Texto: Lumelco
O grupo de refrigeração sueco, BEIJER REF, adquiriu 100% da empresa Lumelco, empresa espanhola fundada em 1963 pela família Lumbreras e acionista maioritário, e com 23% das ações detidas desde 2006, ao grupo de capital de risco Diana Capital.
Com mais de 50 anos de presença no mercado Espanhol de ar condicionado e aquecimento, a Lumelco é, há mais de 30 anos, o importador e distribuidor exclusivo para Espanha e desde 2013 também para Portugal dos equipamentos de ar condicionado da multinacional Japonesa Mitsubishi Heavy Industries.
A sua sede está localizada em Madrid tendo escritórios próprios em Barcelona e Sevilha, para além de uma rede de delegados comerciais que cobrem toda a Península Ibérica.
Em Portugal tem os seus escritórios em Vila do Conde. Com uma equipa de 65 pessoas, o valor de faturação em 2017 foi de 42,10 milhões de euros.
Para além dos equipamentos da Mitsubishi Heavy Industries, a Lumelco é ainda o importador exclusivo dos coletores de tubo de vácuo da Kingspan Thermomax, dos equipamentos de ventilação com recuperação de energia da LMF, dos equipamentos de desumidificação e ventilação da Dantherm, dos chillers de absorção da Broad e dos queimadores da Giersch.
Pedro Cabrera, que continuará como CEO da LUMELCO no novo projeto, afirmou que «para a Lumelco, fazer parte do grupo BEIJER REF, líder mundial em refrigeração e atual parceiro da Mitsubishi Heavy Industries em vários países europeus como o Reino Unido, Holanda, Suécia e Finlândia, entre outros, fortalecerá ainda mais a nossa posição no mercado de ar condicionado na Península Ibérica».
A administração da LUMELCO continuará a participar ativamente da empresa.
A Lumelco será integrada na organização da BEIJER REF a partir de 1 de setembro de 2018 e vai continuar a operar a partir das suas atuais localizações e sob o nome comercial de LUMELCO S.A e LUMELCO PORTUGAL.
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal