A Tecnair, uma empresa da Panasonic, apresentará as suas novas unidades de distribuição de refrigerante (CDU) de alto desempenho no 'Data Centre World London 2026', de 4 a 5 de março de 2026, no stand G110. Estas novas unidades respondem à crescente procura térmica criada pela Inteligência Aartificial (IA) e pela computação de alto desempenho.
À medida que as densidades de IA e HPC levam os sistemas tradicionais refrigerados a ar para além dos seus limites, o novo portefólio CDU oferece uma plataforma de refrigeração líquida robusta, eficiente e escalável que se integra perfeitamente na infraestrutura existente, apoiando os operadores de centros de dados e os hiperescaladores na transição para operações sustentáveis e de alta densidade.
Com décadas de experiência em arrefecimento de precisão, as CDUs abordam um dos desafios mais prementes que os operadores de centros de dados enfrentam atualmente: como arrefecer eficientemente as densidades dos bastidores, que agora excedem habitualmente os 50 kW e estão a aumentar para mais de 100 kW.
A gama CDU suporta arquiteturas de arrefecimento direto ao chip e de imersão, proporcionando um arrefecimento líquido fiável com a monitorização, redundância e escalabilidade necessárias para operações de missão crítica 24 horas por dia, 7 dias por semana.
O arrefecimento líquido já não é opcional para ambientes de alta densidade; é um elemento estratégico. De acordo com a Associação Europeia de Centros de Dados (EUDCA), a Europa está no bom caminho para investir 100 mil milhões de euros em centros de dados até 2030, devendo a procura de energia aumentar cerca de 15% ao ano, impulsionada pela adoção da IA, pela expansão da nuvem e pelo aumento da densidade de computação1. O lançamento da nova gama de CDUs reforça o compromisso da Panasonic em equipar os operadores de centros de dados com a tecnologia de gestão térmica necessária para permitir a rápida transição da indústria para tecnologias de alta eficiência, alta densidade e baixas emissões de carbono. tecnologia de gestão térmica necessária para permitir a rápida transição da indústria para tecnologias de alta eficiência, alta densidade e baixas emissões de carbono.
A gama oferece uma série de caraterísticas concebidas para proteger o equipamento informático sensível e maximizar a eficiência energética. As principais caraterísticas incluem:
Reconhecendo que a refrigeração líquida vai para além da própria CDU, a Panasonic oferece uma solução de sistema integrado que incorpora um chiller com free cooling da Panasonic que utiliza R1234ze, um refrigerante com um baixo GWP de 1,37 (AR6)2, e capacidade de reinício rápido que aumenta ainda mais a adequação a ambientes extremos.
Estes modelos incorporam uma função de 'free cooling' que gera água refrigerada utilizando temperaturas exteriores baixas (até -10°C), proporcionando uma elevada eficiência energética.
A Panasonic irá apresentar esta tecnologia no Data Centre World London (4-5 de março no stand G110), onde os visitantes poderão explorar as últimas inovações da Tecnair e da Panasonic e reunir-se com especialistas técnicos para discutir requisitos de aplicações específicas.
1. https://datacentremagazine.com/data-centres/eudca-report-reveals-100bn-investment-pipeline-to-2030
2. Com base no Sexto Relatório de Avaliação adotado pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas (IPCC)
sobre as alterações climáticas (IPCC).
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal