Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Cidade de Justiça de Barcelona: +36% de poupança energética graças ao Retrofit com soluções Ziehl-Abegg

Ziehl-Abegg Ibérica28/10/2024

No estudo de eficiência energética que a Servoclima realizou para demonstrar os benefícios do retrofit realizado à Urbicsa, mostrou-se que a tecnologia da Ziehl-Abegg é responsável por melhorias que atingem um caudal de 54.700 m3/h e uma redução da potência consumida de 45kW para 29kW. São valores que superam as previsões referidas anteriormente ao conseguir uma poupança energética de 36% e um período de retorno do investimento em apenas 1,1 anos.

Imagen

A empresa líder em tecnologia de ventilação, controlo e acionamentos, a Ziehl-Abegg Ibérica aposta na inovação e na tecnologia de última geração com as suas soluções completas, compactas e eficientes, que facilitam o trabalho às empresas instaladoras do setor AVAC em projetos de renovação e atualização.

Soluções que garantem uma renovação de ventiladores ágil e eficiente em sistemas de ventilação mais antigos. Qualquer projeto de modernização ou recondicionamento que se empreenda com soluções Ziehl-Abegg obtém grandes melhoras na eficiência energética e uma capacidade de poupança de energia muito maior. Acrescenta ainda, que o sistema em si não sofre alterações, já que apenas se substituem determinados componentes por tecnologia mais eficiente e fiável.

Um bom exemplo disto mesmo é o projeto levado a cabo pela empresa Servoclima para a URBICSA – ACE encarregada da construção e exploração da Cidade da Justiça de Barcelona, um conjunto arquitetónico formado por vários edifícios, que compõe um espaço moderno e emblemático da cidade condal e a sua sede principal no que se refere à administração judicial.

Imagen

Trata-se de um projeto de retrofit com ventiladores Ziehl-Abegg no qual se solicitou a renovação de uma unidade SC | Ultra 500 para a atualização dos ventiladores atuais a Plug-fan EC, com o incremento de caudal em 10.

Devido à instalação levada a cabo, o caudal de insuflação aumentou até aos 54.000 m3/h, resultante da instalação pela Servoclima de seis ventiladores de 6 KW; e de 46.000 m3/h no retorno, onde foram instalados mais quatro ventiladores de 4,6 KW.

O propósito que procuravam em conjunto, a Servoclima e a Urbicsa era melhorar de forma notável a eficiência e obter uma poupança energética, que neste caso alcançasse os 25 %. Este objetivo foi não só atingido, como superado através da possibilidade de regulação do caudal com o sistema Scada, que já estava disponível no edifício. Através deste sistema, é agora possível variar constantemente o caudal adequado para o funcionamento do sistema, dependendo da afluência e das necessidades do mesmo.

A sustentabilidade é outro fator fundamental no processo de retrofit, não só a redução do consumo energético assegurado pela tecnologia Ziehl-Abegg permite reduzir as emissões de CO2, mas reduz-se o desperdício de materiais ao reaproveitar a maioria da unidade existente. A contribuição para o meio ambiente é notória, e ainda devem ser contabilizados os benefícios económicos.

Neste projeto, o período estimado para o retorno do investimento era de 2,3 anos, tendo em conta as poupanças que se poderiam atingir com a tecnologia atual de motores. É importante mencionar que graças ao acoplamento direto dos ventiladores da Ziehl-Abegg, a presença de partículas que advêm da abrasão das correias de transmissão deixa de ser um motivo para preocupações da manutenção e da qualidade do ar, sendo mais um fator na redução de custos na vida útil do equipamento.

Com a substituição de um ventilador anterior por um ventilador mais moderno, o utilizador não só obtém um sistema de ventilação atualizado, que cumpre com os requisitos de eficiência mais recentes, mas também contará com o benefício de praticamente não ouvir o novo modelo. Outra vantagem dos sistemas atualizados é poder contar com redundância, na maioria dos casos, os grandes ventiladores antigos são substituídos por vários ventiladores menores, que trabalham em paralelo. Desta forma os tempos de paragem são reduzidos e os tempos de substituição são também mais rápidos.

A Servoclima completou o projeto com a reforma das portas, filtros e registos, assim como também a instalação elétrica e controlo para a parte elétrica. Igualmente, foi atualizada e recondicionada uma unidade de tratamento de ar (UTA), com um novo conjunto de ventiladores Plug-fan ECblue.

Todo o trabalho realizado neste projeto da Cidade da Justiça de Barcelona teve uma complicação extra: o exíguo espaço para remover os ventiladores existentes, as unidades de tratamento de ar tinham muito pouco espaço entre elas, o que dificultou muito o trabalho. Nunca é demais relembrar que é necessário prever espaços para manutenção e trabalhos similares.

O grande tamanho dos ventiladores originais contrastou bastante com as dimensões dos novos modelos da Ziehl-Abegg, que se caracterizam pelo seu formato compacto. Juntamente a este detalhe, a sua tecnologia garante a máxima eficiência energética e fiabilidade e são um bom exemplo da facilidade que poderá ter a empresa instaladora num recondicionamento com um conjunto de ventiladores radiais ECblue.

No estudo de eficiência energética que a Servoclima realizou para demonstrar os benefícios do retrofit realizado à Urbicsa, mostrou-se que a tecnologia da Ziehl-Abegg é responsável por melhorias que atingem um caudal de 54.700 m3/h e uma redução da potência consumida de 45kW para 29kW.

São valores que superam as previsões referidas anteriormente ao conseguir uma poupança energética de 36% e um período de retorno do investimento em apenas 1,1 anos.

Obra realizada: Cidade da Justiça de Barcelona

Ações realizadas:

· Atualização com ventiladores plug-fan EC

· Poupança energética: 25%

· Retorno de investimento: 2,3 anos

Participantes no projeto: Ziehl Abegg – Servoclima – Urbicsa

Sobre a Ziehl-Abegg

Fascínio, inovação e sempre um passo à frente em direção ao futuro. Este é o lema da nossa empresa, presente em todo o mundo e com competência nos âmbitos da aerotécnica, da tecnologia de controlo e de ascensores, assim como na mobilidade elétrica no sector automóvel.

A Ziehl-Abegg foi fundada em Berlim em 1910, pela mão de Emil Ziehl e atualmente conta com 5.000 colaboradores, 15 centros de produção, 30 companhias e 117 gabinetes comerciais em todo o mundo. A faturação em 2023 foi de 955 milhões de euros, onde as exportações que representam 75% das vendas. O nosso catálogo de soluções tem mais de 30.000 referências e está presente em mais de 100 países.

A nossa marca gera inovação, soluções especiais que se convertem em produtos altamente eficientes, que promovem baixas emissões e de primeira qualidade para o benefício dos nossos clientes. Projetamos um crescimento, uma rentabilidade e um futuro com um senso comum constante, sempre com a premissa de manter um meio ambiente saudável em que possam habitar as futuras gerações. Portanto, todos os nossos produtos desde a sua produção à sua aplicação, contribuem para a poupança de energia e de recursos.

Para mais informação, visite www.ziehl-abegg.com/en/.

Empresas ou entidades relacionadas

Ziehl-Abegg Ibérica, S.L.U.

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial