Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Qualidade num sistema de fixação para instalações fotovoltaicas?

ESDEC18/04/2023

A Esdec faz testes minuciosos aos materiais utilizados numa instalação. Um cuidado que se traduz igualmente na disponibilização de ferramentas de apoio aos instaladores, assim como no serviço pós-venda, através da análise de situações anómalas.

Imagen

Como é que a Esdec resolve questões de qualidade?

O nosso departamento de Serviço de Apoio ao Cliente está diariamente disponível para os instaladores, dando resposta às mais diversas perguntas. Perguntas sobre a utilização de materiais, a nossa calculadora, as instruções para a instalação, etc. Por vezes, recebemos também relatórios relativos a questões de qualidade, como quando existe um dano num projeto de sistema de módulo fotovoltaico (PV) e o instalador pede assistência. Na Esdec, levamos este tipo de relatórios muito a sério, porque, não só o instalador deve resolver o problema, mas é também importante descobrir onde falhámos para que possamos aprender com o erro.

Visita ao local

Num caso como este, um engenheiro da Esdec, por vezes com um inspetor independente, visita o projeto para investigar a causa do dano. Examina-se o design: terá a instalação sido feita seguindo o plano de instalação? Neste sentido, examinam-se também os vários componentes: terá sido utilizada a combinação certa dos materiais indicados? Estarão os grampos bem apertados? Em projetos para telhados planos, examina-se sempre o lastro de forma exaustiva. Se na prática isto não corresponder ao plano do lastro (da calculadora Esdec), tal pode, por exemplo, ser a causa do dano.

Após a inspeção, o problema será, evidentemente, resolvido o mais rapidamente possível. Dependendo do resultado da inspeção, determina-se a quem caberá, por exemplo, substituir o material.
Vejamos este exemplo. No final do ano passado, tomámos conhecimento de um problema de qualidade dos parafusos. Esta informação foi reportada através do LinkedIn por um proprietário preocupado. Durante a remoção temporária dos módulos fotovoltaicos para um trabalho de pintura, descobriu-se que os parafusos que seguram os grampos que fixam os módulos fotovoltaicos à subestrutura apresentavam um grande desgaste. A instalação do sistema de módulo fotovoltaico (PV) foi realizada por um instalador há 10 anos, utilizando ClickFit Basic. Neste caso, os parafusos não deveriam, claro está, estar tão danificados. Visitámos de imediato o projeto, examinámo-lo e certificámo-nos de que a instalação era refeita com parafusos novos e adequados. A inspeção demonstrou que os parafusos utilizados não correspondiam aos parafusos indicados pela Esdec. Ao que parece, utilizaram-se parafusos diferentes na instalação deste projeto. Na Esdec, testamos de forma exaustiva todos os nossos componentes quanto à sua durabilidade e resistência ao vento e à neve. Também realizamos regularmente testes de corrosão em todos os nossos parafusos. Assim, podemos ter a certeza de que os nossos instaladores podem fornecer aos clientes a garantia de 20 anos sobre os nossos componentes.
Imagen

Lista de materiais e plano de instalação

Os projetos com uma estrutura Esdec devem ser sempre calculados na calculadora Esdec. Depois de inserir os vários parâmetros do projeto (incluindo a altura do edifício, a zona de vento, o tipo de telhado, etc.), a calculadora fornecerá então uma visão geral dos materiais a utilizar e um plano de instalação. Caso não se utilizem os materiais indicados (os parafusos Esdec mencionados no exemplo anterior), isto pode causar problemas e originar danos.

O conselho mais importante que damos sempre aos instaladores é o de:

  • conceberem/calcularem o seu projeto na calculadora Esdec;
  • utilizarem os materiais prescritos na lista de materiais;
  • realizarem a instalação seguindo o plano de instalação gerado pela calculadora.
Estes 3 aspetos são fundamentais para se poder fazer uma instalação de elevada qualidade.

Deseja saber mais sobre os nossos produtos ou a nossa calculadora? Registe-se para um webinar ou uma formação gratuita. >> Ir para formações e eventos.

Empresas ou entidades relacionadas

Esdec BV Innovative Mounting Systems

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial