Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A mobilidade elétrica continuará a aumentar a sua quota de mercado e, portanto, as opções de tarifação devem ser expandidas.

O futuro da mobilidade elétrica exige instalações adequadas ao aumento de veículos elétricos no mercado

Redação Interempresas17/10/2022

A mobilidade elétrica já é uma realidade no setor automóvel. Em 2020, o mercado de veículos elétricos aumentou 39% a nível mundial, em contraste com uma diminuição de 14% que a venda de automóveis de combustão interna sofreu. Continuando em 2021, apenas na Europa já se matricularam 1,2 milhões de veículos elétricos.

Este aumento da mobilidade elétrica implica uma melhor gestão e distribuição dos pontos de carregamento que estão à disposição. De facto, há que destacar uma regulamentação de 2021 que afeta diretamente o setor turístico, visto que estipula que os edifícios não residenciais com um estacionamento com mais de 20 lugares, deverão contar com um ponto de carregamento por cada 40 lugares até se atingirem os 1000. A partir daí, será necessário disponibilizar um ponto de recarregamento por cada 100 lugares.

Caso se aplique esta regulamentação e se verifique o crescimento da mobilidade elétrica, estima-se que esta necessite de até mais 40% de eletricidade, e é importante ter em conta diversos fatores para se poder cobrir corretamente o que o mercado requer. É necessário saber gerir os picos de consumo para não saturar a rede elétrica e pôr em perigo as outras utilizações da mesma que possam estar a ocorrer nesse momento. Por outro lado, em alguns casos, é importante gerir de forma correta o sistema de pagamento de que os utilizadores se irão servir para efetuar o carregamento.

A Schneider Electric tem diferentes opções de carregamento para a mobilidade elétrica no seu catálogo
A Schneider Electric tem diferentes opções de carregamento para a mobilidade elétrica no seu catálogo.

Os carregadores devem poder cumprir todas as necessidades que a mobilidade elétrica exige

Escolher o ponto de carregamento adequado para as nossas instalações é essencial para que as necessidades que a mobilidade elétrica exige sejam cobertas sem perigo de uma má gestão da rede de fornecimento. Não basta contar com um carregador de veículos elétricos que seja capaz de oferecer uma solução completa para manter os custos, mas o mesmo deve proporcionar também um fornecimento de energia sem interrupções.

A Schneider Electric disponibiliza diversas soluções de estações de carregamento de veículos, tal como exige a atual situação de crescimento da mobilidade elétrica. Os pontos de carregamento da Schneider oferecem a possibilidade de gerir o horário e a limitação de carregamento conforme se julgue ser conveniente. As soluções de carregamento de mobilidade elétrica da Schneider são expansíveis, vão desde o carregador até à solução completa, passando por instalações que contam, inclusivamente, com placas solares e baterias.

Importa destacar que todas estas opções de estação de carregamento para a mobilidade elétrica podem ser geridas de forma fácil pelo utilizador, graças a um software. Através deste software é possível saber em tempo real qual a carga fornecida, balanceá-la para não exceder a energia que está contratada, programar horas e dias de utilização dos carregadores e, inclusivamente, limitar a potência dos mesmos.

Caso os locais ou instalações se encontrem encerrados, com a plataforma de software é possível ativar e desativar a possibilidade de carregamento sem que seja necessário eliminar a tensão da estação de carregamento. Caso se pretenda, também se pode, por exemplo, optar por permitir o acesso apenas aos trabalhadores.

Além do mais, estes carregadores contam com todos os protocolos de comunicação que são habituais no setor da mobilidade elétrica e podem ser integrados nas empresas de serviços de veículos elétricos (CPO) ou nos sistemas de gestão de reservas (PMS).

O objetivo da mobilidade elétrica: ser eficiente, resiliente e 100% sustentável.

As estações da Schneider têm por objetivo ser 100% eficientes e proporcionar ao setor da mobilidade elétrica a resiliência e a sustentabilidade necessárias. Se nos centrarmos nos carregadores EVlink, os mesmos integram uma luz LED de 180 graus que indica em tempo real o estado de carregamento do veículo e a isso há que acrescentar que é possível escolher o carregador com diferentes tomadas (doméstica, tipo 2 ou cabo incluído de 5 metros).

Por outro lado, para poupar espaço nos pontos de carregamento, a Schneider proporciona um sistema de canalização pré-fabricada com a designação Canalis. Por fim, é importante ter em conta a segurança das estações de carregamento que se encontrem em estacionamentos ao ar livre. A EVlink pro AC é uma instalação de pé da Schneider Electric que conta com uma conceção robusta e antivandalismo. Estes carregadores contam também com protocolos de comunicação, tanto de Interoperabilidade OCPP como de Modbus, o que faz com que a sua integração em diferentes sistemas de gestão de edifícios e microgrids seja mais simples.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial