Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Nova investigação aponta para melhores práticas para planear infraestruturas de transporte de baixo carbono

14/12/2022
As entidades responsáveis pelos transportes podem abordar as infraestruturas do futuro de forma inteligente através de auditorias, captação de subsídios e experiência externa.
Imagen

Uma investigação com a Harvard Business Review Analytic Services e a Schneider Electric apresenta os conselhos de especialistas sobre a melhor forma de abordar o planeamento e a implementação das infraestruturas do futuro.

O documento examina em detalhe as responsabilidades que os programas de infraestruturas sustentáveis conferem às autoridades de transportes locais e governamentais, bem como as abordagens que podem adotar para as cumprir. Também estabelece as melhores práticas para alcançar os objetivos de neutralidade carbónica (net-zero) e outras metas definidas para o investimento futuro em transportes, e a necessidade de tirar partido de recursos externos, como líderes da indústria e stakeholders da comunidade.

A investigação encomendada pela Schneider Electric baseia-se nos profundos conhecimentos analíticos, de reflexão e académicos de numerosos líderes da indústria, incluindo da MIT Mobility Initiative, do World Resources Institute e do Texas A&M's Transportation Institute.

O papel central da infraestrutura verde

Uma infraestrutura resiliente e sustentável é um fator-chave para a produtividade e o desenvolvimento económico. Contudo, as alterações climáticas e o rápido crescimento da urbanização tornaram ainda mais crucial que governos, municípios, proprietários de infraestruturas públicas, redes de energia e fornecedores de transportes realizem investimentos bem planeados em soluções mais inteligentes e mais ecológicas para suportar o crescimento económico.

“Estamos em contrarrelógio na guerra contra as alterações climáticas. A descarbonização dos transportes é um dos passos mais importantes para cumprirmos os objetivos climáticos locais, nacionais e internacionais. Contudo, as infraestruturas ‘verdes’ de transporte e mobilidade do futuro serão, na sua maioria, planeadas e implementadas a nível local; é por isso que é tão importante que as autoridades de transportes locais saibam exatamente como começar, que é o que esta nova investigação explica”, afirmou Frederic Godemel, EVP Power Systems & Services da Schneider Electric.

“Num momento em que as catástrofes naturais se intensificam e a urbanização é rápida, os sistemas de infraestruturas estão sob imensa pressão para disponibilizarem serviços resistentes e fiáveis. Uma vez que os ambientes urbanos dependem também fortemente da capacidade das infraestruturas para suportar a eletrificação dos transportes públicos, precisamos de uma revolução verde para manter a energia a fluir, os transportes em movimento e proteger as empresas e a sociedade contra as alterações climáticas”, sublinhou.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial