Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Vulcano é parceira da Floene no projeto “A energia natural do hidrogénio”

10/03/2023
Projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação e vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais.
Imagen
Esta semana, no Seixal, foi apresentado o projeto “A Energia Natural do Hidrogénio”. A Vulcano é a parceira técnica oficial da Floene num projeto que marca o início de injeção de hidrogénio na rede de gás natural.

Segundo a Vulcano depois de uma fase de teste os 83 clientes - residenciais, terciários e industriais - passam a ser, oficialmente, abastecidos por uma mistura de hidrogénio verde com gás natural, aumentando a percentagem de hidrogénio verde de 5% até um máximo de 20%.

João Fernandes, Diretor Comercial da Vulcano, reforça que “é um enorme motivo de orgulho para a Vulcano estar envolvida neste projeto inovador em Portugal que representa um enorme avanço no processo de transição energética e de descarbonização da economia. Foi verificada a compatibilidade de 82 equipamentos em casa dos clientes deste projeto piloto e todos eles estavam habilitados para permitir a utilização de mistura de hidrogénio verde de até 20%, refletindo o compromisso da nossa equipa e a nossa aposta contínua em investigação e desenvolvimento de produtos e tecnologias adaptados à nova realidade energética”.

O hidrogénio verde é produzido localmente, com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene. Depois de produzido e armazenado, percorre mais de 1 400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com o gás natural, sendo posteriormente distribuído aos clientes através de equipamentos da marca Vulcano.

Para além da Vulcano, são também parceiros deste projeto o Fundo Ambiental, Câmara Municipal do Seixal, Gestene, PRF, ISQ, Instituto Superior Técnico, BOSCH, Catim e Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio – AP2H2.

Empresas ou entidades relacionadas

Vulcano
Vulcano

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial