Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Schneider Electric mostra como a DCIM aborda os desafios de gestão da TI híbrida

20/02/2023
O White Paper 281 mostra como o sucesso de um CIO se alicerça numa base sólida de operações de TI resilientes, seguras e sustentáveis. Já a nova ferramenta Calculadora do Valor da Monitorização da DCIM para TI Híbrida suporta o White Paper com uma estrutura simples para ajudar os utilizadores a executar cenários “e se” e quantificar o ROI da implementação de software de monitorização.
Imagen

Mostrar como a DCIM aborda os desafios de gestão da TI híbrida. Este é o objetivo de um novo White paper e ferramenta de suporte lançados pela Schneider Electric.

O novo White Paper 281, “How Modern DCIM Addresses CIO Management Challenges within Distributed, Hybrid IT Environments” foca-se no software de Gestão de Infraestruturas de Data Center (DCIM, na sua sigla em inglês) e examina em detalhe a função em rápida mudança do Chief Information Officer (CIO), desde que as TI se tornaram no centro das atenções nos últimos anos. O documento demonstra como o sucesso de um CIO está alicerçado, em última instância, numa base sólida de conseguir manter as operações de TI resilientes, seguras e sustentáveis. Num ambiente de TI híbrida altamente distribuída, este objetivo é mais difícil de atingir.

Patrick Donovan, Senior Research Analyst do Energy Management Research Center da Schneider Electric, autor do White paper, afirma que “as exigências dos negócios estão a forçar os CIOs a hibridizar a arquitetura dos seus Data Centers e portefólio de TI, colocando a capacidade de TI em instalações de colocation e desenvolvendo capacidade no edge local – às vezes em grande escala”. O escritor acrescentou que “os CIOs sempre tiveram a responsabilidade de gerir e manter operações resilientes e seguras, mas geralmente focam-se nas instalações principais de Data Center. Agora, para além de terem muitas mais localizações distribuídas que precisam de resiliência e segurança, também lhes é pedido que reportem a sustentabilidade das suas operações de TI. Isto é uma verdadeira mudança radical nas suas responsabilidades”.

A necessidade de resiliência, segurança e sustentabilidade

No documento de 16 páginas, Donovan descreve a evolução dos portefólios empresariais de TI e explora os desafios de gestão que deles resultam, e também explica como o software de DCIM moderno evoluiu e está mais otimizado para ambientes cada vez mais distribuídos. A TI distribuída faz da segurança uma das principais preocupações, juntamente com a necessidade de resiliência melhorada e acompanhamento e geração de relatórios sobre o impacto ambiental da operação de TI.

Uma oportunidade para “testar” vários cenários de DCIM com a nova calculadora

Uma nova ferramenta da Schneider Electric, a Calculadora do Valor da Monitorização da DCIM para TI Distribuída, suporta o White Paper e disponibiliza opções selecionáveis pelo utilizador e hipóteses ajustáveis para executar cenários “e se” para calcular o ROI/retorno do software de monitorozação. Tem em conta fatores como tempo de inatividade, equipa, incidentes de segurança e ambientais e fluxo de caixa.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric - Portugal
Schneider Electric Portugal Lda.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial