Soluções de Elevação, Unipessoal, Lda. (Soluções Geda)

A nova finança do século XXI: um setor financeiro comprometido com os investimentos sustentáveis

Revista O Instalador28/02/2019
O livro “O setor financeiro e o crescimento sustentável – a nova finança do século XXI” procura mostrar o caminho que tem vindo a ser feito e que tem dado origem a novas propostas de valor por parte do setor financeiro através dos Investimentos Responsáveis, Investimentos com Impacto, Obrigações Verdes e Empréstimos Verdes.
foto

O livro de autoria da economista e especialista em temas de gestão sustentável, Sofia Santos, e da cofundadora do Advisory Board da CCP Research Foundation (Londres), Tânia Duarte, é uma importante e atual reflexão sobre a mudança estrutural que se está a iniciar a alta velocidade no setor financeiro, com o propósito deste assumir o compromisso de promover o combate às alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável. Uma ambição não apenas da Europa, mas do mundo inteiro: da China aos EUA, é possível encontrar medidas públicas que promovem um sistema financeiro mais verde.

A Comissão Europeia lançou, em março de 2018, o Plano Europeu para Financiar o Crescimento Sustentável que vem mudar por completo o propósito dos bancos e a sua forma de analisar risco e comunicar sobre os seus produtos financeiros. Este livro aborda toda esta mudança à escala global, com particular enfoque nas mudanças que se anteveem provindas de regulamentação europeia.

“O setor financeiro e o crescimento sustentável - a nova finança do século XXI” conta com prefácios de Nick Robins, professor da London School of Economics e Fundador da International Network of Financial Centres for Sustainability, de Paul Clements-Hunt fundador do Blended Capital Group, ex-diretor da UNEP FI e ex-representante das Nações Unidas nos Princípios para o Investimento Responsável e de Fernando Faria de Oliveira, atual Presidente da Associação Portuguesa de Bancos.

O seu lançamento decorreu a 26 de fevereiro na CMVM, numa sessão que contou com a participação de Isabel Ucha, CEO da Euronext em Portugal e Gabriela Figueiredo Dias, Presidente do Conselho de Administração da CMVM.

O InstaladorVulcano: o parceiro certo para um apoio totalSolar Market Parity PortugalO Instalador Acompanhe no FacebookClimamed del 10 al 12 de enero 20201O Instalador20 Years Jaba traduçao técnica especializada 4.0Adene janelas eficientes só com etiqueta energética CLASSE+Junkers BoschPanasonic Apenas 779 mmTektónica cambio de fechas 8 - 11 de octubre

Subscrever a nossa Newsletter

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - edifícios - energia - ambiente

Estatuto Editorial