Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Instituto de Formação Vulcano faz balanço de 2022 e antecipa o novo ano

12/12/2022

O Instituto de Formação Vulcano (IFV), espaço de formação e certificação dos profissionais de hoje e do futuro nas áreas de água quente, energia solar térmica e climatização, terminou o seu ciclo de cursos de Instalação e Manutenção programado para 2022.

Imagen

Tendo em conta o sucesso registado nestes cursos, irão regressar em 2023 os cursos de: Instalação e Manutenção de Esquentadores; Instalação e Manutenção de Caldeiras Murais; Instalação e Manutenção de Sistemas Solares Térmicos e Instalação e Manutenção de Ar Condicionado.

Com a crescente competitividade que tem sido verificada no mercado laboral, a certificação de um profissional do setor é cada vez mais valorizada, principalmente vinda de um instituto de excelência. Embora não substituam os cursos de certificação, um dos objetivos destes cursos é que funcionem como complemento para todos os profissionais do mercado. Estas formações estão planeadas também para preparar os novos técnicos de modo a proporcionar-lhes a entrada nas áreas de atividade, quer estejam a iniciar ou a mudar de carreira.
Com conteúdos totalmente ajustados às necessidades dos formandos e focados na entrada imediata destes técnicos em empresas do setor, os cursos de Instalação e Manutenção têm uma duração de 64 horas (Esquentadores) ou 80 horas (Ar Condicionado, Solar Térmico ou Caldeiras Murais). Os formandos têm a possibilidade de adquirir conhecimentos teóricos que lhes permitirão abordar com confiança a forte componente prática que carateriza estes cursos. A formação além de abordar as tecnologias mais recentes, coloca os técnicos em contacto com produtos descontinuados, mas ainda muito presentes nos lares dos portugueses, preparando-os para ações de manutenção nesses equipamentos.

Além do contacto com os equipamentos, os formandos irão conhecer e interpretar a legislação nacional relevante, obter conhecimentos de eletricidade, usando equipamentos de medida para validação do funcionamento dos aparelhos, fazer exercícios de interligação de tubagem, incluindo técnicas de press-fitting, lock-ring e brasagem com azoto corrido.

Uma vez que os consumidores são cada vez mais exigentes, estes cursos incluem formações do foro comportamental, tais como Negociação, Otimização do Tempo, Conceitos de Pré e Pós-Venda e Gestão de Stress, dependendo do curso de Instalação e Manutenção frequentado.

Mais informações sobre o Instituto de Formação Vulcano aqui.

Empresas ou entidades relacionadas

Vulcano

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial