Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A domótica ajuda a melhorar a segurança e a eficiência das residências

Domótica do conforto aos fatores essenciais para uma casa inteligente

Redacção Interempresas15/12/2022

Hoje em dia já ninguém contesta que a domótica se tornou uma tecnologia indispensável e omnipresente em qualquer casa inteligente. Os habitantes de uma casa querem ter ao seu alcance uma casa conetada que seja mais digital e que simultaneamente se adapte aos seus hábitos. Por outro lado, tem de ser uma casa inteligente capaz de poupar energia sem que tal implique ter de renunciar quer ao conforto quer à estética. O facto de uma habitação domótica facilita a vida aos seus proprietários, visto que lhes permite saber a cada instante o que se passa na casa, e programar automatizações segundo os seus gostos e necessidades.

A domótica KNX oferece ao utilizador: conforto, segurança e estética

Para conseguir uma casa inteligente e que, simultaneamente, seja uma casa conetada a 100%, a tecnologia domótica KNX torna-se imprescindível. O KNX é um sistema de comunicação de rede que melhora o conceito de automatização de edifícios, simplificando e melhorando a interação com o utilizador sem renunciar às suas funções tecnológicas. A domótica KNX é capaz de ligar entre si vários dispositivos da casa, como por exemplo, as luzes, estores, sistemas de segurança, e ampliar a comunicação que ocorre entre estes dispositivos. Deste modo, a maioria das funções são executadas de forma sincronizada e com comodidade.

O sistema KNX funciona em conjunto com os quadros inteligentes, sendo estes que salvaguardam a gestão da distribuição elétrica e da conetividade da rede necessária e que, além disso, permitem que tal ocorra de forma racional e sistemática sem que possa dar lugar a imprevistos na sua utilização. A domótica KNX, ao tratar-se de um protocolo de comunicações de rede que se baseia, indicada para uma casa inteligente, é capaz de disponibilizar uma interface de iluminação endereçável digital (DALI). Esta interface cria um meio de controlo que pode comunicar com um balastro individual ou grupos de balastros.

A domótica oferece ao consumidor o controlo total da sua residência, sendo capaz de controlar a temperatura, abertura de persianas, luzes....
A domótica oferece ao consumidor o controlo total da sua residência, sendo capaz de controlar a temperatura, abertura de persianas, luzes...

Mas, que vantagens proporciona o sistema KNX em questão de domótica? Por ser um sistema aberto e descentralizado, adapta-se a outras tecnologias como o BacNet ou o ModBus. Permite uma utilização fácil e intuitiva e, além disso, o KNX pode medir, regular, acionar, controlar e disponibilizar num interface de visualização simples todas as funções inteligentes da casa conetada, tornando-a desta forma numa casa inteligente.

O KNX é um sistema expansível que permite um controlo tanto de forma local como remota, sendo também um sistema ciberseguro, que facilita a poupança de energia elétrica, água e gás sem que os proprietários renunciem ao conforto. A isto, há que acrescentar que se trata de um sistema que não fica desatualizado e que permite uma fácil instalação e configuração posterior para o utilizador.

Por fim, mas assumindo idêntica importância, os sistemas de domótica KNX são sistemas que não renunciam à estética e criam uma harmonia visual que se adapta ao projeto de design da casa (contam com uma ampla gama de cores) e proporcionam ao morador da casa inteligente a máxima facilidade de utilização.

O proprietário de uma casa inteligente pode criar com a domótica momentos personalizados para os seus diferentes hábitos

Outra tecnologia utilizada em domótica, que ajuda a alcançar a meta de uma casa conectada, é a tecnologia Wiser da Schneider Electric. O Wiser pode contribuir para o objetivo da sustentabilidade, permitindo poupar até 20% da energia. Por outro lado, é uma tecnologia que permite programar e automatizar a habitação e disponibiliza o controlo remoto de tudo isso a partir do telemóvel. Um exemplo é o acender e apagar das luzes, o nível de intensidade das mesmas, subir e descer os estores e, inclusivamente, proteger a habitação em períodos de ausência.

Uma casa conetada é uma casa mais segura. A domótica permite conetar e controlar através de uma única aplicação central as câmaras da habitação. De igual forma, a tecnologia Wiser permite criar “Momentos”, o que não é mais do que a predefinição do estado de vários dispositivos a partir da aplicação e também as respetivas automatizações da casa inteligente.

As automatizações permitem que se possam predefinir ações para os sensores de inundação, de temperatura, de movimento e de abertura de portas e janelas. Tornam-se, portanto, numa ferramenta de segurança e dão informações ao utilizador sobre situações críticas na habitação.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial