Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Fórum Sanitop reuniu mais de 1300 profissionais para falar de sustentabilidade

31/10/2022
O evento contou com a presença de mais de 50 expositores, de marcas nacionais e estrangeiras, e com a realização de um conjunto de palestras técnicas.
Imagen

A sustentabilidade foi o grande tema em destaque no Fórum Sanitop, que reuniu mais de 1300 profissionais na Exponor, em Matosinhos, no dia 21 de outubro, entre fabricantes, distribuidores e instaladores de sistemas sanitários e de climatização e eficiência energética.

O Fórum - reconhecido pelos profissionais como um evento de referência do setor -, regressou depois de dois anos de interrupção, devido à pandemia, sendo que esta edição apresentou uma adesão por parte dos profissionais muito significativa.

Numa altura em que o mundo vive preocupado com o impacto das alterações climáticas e, também, com as consequências que a guerra na Ucrânia está a ter na economia europeia, foram várias as novidades divulgadas pelos expositores, que apresentaram um conjunto de produtos inovadores que apostam na poupança de recursos, tanto a nível da poupança de água e energia, como na redução das emissões de CO2.

Das novidades em termos de produtos sustentáveis, que mereceram atenção redobrada por parte dos participantes no evento, destaque para o produto (ainda protótipo) apresentado pela B10, um fabricante espanhol, constituído por uma base do duche energeticamente eficiente que permite grande poupanças no aquecimento das águas do banho, através de um circuito que permite o aproveitamento do calor presente na própria base de duche. O produto, que se encontra em fase de testes finais, deve estar disponível no mercado já no próximo ano.
Outro sistema inovador presente neste Fórum foi o de ventilação de fluxo duplo da Aldes, um fabricante francês. Trata-se de uma solução que aproveita a energia presente no ar que é extraído para aquecer o novo ar que entra, um sistema também conhecido como permutador de fluxos cruzados.
Também a GROHE – grupo líder de artigos sanitários – apresentou no evento os mecanismos de descarga e as torneiras de banho e de cozinha, soluções que permitem poupar até cerca de 70% do consumo da água. Através de um redutor no caudal das torneiras é possível economizar significativamente o consumo de água mantendo a experiência na utilização.
Depois da interrupção devido à pandemia a edição de 2022 apresentou uma adesão por parte dos profissionais muito significativa...
Depois da interrupção devido à pandemia a edição de 2022 apresentou uma adesão por parte dos profissionais muito significativa.

Investir no ambiente e socialmente

Johan Stevens, Diretor Geral da Sanitop, sobre este tema alerta para “o impacto que as alterações climáticas estão a ter na vida do planeta e o papel que todos têm na minimização dos seus efeitos”.

Ainda sobre esta temática acrescenta: “por isso, as “questões da sustentabilidade e da responsabilidade social, dizem respeito a todos nós. Temos todos de investir para tornar o mundo melhor, tanto em termos de ambiente, como no aspeto social”.

São estas as razões que levaram a Sanitop a eleger como tema da edição de 2022 a ‘Sustentabilidade nas soluções e no nosso setor’, um assunto que levou as marcas presentes a privilegiarem esta vertente ao exporem as suas soluções.

Do lado das empresas e das marcas presentes, a realidade é que há cada vez mais soluções inovadoras em termos de redução dos consumos e de poupança de recursos, onde são visíveis também cada vez mais preocupações em termos de responsabilidade social.

No Fórum Sanitop, os profissionais presentes tiveram oportunidade de ver vários exemplos desta realidade por parte dos fabricantes presentes.

Na intervenção final, Johan Stevens destacou que “apesar do momento de alguma incerteza e vulnerabilidade que se vive em termos económicos, é importante que os profissionais do setor olhem para este período por outro ângulo: é que em cada crise há oportunidades que devemos aproveitar. Mais importante é acreditar que cada crise traz novas oportunidades e novas tendências e uma delas é a transição energética. Por isso, é cada vez mais importante apostar na inovação, na formação, no serviço ao cliente e no cumprimento dos prazos”.
Johan Stevens, Diretor Geral da Sanitop
Johan Stevens, Diretor Geral da Sanitop.

Empresas ou entidades relacionadas

Aldes Venticontrol, S.A.
GROHE
Sanitop - Material Sanitario, Lda

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial