Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Os edifícios inteligentes são fundamentais para satisfazer os padrões de eficiência energética exigidos pelo sector.

Tudo o que precisa de saber para criar edifícios inteligentes

Redacção Interempresas05/09/2022

A era digital está a influenciar todos os aspetos da nossa vida e neles se incluem os edifícios. Para satisfazer as novas necessidades tanto do ambiente (crise climática) como das pessoas (bem-estar e produtividade), os edifícios terão de se tornar edifícios inteligentes. De facto, 90% do tempo de uma pessoa é passado no interior de um edifício. Por conseguinte, a forma como os edifícios são geridos deve centrar-se na utilização dos dados gerados para criar edifícios inteligentes, com o objetivo claro de melhorar a eficiência operacional e a experiência dos ocupantes.

Os edifícios do futuro têm de respeitar uma série de características. Para além de inteligentes, têm também de ser edifícios sustentáveis, resilientes, hipereficientes e centrados nas pessoas e nos negócios. Para tal, é necessário que estas edificações disponham de uma infraestrutura digital adequada e atualizada.

Converter um imóvel num edifício inteligente faz aumentar o valor da propriedade, otimiza o espaço do mesmo e permite atrair e reter bons inquilinos. O problema reside no desafio e na constante mudança que implica o cumprimento deste objetivo. De facto, a indústria do setor já está a sentir uma transformação tectónica que separa os edifícios que irão prosperar e tornar-se edifícios inteligentes daqueles que ficarão obsoletos com o passar do tempo.

A gestão de edifícios tem de proporcionar aos inquilinos um amplo conjunto de serviços que os ajude a criar ambientes atrativos e personalizados em função dos respetivos gostos. Tudo isto é possível graças à tecnologia IoT (Internet of Things), capaz de aglutinar o controlo de todas as instalações, independentemente do fabricante. É precisamente isto o que torna imprescindível um sistema BMS num edifício para o tornar num edifício inteligente.

O BMS (Building Management System) da Schneider permite aos utilizadores obterem uma experiência interactiva para o máximo bem-estar...
O BMS (Building Management System) da Schneider permite aos utilizadores obterem uma experiência interactiva para o máximo bem-estar.

Como é que os sistemas de gestão de edifícios (BMS) dão resposta ao desafio operacional dos edifícios inteligentes?

O sistema BMS (sistema de gestão de edifícios) é imprescindível para dar resposta às necessidades e desafios operacionais com que se deparam os edifícios inteligentes, tanto no presente como no futuro. Estes sistemas de gestão de edifícios ajudam a reduzir os custos energéticos dos mesmos, e fazem com que seja possível falarmos de edifícios sustentáveis. Estima-se que mais de 30% da energia dos imóveis é desperdiçada, e que 20% deste desperdício se deve a uma incorreta colocação em funcionamento. Por este motivo, é importante controlar e analisar estas falhas a fim de se poderem otimizar os recursos disponíveis.

Para além da sustentabilidade, um sistema BMS deve melhorar a experiência dos ocupantes. Para além do conforto e da comodidade expectáveis, espera-se que um edifício inteligente ofereça uma experiência mais interativa e digital, que reforce o bem-estar e a produtividade de quem nele se encontra. Esta gestão de dados do sistema BMS faz com que tenha de fazer frente a 37,8% dos ciberataques maliciosos, pelo que tem de obedecer a características como:

  • Cibersegurança de primeiro nível
  • Capacidade para admitir novas aplicações e funções à medida que a tecnologia evolui
  • Plataforma de integração aberta e expansível
  • Capacidade de aproveitar a computação em nuvem para efetuar análises e dispor de serviços digitais baseados em IA
  • Uma arquitetura concebida para o acesso móvel aos dados e para controlo a fim de melhorar a produtividade do pessoal das instalações e melhorar a experiência dos ocupantes

Não dispor de um sistema BMS atualizado torna os edifícios inteligentes vulneráveis perante um ciberataque, diminui o conforto e o desempenho energético, e aumenta o risco de ocorrência de interrupções. É de salientar que, por norma, os sistemas de HVAC e elétricos dos edifícios mantêm o seu valor durante um período de 15 a 30 anos, mas, no caso do sistema BMS, para se conseguir o melhor desempenho do mesmo, este deve ser revisto e atualizado com maior frequência.

Modernizar a gestão de edifícios (sistema BMS) é fácil e a amortização é rápida

A modernização do sistema BMS pode ser associada a um processo fastidioso e complexo, mas não há motivo para que seja assim. É possível que as versões anteriores de um sistema de gestão de edifícios sejam compatíveis com os programas mais atuais.

A Schneider Electric dispõe da EcoStruxure Building, a plataforma aberta de sistema BMS que integra a gestão tradicional de HVAC com a energia, a iluminação, a segurança contra incêndios, a segurança e a gestão da ocupação, tudo isto tanto em sistemas nativos da Schneider como de outros fabricantes. Trata-se de uma solução IoT segura e global, imprescindível para a criação de edifícios inteligentes preparados para o futuro, e que sejam simultaneamente edifícios eficientes. A EcoStruxure Building Operation proporciona um elevado desempenho, capacidade de serviço e segurança, além de outras vantagens como:

  • Uma solução IP integral, para uma comunicação mais rápida e fiável, e um maior desempenho dos dados.
  • Melhora a eficiência operacional. Automatiza as operações, gera relatórios e é capaz de ter predefinições de zonamento que poupam tempo ao utilizador e criam espaços flexíveis e dinâmicos.
  • Simplifica a assistência e a resolução de problemas.
  • Cibersegurança para o utilizador.
  • Aplicações para proporcionar ao utilizador um controlo personalizado da climatização, ventilação, iluminação e ocupação.

Este ano, a EcoStruxure Building Operation dá um salto para uma gestão mais eficiente dos espaços e da ocupação, integrando o novo SpaceLogistic Insight-Sensor, o sensor de zona mais avançado do mercado. Este sensor disponibiliza informação em tempo real sobre a ocupação, com o número exato de pessoas numa sala, bem como sobre a luminosidade, o ruído, a temperatura e a humidade, criando assim ambientes personalizados capazes de equilibrar o conforto e a eficiência energética.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial