Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin sobre como mudar mentalidades e (re)construir com conforto térmico

Paulo Palhau, Consulting Sales Engineer @ Daikin

30/03/2023
Imagen
Com os dados a revelarem que 3 a 8 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza energética, que a construção em Portugal não responde às necessidades de conforto térmico da população, que enfrenta frio no inverno e calor no verão que conduz a gastos elevados em energia para alcançar conforto térmico, podemos concluir que os portugueses não se têm mostrado despertos para o tema da eficiência energética no momento da aquisição da casa a que chamam lar.
É por isso urgente uma mudança de mentalidade, quer por parte de quem constrói edifícios onde passamos cerca de 90% do nosso tempo de vida, quer por parte de quem compra. Isto sem esquecer o papel que as entidades competentes devem ter na resposta a esta necessidade.
Esta mudança de mentalidades torna-se ainda mais real quando os imóveis em Portugal continuam a ser na sua maioria aquecidos por sistemas desatualizados e de baixa eficiência energética, que frequentemente utilizam combustíveis fósseis poluentes, e as metas da eficiência energética e da descarbonização são uma realidade. O Pacto Ecológico Europeu é um firme compromisso de reduzir as emissões de CO2 e tornar a UE o primeiro bloco com neutralidade climática até 2050.
Na Daikin sabemos o quanto é urgente trabalhar no sentido de alterar a atual situação e dinamizar cada vez mais a instalação de bombas de calor, que constituem, só por si, uma tecnologia de aquecimento com baixo nível de carbono. Nesse sentido, foi de forma natural que a Daikin Portugal se associou à Associação Passivhaus Portugal na defesa e concretização do “Passive House”.
Imagen

O conceito Passive House define um padrão de elevado desempenho que é eficiente, sob o ponto de vista energético, saudável, confortável, economicamente acessível e sustentável. Abranger todas as etapas do processo de construção, nomeadamente o projeto, acompanhamento de obra e teste final ao edifício construído, para verificação do cumprimento dos respetivos requisitos, este conceito tem um objetivo único: contribuir para o bem-estar e saúde dos seus ocupantes. Por isso, o ambiente interior numa Passive House é caracterizado pela boa qualidade do ar, conforto térmico (temperatura mínima 20°C e temperatura máxima 25°C) e inexistência de grandes variações térmicas. Uma realidade nos antípodas do que existe atualmente na maioria das habitações portuguesas.

Para além de proporcionar conforto térmico, uma Passive House pode ser construída ao mesmo preço que um edifício convencional. Diríamos mesmo que os custos de operação de uma Passive House são substancialmente mais baixos que um edifício convencional devido às reduzidas necessidades energéticas e de manutenção. E como há uma redução drástica das emissões de CO2, devido à eficiência energética, a Passive House contribui para a menor dependência de combustíveis fosseis. Aliás, as necessidades energéticas podem ser facilmente supridas por fontes renováveis de energia.
Falamos de construções novas, mas o conceito é também válido para o mercado da renovação/reabilitação de edifícios. Neste segmento a substituição de equipamentos obsoletos e pouco eficientes por equipamentos mais eficientes e que aproveitam a contribuição de fontes de energia renovável, como por exemplo as bombas de calor para aquecimento e produção de água quente sanitária, são pontos que não podem ser descurados e que por si só estão previstos no conceito Passive House.
No momento em que a redução do consumo de energia está presente no nosso quotidiano, e é de facto uma questão fundamental, a Passive House é uma garantia de construção eficiente, sustentável e confortável quer do ponto de vista térmico quer da qualidade do ar interior. Por isso, sugerimos que procure o apoio de profissionais habilitados, de forma a ter o correto aconselhamento no desenvolvimento do projeto e da obra. Outra parte importante é a escolha dos materiais e equipamentos a utilizar na construção e que irão garantir o resultado final e a satisfação de todos os envolvidos. Nesse sentido, a Daikin apresenta várias soluções ímpares para ter conforto e eficiência energética em casa. Um portefólio que responde a todas as vertentes do conceito Passive House e que inclui desde sistemas de climatização, de aquecimento de água sanitária até sistemas de ventilação com recuperação de energia.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial