Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Em cooperação com a Intersam, a ZIEHL-ABEGG coloca o seu selo numa central eólica offshore

Eficiência energética e alto desempenho num projeto de renováveis no Dubai

ZIEHL-ABEGG Ibérica02/09/2022
Não é nada de novo, mas está mais uma vez a recuperar o protagonismo que a pandemia lhe retirou, em nome da qualidade do ar interior. Durante anos, a eficiência energética tem sido um objetivo claro quando se trata de projetos energéticos em todas as áreas, quer sejam industriais, residenciais ou comerciais. Hoje em dia, com a crise energética como pano de fundo e o aumento dos preços da eletricidade, o compromisso de soluções destinadas a reduzir o consumo de energia tornou-se a principal prioridade em todos os tipos de projetos: remodelação, novas construções, energia renovável ou convencional.
Imagen
Este conceito é também um elemento-chave no caminho para a descarbonização: ao reduzir as emissões de CO2 e outros gases com efeito de estufa, a eficiência energética contribui para a sustentabilidade do planeta.

É por esta razão que muitos fabricantes investem na investigação para desenvolver tecnologias cada vez mais eficientes. Para a ZIEHL-ABEGG, esta tem sido uma constante ao longo dos seus mais de 110 anos de história. Inúmeros projetos em todo o mundo apresentam soluções eficientes do fabricante alemão: desde motores e ventiladores a sistemas de controlo e acionamento. Soluções integradas em todos os tipos de máquinas, equipamentos e sistemas, que representam a máxima eficiência e cumprem a legislação mais rigorosa na matéria.

Um projeto ambicioso no Dubai

Um dos últimos desenvolvimentos em que a ZIEHL-ABEGG colocou o seu selo é um ambicioso projeto energético atualmente em curso no Dubai, no qual o especialista em ventiladores de ar condicionado e ventilação participa juntamente com o fabricante de sistemas de refrigeração industrial Intersam.
Este pequeno Estado pertencente aos Emirados Árabes Unidos está no bom caminho para se tornar um dos líderes mundiais em energia renovável se atingir os ambiciosos objetivos que se propôs: 25% da procura de eletricidade a ser coberta por fontes renováveis até 2030; e atingir 75% da produção com energia limpa até 2050.
Um dos projetos de energia limpa em curso para esta cidade de arquitetura ultra-moderna para responder a este desafio é uma central eólica off-shore, cujas turbinas eólicas estão localizadas numa plataforma no meio do mar.
Imagen

Refrigeradores de ar para climatizar o espaço

Como a própria empresa explica, as unidades de fan-coil têm sido utilizadas para climatizar os espaços interiores da plataforma, proporcionando uma temperatura estável. Para o exterior da instalação, os refrigeradores de ar são utilizados para apoiar a unidade central de refrigeração. Estes, por sua vez, ajudam a arrefecer as casas das máquinas e outros compartimentos.
Os refrigeradores de ar utilizados pertencem à série IDR da Intersam, que inclui sistemas com capacidades nominais que variam entre 10 e 1,025 kW. Estas unidades são concebidas para arrefecer água para condensadores com este fluido e por arrefecimento livre. No setor industrial, estas soluções atuam como refrigeradores de processo no processamento de óleos minerais e outros fluidos.
Os IDR de alto desempenho estão equipados com baterias de condensação de alto desempenho com tubo de cobre de 1/2“e 5/8” e aletas de alumínio. Todas as peças e painéis são facilmente removíveis e têm ventiladores helicoidais com diâmetros de 500, 560, 630 e 800mm.
Estas unidades incluem também a tecnologia mais eficiente da ZIEHL-ABEGG. A Intersam diz: “precisávamos de incorporar os motores mais potentes e eficientes aplicados à tecnologia do ar nestas unidades de IDR. E não hesitámos em recorrer à ajuda do nosso parceiro ZIEHL-ABEGG”. Assim, o fabricante alemão foi encarregado de fornecer os ventiladores axiais de média pressão MAXvent Off Shore para os refrigeradores de ar IDR na mega central eólica no Dubai. “Os motores são o coração destes sistemas, e para um projecto desta dimensão, são necessários os motores mais robustos, duráveis e altamente fiáveis”, diz a Intersam.

A eficiência da ZIEHL-ABEGG

Devido à sua conceção simples, os motores AC implementados nos refrigeradores de ar da plataforma eólica oferecem uma solução robusta e rentável para diferentes aplicações de ventilação e arrefecimento. Controlando-os através de um inversor de frequência, a eficiência energética na gama de carga parcial pode ser significativamente melhorada. Para além dos últimos desenvolvimentos em aerodinâmica de lâminas, os ventiladores fornecidos incluem um grau rigoroso de proteção anticorrosiva para a montagem de modo a satisfazer as exigências do ambiente marinho em que o equipamento irá operar.
Imagen
Para alcançar a maior eficiência neste projeto offshore, os motores utilizados nos refrigeradores de ar da Intersam são especialmente tratados para uso exterior. São resistentes a movimentos constantes, choques e vibrações, humidade e ar salgado, e incluem o ventilador MAXvent feito de aço inoxidável. Um dispositivo desenvolvido pela ZIEHL-ABEGG que se baseia nas lâminas com engenharia biónica. O ventilador axial de pressão média MAXvent de terceira geração beneficia deste desenho retirado da natureza e inspirado nas asas das corujas.
Entre as vantagens destes ventiladores estão as suas baixas emissões sonoras, com uma melhoria de até 12 dBA em comparação com os modelos anteriores. Graças ao material composto único ZAmid de alto desempenho, estas lâminas leves são isentas de corrosão e adequadas para gamas de pressão médias. O sistema modular da série de modelos da coruja MAXvent (até um diâmetro de lâmina de 1.400 mm) oferece um elevado nível de adaptabilidade com diferentes materiais de lâmina, comprimentos de carcaça ou número de lâminas.

Refrigeradores cúbicos de glicol, outra contribuição da Intersam no Dubai

Devido à sua adaptabilidade, os refrigeradores em forma de cubo da Intersam foram ideais para o projeto no Dubai. São unidades com bobinas de arrefecimento de alto desempenho, feitas de tubo de cobre liso de 1/2" e barbatana de alumínio corrugado com 3,5, 4,2, 6 e 8mm de espaçamento. A estrutura, feita de chapa de alumínio, tem colarinhos de proteção, enquanto os coletores de entrada e saída têm terminais de encaixe em latão com rosca macho para facilitar a ligação hidráulica.
Quanto à caixa, o cliente pode escolher entre duas opções de material para o seu fabrico: alumínio lacado de poliéster de alta resistência na cor RAL 9018 ou aço inoxidável na sua totalidade, incluindo a bandeja.
Em ambos os casos, as estruturas são compactas e altamente rígidas, de modo que, tal como nos permutadores de calor, não produzem vibrações.

Unidades do tipo ATEX

Para evitar possíveis curtos-circuitos ou faíscas, algumas das salas do parque eólico têm unidades de ar condicionado ATEX (atmosfera explosiva). Em especial, as que albergam as baterias de armazenamento de energia que podem ser afetadas por incidentes deste tipo; e noutras salas, onde se podem encontrar garrafas de azoto e outros materiais potencialmente explosivos.

Em antecipação de tais situações, as unidades Intersam estão equipadas com ventiladores e aquecedores certificados e aprovados pela ATEX e devem ser instaladas por pessoal aprovado em instalações ATEX potencialmente explosivas. “Esta é, sem dúvida, outra razão para a aceitação das unidades de ar condicionado da Intersam no Dubai”, explica a empresa.

Manutenção remota, um desafio

Embora a Intersam efetue a manutenção deste equipamento à distância, o pessoal da empresa vem à fábrica no Dubai uma vez por mês para prestar parte do serviço. A Intersam recorda o principal desafio que enfrentou ao abordar o projeto: incorporar as soluções tecnológicas (sistema scada) necessárias para efetuar a manutenção remota das máquinas nos seus sistemas, uma vez que estas “estão ligadas a computadores localizados na costa de onde os parâmetros podem ser alterados e as verificações adequadas podem ser feitas para garantir que tudo está a funcionar corretamente”.
O projeto energético do Dubai demonstra mais uma vez a importância da colaboração entre empresas capazes de oferecer o que há de mais recente em tecnologia eficiente e inovadora. Neste caso, tanto a Intersam como a ZIEHL-ABEGG implementaram soluções específicas para o desenvolvimento bem sucedido de um projeto desenvolvido em condições adversas, tais como as desta plataforma eólica offshore.

Empresas ou entidades relacionadas

Ziehl-Abegg Ibérica, S.L.U.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial