Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Aplicação de gestão de energia Wiser da Schneider Electric recebe Innovation Award 2023 da CES

03/01/2023
A aplicação Wiser simplifica a medição e o controlo da energia doméstica para aumentar a eficiência, ajuda a economizar nas contas de energia e permite aos moradores viver de forma mais sustentável.
Imagen

A Schneider Electric anunciou que a sua aplicação de gestão de energia doméstica Wiser recebeu uma menção especial na Consumer Electronic Show (CES) deste ano, sendo um dos vencedores do Innovation Award 2023 na categoria Smart Home. O prémio reconhece o design e a engenharia notáveis em produtos tecnológicos, focando-se em soluções sofisticadas de monitorização e controlo.

Os proprietários de casas em todo o mundo enfrentam desafios energéticos significativos, incluindo o aumento dos preços dos serviços públicos, a escassez de energia, a distribuição pouco fiável de energia e a crise climática global. Isto torna-se ainda mais complexo pelo facto de as casas representarem 20% das emissões mundiais de carbono. Para enfrentar adequadamente estes desafios, os proprietários precisam de soluções inovadoras para tornar as casas mais sustentáveis e que, ao mesmo tempo, permitam gerir a utilização de energia, encontrar eficiências e assegurar energia fiável e rentável sem comprometer a conveniência e o conforto.
“Os consumidores reconhecem a importância da sustentabilidade para fazer face às questões climáticas, e estão também a sentir o impacto do aumento dos custos energéticos e a entender a importância de uma energia fiável, agora que passam cada vez mais tempo em casa”, comentou YiFu Qi, Executive Vice President Home & Distribution da Schneider Electric. “Felizmente, estão agora disponíveis ferramentas digitais que podem ser facilmente implementadas para ajudar os consumidores a lidar com estes desafios energéticos domésticos. Estamos incrivelmente honrados por receber este reconhecimento da CES para a nossa aplicação Wiser de energia doméstica, que traz novos níveis de conhecimento e controlo aos proprietários, simplificando a gestão de energia para tornar as suas casas mais sustentáveis e mais eficientes”, adianta.

Uma gestão mais inteligente da energia doméstica

A aplicação Wiser da Schneider Electric torna simples para os proprietários de casas controlar e gerir a sua utilização de energia, prever gastos e estabelecer orçamentos para reduzir as suas contas e preparar-se para um futuro mais sustentável – tudo isto com apenas alguns toques:

  • Controlo de energia em toda a casa: A aplicação Wiser assegura aos proprietários controlo totalmente integrado da sua energia doméstica. Desde o sistema de aquecimento elétrico ao carregamento de veículos elétricos, passando por tudo o que está entre eles, podem gerir até as maiores cargas de energia através de uma única aplicação. Também compara a utilização de energia com casas semelhantes na área para ajudar a estabelecer objetivos e partilhar os níveis de eficiência atingíveis.
  • Insights sobre a utilização de energia: Os proprietários podem monitorizar o consumo de energia em tempo real para ver exatamente onde ela está a ser utilizada. Isto permite-lhes identificar facilmente os aparelhos que consomem energia sem que se apercebam, ou perceber quais estão a consumir mais energia do que o esperado. Com esta informação, podem tomar decisões rapidamente para otimizar a sua utilização de energia. À medida que as faturas dos serviços públicos continuam a aumentar, a informação, as ferramentas e o controlo manual do consumo de energia de uma casa nunca foram tão importantes.
  • Otimização do carregamento de veículos elétricos (VE): Esta aplicação também controla o carregador de veículos elétricos EVlink Home Smart, lançado recentemente. Isto oferece novos níveis de poupança e sustentabilidade, permitindo carregar um VE quando há menos necessidade de energia doméstica e o custo da eletricidade é mais baixo. Por exemplo, se um consumidor tiver de carregar o seu veículo à noite para que esteja totalmente carregado de manhã, basta ligá-lo quando regressar a casa e a aplicação Wiser iniciará a carga automaticamente num momento específico em que os custos sejam mais baixos, de modo a evitar os preços mais elevados quando mais energia da rede está a ser necessária.
  • Equilíbrio de cargas: Graças à inteligência integrada, a aplicação Wiser equilibra automaticamente as cargas, para que os proprietários não fiquem sem energia em momentos críticos – como quando estão a cozinhar e têm um VE a carregar –, o que pode acontecer com outros sistemas. Quando o sistema reconhece outras cargas, como um forno ou um fogão, a carga do VE é automaticamente abrandada ou mesmo pausada, permitindo que os proprietários cozinhem sem precisarem de ajustar o seu sistema e, quando terminarem, a aplicação permite que o veículo volte a carregar à velocidade máxima.
  • Priorização da Energia Verde: O Wiser pode fornecer a energia mais verde disponível, dando prioridade às cargas elétricas quando a energia renovável está disponível. Com o desafio de reduzir as emissões de CO2 das casas, esta funcionalidade torna-se particularmente útil.
Os Innovation Awards da CES são escolhidos a partir de nomeações de produtos e acessórios que proporcionam aos consumidores monitorização e controlo sofisticados das funções de um edifício e/ou permitem aos utilizadores manter uma rede de dados com ou sem fios, incluindo produtos e software que oferecem acesso remoto. Os vencedores dos prémios são selecionados por um painel de juízes especialistas nas suas áreas e altamente respeitados, que avaliam a engenharia, o design e a inovação dos produtos nomeados.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial