Informação profissional do setor das instalações em Portugal
"A 'marca de fornecimento' EFCIS é hoje um sinónimo de qualidade e confiança"

Entrevista com Susana Penedo, Diretora de Activação de Marca, na EFCIS

Ana Clara30/03/2023

"A EFCIS é hoje um sinónimo de qualidade e confiança, acima de tudo, pela forma consistente de trabalhar e alinhada com as necessidades do mercado", refere nesta entrevista Susana Penedo. É nesta base que a empresa continua a evoluir em 2023. A formação e os eixos estratégicos da empresa para 2023 são outros temas em destaque nesta entrevista.

Susana Penedo, Diretora de Activação de Marcada da EFCIS

Susana Penedo, Diretora de Activação de Marcada da EFCIS.

Que balanço faz a EFCIS da atividade em 2022?

Proximidade foi a nossa palavra de ordem em 2022, mas além disso é verdadeiramente o conceito que nos carateriza enquanto empresa. O crescimento tende a dificultar a agilidade das empresas, tentamos não perder ligações humanas, nem esquecer os rostos, nem deixar que os processos tomem conta dos dias. Conseguir manter a agilidade é um grande desafio, mas é também uma enorme oportunidade de fazer a diferença, e de deixarmos o mercado decidir quanto vale essa diferença. Vivemos 2022 de forma alegre, enquanto desenhámos o nosso caminho e as nossas intenções para 2023, com sangue novo nas nossas equipas, e estendendo o ser empresa a todos os setores. O resultado é uma equipa alegre, disponível e presente, que defende o grupo empresarial, de forma próxima dos clientes tanto na venda como na apresentação de soluções, mais ágil e eficiente, e com vontade de criar valor em tudo o que sentimos como “nosso”... a nossa empresa, os nossos fornecedores e os nossos clientes.

Quais os eixos estratégicos da empresa para este ano e que grandes desafios elegem no mercado nacional?

Todos os anos lutamos em conjunto com os nossos clientes e fornecedores para mantermos o nosso posicionamento e boa representação das marcas, onde juntamos os nossos serviços, o nosso know-how, e a nossa capacidade técnica, comercial e de assistência, apresentando assim um produto final de valor muito além de uma simples compra de um equipamento. A “marca de fornecimento” EFCIS é hoje um sinónimo de qualidade e confiança, acima de tudo, pela forma consistente de trabalhar e alinhada com as necessidades do mercado. É nesta base que ambicionamos continuar a evoluir este ano.
Imagen

Ao nível de produtos e soluções, haverá lançamento de novos produtos em 2023? Se sim, quais?

Em 2023 trazemos novidades com o relançamento da Hitachi com o ar condicionado AirHome 400, um modelo de entrada da marca mais económico e com caraterísticas Premium. No aquecimento temos as novas bombas de calor monobloco Yutaki M em R32, um gás mais amigo do ambiente. Também na Haice as novas bombas de calor monobloco A.Q.S. são uma aposta em 2023 e estão disponíveis em modelos de 10kW e 16kW com aquecimento até 65°C e eficiência energética de A+++ em aquecimento. A Haier completa a sua oferta de Aquecimento com a chegada dos termoacumuladores de instalação vertical e horizontal. Finalmente, na Sharp, iremos disponibilizar uma vasta gama de pequenos eletrodomésticos onde podemos destacar as Smart TV’s 4K Quantum Dot com modelos até 75” e um design total em alumínio.

A EFCIS opera também em Angola, Cabo Verde e Moçambique nas áreas do Ar Condicionado e Frio Industrial. Fale-me um pouco desse trabalho internacional e como tem corrido?

A Thermoclima e lojas HAICELAND operam nos PALOPS e fazem parte da estratégia do grupo EFCIS com o objetivo de expandir e diversificar a nossa atividade internacional e funcionando como uma grande instaladora e assistência técnica.

Proporcionamos aos nossos clientes um leque diversificado e abrangente de equipamentos e acessórios e um serviço com valor acrescentado, que sustenta a qualidade do mercado onde pertencemos, fidelizando clientes que procuram qualidade desde a venda do produto à sua assistência técnica, com vista a uma parceria de longo prazo.

São países onde há um manancial de oportunidades e ainda muito por fazer nesta área?

São países em crescimento e desenvolvimento. Prevemos um ano marcado por grandes desafios no mercado angolano, apostando a 100% no fortalecimento da estrutura e num maior dinamismo e capacidade de intervenção no mercado, com expectáveis resultados positivos no crescimento das vendas.

Fale-me um pouco das marcas Haice, Sharp, Hoval e da Haiceland?

A gestão multimarca tem pautado o nosso caminho desde os primeiros anos da EFCIS. Onde antes o mercado crescia em gama de oferta e orientação, hoje vingam as fusões e aquisições para a conquista de maior espaço e cota de mercado.

Sempre representámos as marcas como se fossem próprias, e no decorrer dos anos fomos fazendo o nosso melhor, para potenciar cada marca representada, cada uma com o seu posicionamento e, com isso, manter o nosso contacto com o mercado.

Com o passar dos anos, fomos afinando a nossa estratégia e limando as arestas necessárias para criar uma oferta de qualidade, que mantenha a nossa capacidade de crescer e fazer crescer a marca. A HAIER tem-se transformado na nossa aposta de maior valor, que pelo seu potencial de desenvolvimento de produto e pela nossa capacidade de o distribuir e assistir, tem conseguido ganhar cada vez mais espaço junto do mercado profissional, não apenas na gama residencial, mas também na gama comercial, MRV e aquecimento AQS. A HAICE assume-se como uma marca completa e competitiva no mercado. A nossa aposta reforçou a nossa gama comercial reforçando o que chamamos de “clima de confiança”. A HITACHI, por outro lado, sendo uma marca japonesa, destaca-se cada vez mais no mercado através de equipamentos com elevados rendimentos e pela fiabilidade dos mesmos.
A SHARP é uma das nossas mais antigas aliadas e sofreu algumas alterações de gama. Completa agora o nosso leque soluções com a entrada de uma gama de eletrodomésticos (Smart TV’s, purificadores, desumidificadores, trotinetes, sistemas de áudio e som...). Mantendo a qualidade a que nos tem habituado e a sua patente, sempre presente, de purificação de ar: Plasmacluster.
Imagen

A nível de portefólio e projetos, gostaria que destacasse três ou quatro exemplos.

  • MRV 5 Haier – Escritórios CGI Sacavém
  • MRV 5 Haier – Call Center Sacavém
  • VRF Hitachi - Museu Biblioteca República e Resistência
  • Roof Top’s Ciat - Ampliação do IKEA Loures
  • Unidades para desumidificação de Piscinas interiores Ciat - Complexo Piscinas Olímpicas do Estádio Universitário de Lisboa

No que respeita à assistência técnica, um ponto importante para a empresa, é uma área onde têm apostado? Em que medida?

A assistência técnica e o serviço de apoio ao cliente é uma das áreas que vemos anualmente com grande importância, tendo em conta a necessidade permanente e crescente, de cada vez mais oferecermos aos clientes e utilizadores, um serviço de excelência com valor acrescentado, muitas vezes difícil de aplicar no ato da compra, mas que ainda assim é um fator imprescindível que mantém viva e sã a relação com o mercado a médio e longo prazo. Tendo em conta o crescimento de 2022, a assistência técnica desenhou já estratégias de reajuste às necessidades do mercado, e aumentar a capacidade de formação técnica aos seus técnicos e aos nossos clientes, para a criação de um pacote de venda completo em que assistência técnica, aparece ainda antes da venda do equipamento.

No que respeita à formação, que importância tem tido ao longo dos últimos anos e que tipo de formação dão, caso assim seja.

Continuamos a apostar nas pessoas como fator diferenciador mantendo a formação interna continua, quer nas gerações mais novas, quer em técnicos especializados e engenheiros. Desenvolveremos iniciativas internas para aprendizagem de novos equipamentos e gamas, através de palestras e conteúdos audiovisuais em parceria com as nossas marcas.

Por fim, gostava de saber que opinião tem sobre o mercado AVAC em Portugal atualmente e que mensagem deixaria ao setor?

Existir num mercado há mais de 30 anos faz-nos pertencer-lhe. Tal como pertencer a qualquer outra família, conhecemos as suas histórias, os seus projetos e empreitadas de variadas dimensões, desde a instalação mais complexa à unidade de climatização mais simples. São inegáveis as contingências do momento que atravessamos, a instabilidade do mercado e precariedade social vêm cada vez mais acentuar um panorama desfavorável e de grande incerteza quanto ao que o futuro nos reserva. No entanto acreditamos que trabalhando em conjunto com os nossos parceiros conseguiremos atingir grandes vitórias. Um obrigado a toda a nossa estrutura interna, e em especial aos nossos clientes, parceiros e fornecedores.

Empresas ou entidades relacionadas

Efcis - Comércio Internacional, S.A.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial