Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Ambientes de vida mais saudáveis e sustentáveis

Daikin impulsiona a descarbonização com o lançamento de um novo sistema de recuperação de calor VRV

28/11/2022
A Daikin acaba de divulgar mais detalhes do seu novo sistema de Recuperação de Calor VRV 5.
O sistema de Recuperação de Calor VRV 5, da Daikin, oferece também a melhor versatilidade da sua classe em termos de design e instalação...
O sistema de Recuperação de Calor VRV 5, da Daikin, oferece também a melhor versatilidade da sua classe em termos de design e instalação, o que o torna adequado para uma ampla variedade de edifícios e locais de instalação.
Com incorporação da mais recente evolução da tecnologia de volume variável do fluido frigorigéneo (VRV), desenvolvida originalmente pela Daikin há 40 anos, a nova solução de climatização foi criada especificamente para permitir reduções significativas na pegada de carbono dos edifícios comerciais.

Apresentado a instaladores e projetistas portugueses em eventos em Lisboa e Porto, o novo sistema de Recuperação de Calor VRV 5 tem como foco a redução do impacto ambiental direto e indireto, sem deixar de oferecer simplicidade e flexibilidade inigualáveis em termos de design e instalação - caraterísticas já aclamadas dos sistemas VRV.

Redução das emissões diretas e indiretas

De modo a fazer avançar a descarbonização dos edifícios, a Daikin junta à sua oferta tradicional uma solução que permite um aumento de 13% ao nível da eficiência energética sazonal, contribuindo positivamente na redução indireta de CO2eq.

Adicionalmente, o sistema de recuperação de calor de 3 tubos permite arrefecimento e aquecimento simultâneos, o que proporciona conforto individual, assim como aquecimento praticamente gratuito ao efetuar a transferência de calor de áreas que requerem arrefecimento para áreas onde é necessário aquecimento.

Além disso, os sistemas VRV da Daikin, ao contrário de bombas de calor ar-água, abrangem apenas dois passos de transferência energética (do ar para o fluido frigorigéneo e deste novamente para o ar), o que minimiza as perdas e permite aumentar ainda mais a eficiência geral do sistema.

Para proporcionar uma redução significativa do potencial impacto direto, o sistema de Recuperação de Calor VRV 5 foi concebido especificamente para o fluido frigorigéneo R-32, que apresenta um potencial de aquecimento global (GWP) mais baixo. O R-32 não só transfere o calor de forma mais eficaz do que o R-410A, permitindo uma carga menor de fluido frigorigéneo, como também possui um potencial de aquecimento global (GWP) mais baixo, o que, em conjunto, resulta numa redução de até 71% do potencial de emissões de CO2eq diretas do sistema. Uma vez que é um fluido frigorigéneo de componente único, o R-32 também promove a economia circular pelo facto de ser fácil de recuperar e reciclar.

Esta combinação de tecnologias e desenvolvimentos no desempenho significa que o sistema de Recuperação de Calor VRV 5 é a solução ideal para projetos em que o impacto ambiental é uma prioridade, incluindo aqueles que pretendem obter certificações BREEAM, LEED ou WELL.

Flexibilidade adequada a todos os edifícios comerciais

O sistema de Recuperação de Calor VRV 5, da Daikin, oferece também a melhor versatilidade da sua classe em termos de design e instalação, o que o torna adequado para uma ampla variedade de edifícios e locais de instalação.

Com um sistema de intervalo de temperatura exterior que vai até +46 °C no arrefecimento até -20 °C no aquecimento, o novo VRV 5 tem também capacidade para fornecer uma pressão estática externa (ESP) de até 78 pascals (Pa), o que permite que a unidade possa ser instalada em espaços reduzidos ou atrás de grelhas. Inclui ainda cinco níveis sonoros reduzidos com até 40 db(A) de pressão sonora, permitindo que a instalação seja realizada de acordo com os requisitos de planeamento urbano, enquanto melhora os níveis de conforto.

A inclusão da Tecnologia Shîrudo da Daikin significa que a unidade pode ser usada em divisões e espaços pequenos.

Além disso, a instalação do sistema de Recuperação de Calor VRV 5 é rápida, pois graças à ligação de fluxo contínuo das caixas de distribuição BSSV, o número de pontos de soldadura é reduzido, tal como a quantidade de kits refnet necessários.

Tranquilidade

A Tecnologia Shîrudo e o software de seleção VRV Xpress proporcionam paz de espírito para selecionar unidades interiores de qualquer divisão ou superfície sem necessidade de considerações adicionais. No caso improvável de uma fuga de fluido frigorigéneo esta será detetada imediatamente e a parte afetada da instalação isolada, minimizando a quantidade de fluido frigorigéneo libertado. Apenas as unidades interiores associadas à mesma porta da caixa de distribuição serão desligadas, permitindo o funcionamento do resto do sistema.

Unidades interiores e controlos inteligentes para uma solução completa

O sistema de Recuperação de Calor VRV 5 é compatível com uma gama de unidades interiores contemporâneas especialmente otimizadas para R-32, oferecendo a máxima flexibilidade para todas as configurações de espaços. É possível integrar também no sistema unidades de ventilação, de modo a melhorar ainda mais a qualidade do ar interior (IAS) e a criar um ambiente interior mais saudável.

Para tornar a operação o mais simples possível, controladores intuitivos e de fácil utilização garantem que o sistema funciona com toda a comodidade e simplicidade. O Intelligent Touch Manager é um mini BMS da Daikin, que integra facilmente num mesmo sistema o controlo de climatização e equipamento de terceiros. Ao fornecer aos gestores de edifícios acesso local e também baseado na cloud permite que estes possam controlar os sistemas dos edifícios a partir de qualquer lugar, através do ecrã tátil, da Intranet ou da Internet.

Para os consultores e instaladores do sistema de Recuperação de Calor VRV 5, o valor acrescentado resulta do apoio fornecido pela Daikin. Uma ampla variedade de ferramentas, como objetos BIM e ferramentas de software online, que facilitam o design e a seleção do sistema, com apoio técnico-comercial assegurado por equipas especializadas.

George Dimou, Gestor de Produto dos sistemas VRV na Daikin Europa, diz: “nunca antes a descarbonização dos edifícios mereceu tanta atenção e o mercado do AVAC-R tem um papel fundamental a desempenhar. Cabe a todos nós aplicar as melhores soluções disponíveis, tais como o sistema de Recuperação de Calor VRV 5, e as nossas equipas estão preparadas para o ajudar a tomar decisões neste exato momento”.

Para mais informações sobre a soluções de Recuperação de Calor VRV 5 da Daikin, visite https://www.daikin.pt/vrv5hr

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial