Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Energy Access Investment Forum: Schneider Electric apresenta soluções de energia inclusivas e sustentáveis

27/03/2023
Empresa apresentou diversas ferramentas e soluções que podem facilitar o acesso à energia em África.
Imagen
A Schneider Electric esteve presente no Alliance for Rural Electrification (ARE) Energy Access Investment Forum 2023 que decorreu entre 21 e 23 de março em Abidjan, na Costa do Marfim. Durante o mesmo “apresentou diversas ferramentas e soluções que podem facilitar o acesso à energia em África”.

Especificamente a empresa apresentou o Gaia Energy Impact Fund. Desenvolvido em colaboração com a Capital Croissance, a Investisseurs & Partenaires e o Gaia Impact, é um fundo de capital de risco comprometido com expandir o acesso à energia, acelerar a adoção de fontes de energia renováveis e transformar o panorama energético em África.

Albert Fuchet, Global VP of Access to Energy da Schneider Electric afirmou que “o acesso à energia é um direito humano básico no qual estamos a investir para melhorar a vida e os meios de subsistência de muitas pessoas”, acrescentando que “através da colaboração, de soluções inovadoras e de investimentos estratégicos, podemos efetivamente capacitar comunidades desprovidas com acesso a energia limpa e oportunidades de longo prazo.”

A Schneider Electric também apresentou uma gama de soluções inovadoras para expandir o acesso à energia, incluindo: o Homaya Hybrid e o Homaya Pro – inversores solares híbridos e inteligentes concebidos para fornecer energia a locais com acesso limitado à rede elétrica; o EcoStruxure Energy Access Expert, uma plataforma de monitorização remota desenvolvida especificamente para a eletrificação rural para aumentar a visibilidade sobre instalações de microgrids; e um programa de formação e empreendedorismo que educa e apoia mulheres empresárias no setor da energia e promove o desenvolvimento local inclusivo e sustentável.

Convém lembrar que, segundo dados da Agência Internacional de Energia existem cerca de 775 milhões de pessoas sem acesso à eletricidade, o que “dificulta o desenvolvimento económico e humano”. Garantir o acesso a energia limpa e acessível é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e é particularmente relevante para a África subsariana, onde cerca de 568 milhões de pessoas não têm acesso a eletricidade.

Neste sentido a Schneider Electric afirmou estar comprometida com proporcionar progresso e sustentabilidade a todas as pessoas. O programa de Acesso à Energia, criado em 2009, alicerça-se na experiência e presença local da empresa para desenvolver soluções tecnológicas seguras, acessíveis e fiáveis para satisfazer as necessidades energéticas crescentes dos países em desenvolvimento. Esta ação é realizada em estreita colaboração com os stakeholders do setor público local e grupos da sociedade civil. Como parte dos seus próprios objetivos de sustentabilidade, a Schneider Electric pretende dar acesso a energia limpa e fiável a 50 milhões de pessoas em todo o mundo até 2025.

Empresas ou entidades relacionadas

Schneider Electric Portugal Lda.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial