Disterm
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

As sete vidas do carvão

Revista O Instalador30/05/2019
Alguns países membros da União Europeia já demonstraram que pretendem continura a queimar carvão para produzir eletricidade para além de 2030, apesar das ações dos 28 membros para uma transição energética, no sentido de cumprir o Acordo do Clima de Paris.
Imagen

Texto: José Alex Gandum

De acordo com o relatório da Climate Action Network Europe (CAN) e Sandbag, "Apenas transição ou só conversa?", a opção pelo carvão só demonstra que os países estão a receber incentivos para a transição energética, mas na verdade não estão comprometidos com a descarbonização.

Atualmente, 21 Estados-membros ainda usam carvão para gerar eletricidade e apenas oito deles estão comprometidos de estarem livres de carbono até 2030. Mesmo entre os 21 países mencionados, em 2030 ainda terão uma capacidade instalada de carvão de 60 GW, o que significará uma redução de 58% em relação aos níveis atuais (143 GW).

O relatório denuncia ainda que oito dos Estados com carvão estão a beneficiar da ajuda da Plataforma das Regiões Transicionais, casos de República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Espanha. Desses 21 países, 11 deles não têm um plano para sair ou reduzir o carvão até 2030 e a maioria deles ainda mostra muito pouca capacidade de redução de carvão em 2019. Portugal não aparece nos chamados números negros do carvão.

REVISTAS

Panasonic PortugalSiga-nosBoschSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    04/11/2024

  • Newsletter O Instalador

    28/10/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial