Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Integração do EcoStruxure Automation Expert com o Software de Controlo de Processos Nereda

Schneider Electric e Royal HaskoningDHV transformam o tratamento de águas residuais com plataforma de automação de próxima geração

06/01/2023
Automação e controlo de processos inovadores para melhorar a eficiência e a sustentabilidade dos processos industriais através de uma gestão completa do ciclo de vida.
Imagen

A Schneider Electric anunciou a integração bem-sucedida da sua solução EcoStruxure™ Automation Expert (EAE) com o Software de Controlo de Processos Nereda® da Royal HaskoningDHV, para uma tecnologia de tratamento de águas residuais sustentável e rentável.

No ano passado, a Royal HaskoningDHV anunciou a Schneider Electric como o fornecedor global de preferência para a sua solução de tratamento de águas residuais Nereda. Como resultado dessa colaboração, esta tecnologia de próxima geração foi concebida para melhorar a sustentabilidade, resiliência e eficiência dos processos em estações de tratamento através de uma gestão completa do ciclo de vida, da integração plena com serviços de tecnologia de informação e tecnologia operacional, e de diagnósticos de sistema melhorados para sistemas de automação. Uma arquitetura preparada para a Cloud, cibersegura, flexível e escalável permite a redução dos custos através da diminuição da pegada ambiental com arquiteturas simplificadas, mas robustas, juntamente com a redução de emissões. Para além disso, está preparada para o futuro com capacidades de Inteligência Artificial (IA) e machine learning, para uma melhoria contínua.

Com base na norma IEC61499 para a interoperabilidade, a solução integrada foi testada e validada com sucesso através do rigoroso processo de certificação da Royal HaskoningDHV. Desta forma, os programadores, operadores e integradores de sistemas podem melhorar todos os aspetos do processo de tratamento de águas, desde o design e construção às operações e manutenção. Os benefícios são claros:

  • As estações de tratamento podem registar uma melhoria de até 50% na implementação da engenharia
  • 30% de otimização no comissionamento
  • e economizar 10% em arquiteturas otimizadas e robustas

"Assumimos a missão de liderar a sustentabilidade e a transformação digital de próxima geração no tratamento de águas e, neste sentido, estamos constantemente à procura de unir forças com parceiros inovadores e que nos complementem“, comentou Alain Dedieu, President of Water and Wastewater da Schneider Electric.

”Com a Royal HaskoningDHV podemos oferecer uma solução digital e preparada para o futuro para o tratamento de águas residuais, oferecendo acesso aos controlos de processo de próxima geração que combinam o melhor das nossas tecnologias de automação com a transformadora plataforma Nereda da Royal HaskoningDHV”, realçou.

Imagen

“Ao utilizar o EcoStruxure Automation Expert, reduz-se significativamente o tempo despendido a integrar e testar o software de controlo para instalações Nereda“, afirmou Jelle Langedijk, Process Engineer da Royal HaskoningDHV.

”A aplicação padronizada simplifica a resolução de problemas e a adaptação de processos às configurações específicas dos clientes. A Interface Homem-Máquina(HMI) da Schneider Electric, de fácil utilização, é, em última análise, uma solução robusta para aplicações industriais”, frisa.

O EcoStruxure™ Automation Expert está a permitir aos operadores de instalações Nereda tirar partido da convergência de TI/TO, expandindo o alcance da sua monitorização e, em última instância, reduzindo o tempo de paragem não planeado com uma resolução de problemas mais fácil e rápida.

“Pela primeira vez, os especialistas nas áreas de TI e TO podem ver exatamente o mesmo sistema ciberfísico, mas a partir dos seus próprios pontos de vista distintos“, afirmou Harry Forbes, Industry Analyst da ARC Advisory, no documento The Road to Universal Automation.

”Isto é possível porque o sistema de produção (na visão de TO) foi mapeado para um conjunto de recursos informáticos padronizados. Uma vez que tal se consiga, as disciplinas de TI e TO poderão colaborar a um nível inteiramente novo e superior, e as ferramentas e tecnologias avançadas de software de TI poderão ser eficazmente utilizadas em todos os pontos do processo de produção".

O principal benefício deste nível muito mais elevado de convergência de TI/TO será a redução do tempo de paragem não planeado, que a ARC acredita que neste momento custa à indústria cerca de 100 mil milhões de dólares por ano. Atualmente, a responsabilidade pela monitorização e diagnóstico dos sistemas de automação da produção recai inteiramente sobre as equipas de TO. No futuro, o trabalho pode ser partilhado. Os especialistas de TI poderão disponibilizar, monitorizar e gerir os recursos do sistema (computação, redes, armazenamento, etc.) enquanto os especialistas de produção gerem e otimizam as operações de produção propriamente ditas.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial