Informação profissional do setor das instalações em Portugal
As capacidades digitais do AirSeT reforçam também a cibersegurança e a fiabilidade da energia e otimizam a manutenção

Grupo Renault e Schneider Electric promovem a mobilidade sustentável com tecnologia elétrica verde

20/12/2022
O Grupo Renault implementou a tecnologia digital e sustentável AirSeT, que elimina o gás de efeito de estufa SF6 em celas de média tensão.
Imagen

A Schneider Electric fornece ao Grupo Renault o equipamento AirSeT livre de SF6, uma solução inovadora que elimina este gás de efeito de estufa das celas de média tensão na Refactory do grupo em Flins (França).

Celas AirSeT sem gases de efeito de estufa apoiam os objetivos de economia circular do Grupo Renault

O Grupo Renault ambiciona um balanço negativo de carbono na sua Refactory até 2030 e pretende atingir a neutralidade carbónica total na Europa até 2040. Para o conseguir, está a implementar soluções inovadoras que permitem eliminar o gás de efeito de estufa SF6 das suas celas de média tensão na fábrica de Flins – o que se torna possível com a cela de média tensão SM AirSeTTM da Schneider Electric. Este equipamento sustentável de MT utiliza tecnologia de interrupção de ar puro e vácuo em vez de hexafluoreto de enxofre (SF6).
O SF6 é frequentemente utilizado nos equipamentos de distribuição elétrica, mas é 25.200 vezes mais forte do que o dióxido de carbono (CO2) no que toca ao potencial de aquecimento global (GWP, na sua sigla em inglês). Como tal, está a tornar-se cada vez mais o objeto de regulamentos e esforços centrados no clima, estando inclusivamente listado no Protocolo de Quioto, um tratado internacional que compromete os membros da ONU a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.

Inerentemente sustentável e digital

Eliminar o SF6 e substituí-lo por ar puro oferece o benefício imediato de retirar da equação um potente gás de estufa (Âmbito 4), mas também simplifica a instalação, a desativação e a reciclagem dos equipamentos, ao mesmo tempo que limita os custos. Construído a pensar na circularidade, o design reforçado do SM AirSeT é utilizado em combinação com funcionalidades digitais para prolongar a vida operacional das celas em mais de 30%.

As capacidades digitais e conectadas desta solução também dão resposta às principais preocupações da Refactory a um nível mais amplo, nomeadamente no que toca à cibersegurança, fiabilidade energética e manutenção.

O AirSeT oferece uma solução para estas três questões. A cela MT é cibersegura e tem sensores inteligentes integrados que possibilitam conectividade 24/7. Isto permite ao Grupo Renault monitorizar remotamente as operações das celas MT da Refactory para uma manutenção baseada em condições e segurança melhorada. Os dados dos sensores são transmitidos às ferramentas/aplicações de campo da Refactory e a ferramentas sofisticadas de análise, como as oferecidas pela robusta arquitetura e plataforma EcoStruxure da Schneider Electric.

A gama completa de caraterísticas nativas digitais desbloqueia o valor dos dados para otimizar operações e manutenção

A tecnologia AirSeT foi concebida para mercados secundários de distribuição elétrica, como aplicações e serviços para edifícios industriais e comerciais. Estes setores são cada vez mais desafiados a reduzir a sua pegada ambiental, numa tentativa de apoiar a ação climática e acelerar a transição energética.

“Na luta contra as alterações climáticas, abandonar os gases de efeito de estufa é imperativo para acelerar a descarbonização, “comentou Frederic Godemel, Executive Vice President of Power Systems da Schneider Electric.”A energia verde é muito mais do que a geração de energia renovável e o consumo eficiente de energia. O SM AirSeT encaixa no espaço crucial que está no meio, onde devem ser feitas melhorias ambientais significativas”.

A Schneider Electric é pioneira nas soluções de celas MT ambientalmente responsáveis

Tal como o Grupo Renault, a Schneider Electric tem estado altamente focada em encontrar oportunidades para aumentar a sustentabilidade. Foi pioneira na transição para a tecnologia de média tensão livre de SF6, substituindo o gás por ar puro.

Lançado no mercado em 2021, o SM AirSeT recebeu vários prémios e reconhecimentos enquanto habilitador da transição energética verde e eficiente – incluindo o Industrial Energy Efficiency Award na Hannover Messe, o prémio Top 10 Innovations do Innovation for Cool Earth Forum, e um iF Design Award. Para além disso, o projeto da empresa com a E.ON, na Suécia, recebeu o prémio enerTIC para smart grids. A tecnologia AirSeT foi também premiada recentemente nos Energy Mastering Awards 2022 e reconhecida com o Prémio International Carbon Handprint na Climate Week NYC.

A tecnologia tem sido testada com sucesso em várias empresas de serviços públicos, infraestruturas e edifícios elétricos por clientes como a GreenAlp em França, a EEC Engie na Nova Caledónia e a Azienda Trasporti Milanesi em Itália.

A Schneider Electric está empenhada em eliminar gradualmente o SF6 dos seus produtos, construindo de forma sistemática um portefólio completo de alternativas verdes ao seu equipamento de média tensão com base em SF6. Este inclui novas ofertas sustentáveis dedicadas a mais aplicações industriais, incluindo indústrias eletrointensivas. Desta forma, a empresa vai evitar o equivalente a cerca de quatro milhões de toneladas de emissões de CO2 por ano.

A série de projetos-piloto de I&D da Schneider Electric é cofinanciada pelo programa Life da União Europeia.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial