitir que as equipas de gestão e segurança compreendam a situação a cada momento, recebam recomendações personalizadas e conduzam as ações adequadas para reduzir a exposição de um edifício a riscos de segurança, operacionais, financeiros e de reputação.
  • Oferece a única solução de acesso remoto seguro (SRA, na sua sigla em inglês) do setor desenvolvida especificamente para edifícios e ambientes OT para aumentar a segurança dos edifícios quando fornecedores, empreiteiros e técnicos estão a levar a cabo atividades de manutenção remota.

Para além disso, a visibilidade e inteligência valiosas obtidas na TO e no Ambiente de Ativos dos edifícios através da implementação da Cybersecurity Solutions for Buildings da Schneider Electric podem também trazer benefícios adicionais para os proprietários e operadores dos edifícios, melhorando a sua eficiência operacional e produtividade com insights acionáveis.

A missão principal da Schneider Electric no desenvolvimento da oferta Cybersecurity Solutions for para os seus clientes permanece a mesma: através da melhoria da resiliência dos edifícios de hoje e do futuro com uma postura de cibersegurança melhorada com a tecnologia e experiência certas, a Schneider Electric trabalha em conjunto com os clientes como seu parceiro digital para a sustentabilidade e eficiência, ajudando-os a tirar o máximo partido dos seus investimentos e recursos.

Saiba mais aqui.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial