Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Daikin: 100 anos a pensar nos próximos 100

Daikin16/09/2024

De pioneira a líder global em aquecimento e arrefecimento, a empresa segue em frente para elevar tanto o valor ambiental como social e contribuir para a criação de um futuro próspero.

Fundadores Daikin juntos de uma unidade de refrigeração nos anos 30
Fundadores Daikin juntos de uma unidade de refrigeração nos anos 30.

A Daikin celebra 100 anos em 2024. Um século de desenvolvimento pautado por ideias revolucionárias, inovações tecnológicas e pessoas dedicadas que contribuíram para a sociedade e transformaram o mundo em que vivemos.

Foram as ideias revolucionárias de Akira Yamada, um jovem engenheiro japonês de Osaka, que estiveram na origem de tudo. Estávamos em 1924 e o que começou por ser uma fábrica de radiadores de aeronaves, que empregava 15 pessoas e tinha a designação de Osaka Kinzoku Kogyosho Limited Partnership, converteu-se numa empresa global, com operações em mais de 170 países, sob a designação de Daikin.

Desde os primórdios que a empresa se destaca na vanguarda de várias tecnologias avançadas, incluindo o desenvolvimento dos primeiros fluorcarbonetos e ar condicionados compactos do Japão, juntamente com o primeiro ar condicionado multi-split com sistema VRV do mundo para edifícios comerciais.

Nos anos 30, assiste-se a um grande salto na inovação. Em 1935, a produção, pela primeira vez no Japão, do gás fluorcarboneto foi crucial para a Daikin se tornar líder no fabrico de sistemas de ar condicionado, tornando-se na única empresa no mundo a desenvolver e produzir equipamento de ar condicionado e fluido frigorigéneo. Liderando a investigação sobre fluidos frigorigéneos de fluorcarboneto contribuiu de forma decisiva para o avanço da sociedade com a sua capacidade tecnológica. É assim que, em 1936, o Japão lançou o primeiro comboio de ar condicionado para os Caminhos de Ferro elétricos de Nankai. Um marco histórico, ao qual se seguiu, dois anos depois, o fornecimento da primeira unidade de refrigeração a fluido frigorigéneo de fluorcarboneto ao Arsenal Naval de Kure. O “Mifujirator”, o sistema de ar condicionado compacto, tornou-se o “game changer” e revolucionou a indústria ao simplificar todo o processo, desde o design ao funcionamento e à operação chave na mão, alcançada pelo controlo automático do compressor, condensador e ventilador. Antes do seu lançamento, os sistemas de ar condicionado convencionais exigiam níveis elevados de experiência e competências técnicas. A notícia desta nova conveniência espalhou-se rapidamente, impulsionando o sistema de ar condicionado embalado para um sucesso sem precedentes, passando a ser utilizado em teatros e lojas.

Primeiro ar condicionado compacto
Primeiro ar condicionado compacto.

A década de 50 foi reconhecida como a era de ouro da inovação que deixou marca na história do desenvolvimento tecnológico, como os sistemas de códigos de barras, microchips e painéis solares. Em 1958 a Daikin voltou a revolucionar a indústria com a tecnologia de bomba de calor. Um legado que constituiu a base para a sua atual posição de liderança em soluções de aquecimento e arrefecimento ecológicas e eficientes a nível energético.

Posteriormente, nos anos 60, a empresa avançou com a produção em grande escala de sistemas de ar condicionado comerciais a partir de Osaka. Esta década é também marcada pela entrada da Daikin na Europa, com a abertura de instalações na ilha de Malta em 1967, onde reuniu as condições para a sua expansão para outros mercados, com a abertura de uma unidade de produção na Bélgica.

Em 100 anos de história, a Daikin assinalou um novo marco em I&D, revolucionando o ar condicionado. A introdução, em 1982, do novo sistema VRV (Variable Refrigeration Volume) proporcionou eficiência energética e flexibilidade em edifícios com várias divisões, com ligação a um sistema de refrigeração central com controlo individual da divisão. Este foi um momento notável.

A partir da década de 80 ocorreram mudanças fundamentais nos ambientes de escritórios e de lazer, com a introdução dos computadores e o aumento do alojamento turístico. A necessidade de arrefecimento e aquecimento energeticamente eficientes de edifícios comerciais aumentou em todo o mundo e continua a aumentar até aos dias de hoje.

No início dos anos 90, foi lançado no Japão, o primeiro sistema de diagnóstico online disponível de forma ininterrupta. Esta solução, também denominada “Air Conditioning Network Service System”, monitorizava o estado operacional dos sistemas de ar condicionado multi-split comerciais. Em caso de avaria, um engenheiro de assistência Daikin dirigia-se ao local para prestar assistência ao cliente no espaço de duas horas, até durante a noite ou em feriados. Um compromisso que se mantém; a solução baseada na nuvem para sistemas AVAC comerciais fornece dados em tempo real e suporte especializado, garantindo conforto e desempenho ambientais ideais ao longo do ciclo de vida de um edifício.

Primeira fábrica Daikin na Europa, em Ostend

Primeira fábrica Daikin na Europa, em Ostend.

Mas, voltando à década de 90, em 1999, no mesmo ano em que David Bowie, com o álbum “Hours”, se tornou um dos primeiros artistas de música a estar disponível para download na internet antes de ser lançado em CD, é estabelecida a sede regional da Daikin Airconditioning Central Europe em Viena. Esta estratégia permitiu a expansão nos mercados da Europa Central e Oriental em rápido crescimento. Atualmente esta região engloba 16 países, 700 colaboradores e 2500 parceiros. Em 2018 a cidade austríaca volta a ser escolhida pela Daikin para instalar o primeiro de muitos centros de experiência B2C. Três anos depois chega o primeiro centro de experiência B2B, “Your Daikin World”.

Os primeiros anos do século XXI são assinalados pelo lançamento de inovações tecnológicas. Em 2009, a empresa é a primeira a receber a certificação Eco-label para bombas de calor, com a Daikin Altherma LT. Em 2025 será lançada a 4.ª geração da bomba de calor residencial Daikin Altherma, utilizando o fluido frigorigéneo Propane R-290 com um potencial de aquecimento global de apenas 3 (Global Warming Potential 3), juntamente com soluções existentes baseadas em R-32.

A capacidade para continuar a crescer e a desenvolver-se ao longo destes 100 anos é distintiva na sua evolução. 2024 será um ano que irá ficar na história da empresa, assinalado por vários marcos, como o da inovação tecnológica, com o lançamento do novo sistema da bomba de calor VR5, aliado aos objetivos de sustentabilidade.

Com visão de futuro e a contribuição para a sociedade sempre presentes, também este ano, será lançada a nova sede de I&D, em Ghent, na Bélgica, para liderar a investigação de soluções de aquecimento por bomba de calor e cadeias de frio sustentáveis. 

A Daikin é reconhecida globalmente pela sua tecnologia avançada em climatização e com produtos utilizados em residências, edifícios comerciais e industriais em todo o mundo. Os valores de dedicação à qualidade, inovação, confiança e compromisso com o cliente são a sua força motriz.

Empresas ou entidades relacionadas

Daikin - Ar Condicionado Portugal

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial