Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Primeira mercearia europeia sem plástico vence prémio "Terre de Femmes"

Revista O Instalador01/04/2019
O galardão assinala 10 anos em Portugal e atribui 18 mil euros às laureadas.
Imagen

Eunice Maia, Ana Filipa Sobral e Joana Benzinho são as vencedoras da décima edição do Prémio Terre de Femmes, iniciativa promovida pela Fundação Yves Rocher que todos os anos distingue mulheres com projetos a favor do ambiente.

Os galardões, no valor de 18 mil euros, foram entregues na passada semana, num evento contou com a presença de Marie-Anne Gasnier, responsável da Fundação Yves Rocher, associações e ONG, representantes políticos e antigas laureadas.

Eunice Maia, uma professora minhota emprestada a Lisboa que desenvolveu o projeto ‘Maria Granel’, levou para casa o primeiro lugar do prémio, com uma recompensa no valor de 10 mil euros.

Com o objetivo de combater o desperdício alimentar e a produção de resíduos e numa altura em que a emergência do combate ao plástico se começava a popularizar, Eunice pôs mãos à obra e criou, em 2013, a Maria Granel, uma mercearia claramente à frente do seu tempo. Seis anos depois, chega o galardão.

Foi a primeira ‘Zero Waste Store’ europeia e uma das pioneiras em todo o mundo a dispensar totalmente as embalagens de plástico e a vender exclusivamente a granel.

Em Portugal, esteve na vanguarda do conceito ‘BYOC’ (Bring Your Own Container) e com ele já incentivou milhares de portugueses a levarem o seu próprio recipiente para reabastecer na loja apenas com a quantidade de produto de que necessitam, evitando assim desperdício alimentar. Em menos de três anos, contribuiu para desviar mais de um milhão de sacos de plástico do caminho dos aterros.

O compromisso desta minhota é com o futuro, ou não fosse ela professora. Para Eunice, ser empresária não é o fim em si mesmo, mas um meio para contribuir para a redução da pegada ambiental e para assegurar a sustentabilidade do ecossistema. Isso mesmo está materializado em todos os produtos que disponibiliza na loja: são 100% biológicos, certificados e livres de organismos geneticamente modificados (OGM), respeitando os solos e o ritmo das estações do ano e da terra.

Eunice Maia quer fazer claramente a diferença na vida dos seus fregueses e, por isso mesmo, disponibiliza gratuitamente consultas com uma nutricionista e workshops que promovem um estilo de vida ‘zero waste’.

Eunice Maia vai agora representar Portugal na corrida ao Grande Prémio Internacional, no valor adicional de 10 mil euros, numa competição que juntará também as primeiras laureadas dos restantes países onde já existe o Prémio Terre de Femmes, nomeadamente, Alemanha, Espanha, França, Itália, Marrocos, México, Rússia, Suíça, Turquia e Ucrânia.

Recorde-se que já em 2015 foi a uma portuguesa, à bióloga Milene Matos, a quem coube também a distinção internacional.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial