Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Empresas de distribuição de gás natural querem investir €306,5 milhões

Revista O Instalador11/12/2018
As empresas de distribuição de gás natural prevêem investir 306,5 milhões de euros nos próximos cinco anos, com a REN Portgás Distribuição e o grupo Galp a serem responsáveis por cerca de 80% do montante previsto.
Imagen

De acordo com as propostas de Plano de Desenvolvimento e Investimento das Redes de Distribuição para o período 2019-2023, os montantes totais de investimento ascendem a um total de 306,5 milhões de euros, e as maiores fatias de investimento dizem respeito à REN Portgás Distribuição e ao grupo Galp, destacando-se igualmente o crescimento da dimensão da Sonorgás que, de cinco licenças, passou a deter 23 licenças.

Segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ESRE), o investimento previsto representa um acréscimo de 11,8% em comparação com o montante global das propostas dos planos anteriores e um acréscimo de 12,9% face ao montante global reportado à ERSE como executado e entrado em exploração no horizonte 2013 a 2017.


Em termos desagregados, a REN Portgás prevê investir 129 milhões de euros até 2023 e o grupo Galp 125,2 milhões de euros, o que se traduz em crescimentos de 17,4% e 14%, respectivamente.



A REN Portgás pretende expandir a rede em dois novos concelhos - Caminha e Paredes de Coura -, enquanto o investimento da Galp não prevê expansão da rede a novos municípios, mas antes «saturar» a infraestrutura existente com novos pontos de abastecimento, um crescimento de 7% do número relativamente a 2017.

Nas propostas de investimento nas redes, que estão em consulta pública na página da internet da ERSE, os operadores aumentam as previsões de distribuição de gás natural para o período 2019 a 2023, com base na retoma do nível de consumo desde 2016, contudo ainda sem atingir os valores anteriores à crise.

Em contrapartida, há uma revisão em baixa da evolução dos pontos de abastecimento para o período do actual plano comparado com o anterior, o que «está maioritariamente relacionada com o atraso da expansão da rede da Sonorgás aos novos polos de consumo, cujas licenças foram atribuídas em 2016», acrescenta.

Depois da consulta pública e do parecer da ERSE que é não vinculativo, a última palavra sobre os investimentos propostos cabe ao Governo.

REVISTAS

Bosch - Termotecnologia, S.A. (Bosch Junkers)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    28/04/2025

  • Newsletter O Instalador

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial