Segundo a Panasonic, cada vez mais famílias na Europa estão a optar por sistemas de ar condicionado reversíveis eficientes, capazes de arrefecer no verão e aquecer no inverno. Esta tendência reflecte uma mudança de hábitos em favor de soluções mais versáteis e sustentáveis, afastando-se das caldeiras a gás que consomem energia fóssil.
Durante décadas, a imagem do sistema de aquecimento na Europa esteve ligada às caldeiras tradicionais a gás ou a óleo. No entanto, este paradigma está a mudar: as bombas de calor ar-ar ou ar-água (aerotérmicas) estão a ganhar terreno, especialmente quando se tem em conta a sustentabilidade e a eficiência.
Dentro desta tecnologia, estamos a ver como os sistemas de ar condicionado, tradicionalmente concebidos para combater as altas temperaturas no verão, se estão a consolidar como uma alternativa eficiente e limpa para aquecer as casas nos meses mais frios do ano.
De acordo com a Panasonic Heating & Cooling Solutions, 81% dos seus clientes na Europa já utilizam estes sistemas de ar condicionado para arrefecimento no verão e aquecimento no inverno. Em muitos casos, até como única fonte de aquecimento. Um número que reflecte uma mudança nos hábitos de consumo de energia das famílias, impulsionada pela procura de eficiência e sustentabilidade.
“Estamos a assistir a uma mudança de mentalidade. Os utilizadores, que estão a descobrir as vantagens das bombas de calor, estão a começar a utilizar esta tecnologia não só para arrefecer as suas casas durante o verão, mas também para desfrutar de um aquecimento sustentável e confortável no inverno, sem depender de combustíveis fósseis”, explica Jordi Clotet, diretor de Marketing da Panasonic Heating & Cooling Solutions em Espanha e Portugal..
Estes sistemas não só permitem prescindir do gás como fonte de energia, como também se distinguem pela sua elevada eficiência energética, contribuindo significativamente para a descarbonização residencial, um dos principais objectivos na luta contra as alterações climáticas.
As vantagens incluem conetividade através de aplicações móveis, funcionamento silencioso, designs compactos e menor consumo de energia, o que se traduz em poupanças para as famílias. Além disso, a sua instalação é cada vez mais simples e adaptável a diferentes tipos de habitação.
Com a chegada do verão, cada vez mais pessoas valorizam o investimento em sistemas que não só as protejam do calor, como também garantam calor e conforto durante os meses frios, sem necessidade de recorrer a caldeiras a gás dispendiosas e poluentes.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal