Efcis
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Renováveis: o impulso das centrais solares em Portugal

Revista O Instalador17/09/2018
É um facto cada vez mais impossível de desmentir: Portugal tem de continuar a apostar nas energias renováveis. Com alguns avanços e recuos na última década, o País tem trilhado o caminho nesta matéria. Um dos últimos sinais foi dado pelo Governo. Até 2021 vão nascer em Portugal 31 novas centrais solares fotovoltaicas, num total de mais de mil megawatts (MW) de licenças que o Executivo já aprovou em regime de mercado, ou seja, sem direito a tarifas subsidiadas.
Imagen

Texto: Ana Clara | Jornalista

Ao todo entre interessados nacionais e internacionais, o investimento nestas centrais solares fotovoltaicas, que se situarão no Algarve e no Alentejo, ascende a 800 milhões de euros.

Já os pedidos de licenciamento à Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) ascendiam, em finais de Junho, a mais de 2000 MW de potência instalada.

Considera já como a terceira vaga das energias renováveis em Portugal, depois das centrais hídricas e dos parques eólicos que mudaram a paisagem de norte a sul, o país entra agora numa nova fase.

«Até 2021 vamos conseguir triplicar a capacidade solar em Portugal», dos actuais 572 MW para perto dos 1600 MW, garantiu Jorge Seguro Sanches, secretário de Estado da Energia, ao Dinheiro Vivo.

«Há uma segunda vaga de projectos solares para 2024-2025. O Governo pondera antecipar esses investimentos com a aprovação do novo plano de investimentos da REN», que esteve em consulta pública na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos e que prevê um valor de 50 a 70 milhões de euros só para a extensão da rede.

Efacec constrói centrais solares em Santiago do Cacém e Castelo de Vide

Um dos exemplos de como o solar cresce no país são as centrais solares que a EFACEC vai construir em Santiago do Cacém e Castelo de Vide.

A EXUS Management Partners atribuiu à Efacec dois contratos para as centrais solares PV de Casa Nova (12MWp) e Tendeiros (24MWp) em regime chave na mão (EPC completo com O&M).

Com este contrato a Efacec reforça o seu posicionamento no mercado solar em Portugal, com um player importante no mercado das energias renováveis.

Os dois contratos incluem fornecimento de engenharia, design, procurement, construção, comissionamento e garantias de máquinas e equipamentos eléctricos associados.

Tendo em conta que uma habitação em Portugal consome em média 3.700kWh/ano, é possível concluir que as centrais solares fotovoltaicas terão capacidade para fornecer anualmente energia eléctrica a mais cerca de 19 000 casas, resultando numa poupança de cerca de 3,3 ton CO2/ano.

Estes parques contribuem assim, de forma significativa, para Portugal alcançar metas sustentáveis e objectivos do “Portugal2020”.

No que concerne a energias renováveis, a Efacec desenvolve soluções para sistemas solares, incluindo auto-consumo, sistemas híbridos e parque de grande escala em regime de chave na mão.

(continua)

Nota Editorial: Artigo publicado no Dossier Energias Renováveis, na edição de Julho/Agosto de 2018 da nossa revista.

Caso queira aceder ao artigo e à edição, na íntegra, contacte-nos através dos seguintes meios:

Telefone: 21 761 57 20

E-mail: oinstalador@gmail.com

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Bosch

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    17/02/2025

  • Newsletter O Instalador

    10/02/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial