Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Melhorar a deteção da exposição da Tecnologia Operacional (TO) a riscos de cibersegurança

08/02/2023
Objetivo da parceria entre a Schneider Electric e a BitSight é o de melhorar a capacidade de deteção de exposição da TO, identificando dispositivos conectados que estejam mal configurados.
Imagen

A Schneider Electric anunciou uma parceria estratégica com a BitSight para desenvolver uma capacidade global de Identificação de Riscos e Inteligência de Ameaças de Tecnologia Operacional (TO) – a primeira do seu género.

Como lembra a multinacional alemã nos últimos anos, agentes de ciberameaças oportunistas e avançados têm vindo a demonstrar uma maior disposição para atacar localizações industriais e operacionais. Face a isto ambas as empresas vêm esta parceria como um passo importante para promover o seu compromisso com melhorar a segurança e a resiliência das suas comunidades – detetando protocolos de TO expostos na Internet e contextualizando-os com atribuição melhorada.

O objetivo desta colaboração é fortalecer a segurança industrial e oferecer mais visibilidade sobre a Infraestrutura Industrial e os dispositivos do Sistema de Controlo Industrial (ICS, na sua sigla em inglês) que possam estar em risco devido a uma violação de cibersegurança.

Sobre o tema Stephen Boyer, Co-Founder e Chief Technology Officer da BitSigh afirnou que “os sistemas de Tecnologia Operacional estão frequentemente expostos e vulneráveis a invasores que podem explorá-los através de dispositivos conectados e redes convergentes. Através da parceria com a Schneider Electric, vamos abordar proativamente este risco a jusante, ampliando as nossas capacidades para detetar melhor a infraestrutura industrial e os sistemas de controlo dos clientes que possam estar em risco e ajudá-los a melhorar a resiliência das suas empresas.”

Christophe Blassiau, SVP, Cybersecurity & Global CISO da Schneider Electric, acrescentou que “com os dados enriquecidos e os insights recolhidos pela BitSight, a Schneider Electric está a desenvolver uma funcionalidade de inteligência de ameaças de TO para notificar e trabalhar com clientes que detêm ativos ou implementações na Internet que estão expostos ou inseguros”.

As capacidades resultantes desta parceria vão fornecer os dados necessários para identificar áreas importantes de concentração de riscos e impulsionar outras iniciativas de remediação, beneficiando tanto os clientes como a comunidade em geral.

A nova capacidade focada na identificação e redução de riscos em todo o domínio de TO não é um acordo exclusivo entre a BitSight e a Schneider Electric. A participação está aberta a todos os fornecedores de TO dispostos a partilhar informações sobre os seus produtos para melhorar as capacidades de deteção e atribuição de riscos.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric Portugal Lda.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial