Texto: José Alex Gandum
De acordo com o relatório da Climate Action Network Europe (CAN) e Sandbag, "Apenas transição ou só conversa?", a opção pelo carvão só demonstra que os países estão a receber incentivos para a transição energética, mas na verdade não estão comprometidos com a descarbonização.
Atualmente, 21 Estados-membros ainda usam carvão para gerar eletricidade e apenas oito deles estão comprometidos de estarem livres de carbono até 2030. Mesmo entre os 21 países mencionados, em 2030 ainda terão uma capacidade instalada de carvão de 60 GW, o que significará uma redução de 58% em relação aos níveis atuais (143 GW).
O relatório denuncia ainda que oito dos Estados com carvão estão a beneficiar da ajuda da Plataforma das Regiões Transicionais, casos de República Checa, Alemanha, Grécia, Polónia, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Espanha. Desses 21 países, 11 deles não têm um plano para sair ou reduzir o carvão até 2030 e a maioria deles ainda mostra muito pouca capacidade de redução de carvão em 2019. Portugal não aparece nos chamados números negros do carvão.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal